[Atualizado] Quando reabrirão os hotéis no México?

Compartilhar este artigo

Você está com uma viagem marcada e não sabe quando reabrirão os hotéis no México? É uma dúvida que muitos viajantes brasileiros têm neste momento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Principalmente os brasileiros que já estavam com passagem e hotéis confirmados e pagos. Realmente fica muito difícil adivinhar o que vai acontecer nos próximos dias.

No entanto, os hotéis no México, tanto no caribe mexicano quanto em outros destinos famosos do país, já estão funcionando desde junho com uma capacidade de 30%.

Pode até ser uma boa notícia, mas devemos ter muita calma e analisar outros fatores para saber se é viável ou não fazer a viagem sonhada em um momento tão turbulento. Por isso, leia este texto até o final para tirar as suas próprias conclusões. Vamos lá?

Como está situação em Cancun e Riviera Maya

Quando reabrirão os hotéis no México

Alguns hotéis no México já estão funcionando com novas medidas de segurança. No entanto, estão operando com 30% da sua capacidade e os turistas somente podem utilizar as praias do hotel, pois todas as praias públicas de Cancun e Playa del Carmen ainda estão fechadas.

A previsão é que a região atinja o semáforo amarelo no fim de agosto, sendo permitido a abertura de praias e da maioria dos bares e restaurantes.

Em Playa del Carmen a situação está igual. Apenas alguns bares e restaurantes estão funcionando e a praia pública está bloqueada. Para piorar a situação, o principal ponto turístico da cidade, a Quinta Avenida, se converteu em um canteiro de obras, pois a prefeitura aproveitou a pandemia para reformar o local.

O único destino da região que está funcionando normalmente é Tulum, por lá todos os hotéis em restaurantes estão funcionando como se nada tivesse acointecido. Somente os sítios arqueológicos de Tulum e Cobá (que fica próximo a Tulum) ainda estão fechados.

Situação em Cancun

Assim está a situação em Cancun e região.

Junho: A reabertura dos hotéis em Cancun

Quando reabrirão os hotéis no México

O dia 1º de junho apareceu como uma das datas principais para a reabertura dos hotéis em Cancun e no caribe mexicano e os hotéis abriram suas portas entre os dias 8 e 10 de junho. No dia 1º de junho, foi apresentada a iniciativa “Come 2 Caribe Mexicano”, que está dando bons descontos para incentivar o turismo na região.

Essa ação será para uma parte dos hotéis em Cancun e no Caribe inteiro, além de alguns parques e excursões que manifestaram sua intenção de começar a operar em breve.

Hoteleiros de Cancun: Otimistas com reabertura

A indústria hoteleira do caribe mexicano está confiante em uma rápida recuperação do turismo depois que alguns estados dos EUA anunciaram o levantamento gradual das restrições de mobilidade e a reativação de voos nacionais e internacionais está mais próxima.

O presidente da Associação Hoteleira de Cancun, Puerto Morelos e Isla Mujeres, Roberto Cintrón Gómez, revelou que alguns mercados estratégicos como os EUA ou o Panamá já mostram alguns sinais de reabertura. “Já existe um anúncio para a abertura do Panamá, o que é importante porque envolve todo o panorama dos voos da América do Sul, com todas as conexões que são feitas e, é claro, as linhas nacionais que esperamos que sejam as principais para reativar o mercado”, disse Cintron (a Copa Airlines planeja retomar as operações em 1º de junho).

De acordo com dados da Secretaria de Turismo (SECTUR), Cancun é o destino turístico mais afetado do México pelo Covid-19, por isso você deve tomar todas as precauções antes de planejar a sua viagem ou remarcar.

13 sítios arqueológicos podem reabrir no fim de agosto

Tulum

O sítio arqueológico de Tulum pode reabrir no final de agosto.

Após quatro meses sem atividades, a reabertura das 13 zonas arqueológicas de Cancun e região estaria ocorrendo a partir dos últimos dias de agosto; inicialmente, apenas quatro dessas áreas estão planejadas para abrir ao público.

A informação foi do diretor do Instituto Nacional de Antropologia e História de Quintana Roo (INAH), Margarito Molina Rendón, que explicou que as zonas escolhidas para a primeira fase da reabertura são Tulum, San Gervasio, Cobá e Muyil.

Essas áreas podem retomar as atividades caso o semáforo epidemiológico fique amarelo; Além disso, são necessários reparos para otimizar a infraestrutura do serviço de saneamento.

Além do exposto, ele destacou que para ficar dentro da nova normalidade, também está contemplada a ativação de um protocolo de segurança sanitária, que eles esperam estar pronto até o final deste mês e será elaborado em conjunto com o Ministério do Turismo.

Molina Rendón acrescentou que o museu maia de Cancun será o próximo local a reabrir ao público em geral, depois das áreas já mencionadas. Sobre os efeitos econômicos, disse que depois de quatro meses de inatividade nas zonas arqueológicas, os prejuízos econômicos são incalculáveis.

Salientou que só em Tulum se manteve um padrão de cinco mil visitas diárias e cada uma contribuiu com 80 pesos na aquisição do bilhete de entrada.

Riviera Nayarit: Reabertura na segunda quinzena de junho

quando viajar ao México

Na Riviera Nayarit, vários hotéis já planejam abrir entre a segunda quinzena de junho e o início de julho, mas isso ainda depende da aprovação e é comum ver como a data está mudando dia a dia.

Poucos são encorajados a confirmar realmente o dia exato em que são consultados e aguardam notícias nos próximos dias sobre anúncios oficiais para tomar a decisão.

Outros hotéis nessas regiões já teriam decidido que sua abertura seria adiada até novembro, considerando novamente que quando a alta temporada começar, tudo será melhor.

Um exemplo claro foi a abertura esperada do One & Only Mandarina na Riviera Nayarit, que seria inaugurado no dia 15 de junho e já decidiu adiar sua abertura para 1º de novembro, algo que será repetido em hotéis mais antigos.

Los Cabos planeja reabertura na primeira semana de junho

Coronavírus em Los Cabos

Em Los Cabos, na península da Baja California, embora seja esperado que os voos internacionais comecem a operar em um mês, a partir de 1º de junho, espera-se que eles comecem a abrir os hotéis, com todos os protocolos de higiene correspondentes. De qualquer forma, como comentei anteriormente, apenas uma fração dos hotéis abrirá as portas nessa data e outros o farão por etapas.

Para concluir, se você tem passagens compradas e hotéis reservados, o melhor a fazer é entrar em contato direto com as empresas para solicitar informação mais detalhada sobre os planos de reabertura.

A realidade é que tudo muda dia a dia e vou fazer o possível para atualizar as datas com informações recentes. Se você quer mais informações sobre a situação turística no México e quando reabrirão os hotéis no México, deixe seu recado ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Procurando hospedagem em Cancun?

Confira nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui

Booking.com

Reserve aqui seus passeios em Cancun sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Categoria Cidades

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun