San Cristóbal de las Casas: O que fazer, como chegar, onde ficar

Compartilhar este artigo

San Cristóbal de las Casas foi nomeada como a cidade mais mágica do México pelo Ministério do Turismo em 2011. É um bom título, mas a verdade é que este local não precisa de nenhum nome oficial para confirmar o que seus habitantes e visitantes sempre conheceram. San Cristóbal foi fundada em 1528 e, além de sua atração turística, é uma cidade valiosa por sua interculturalidade e história. Se você ainda não conhece “San Cris”, aqui estão alguns motivos para fazê-lo e outros para voltar.

O ambiente descontraído em San Cristóbal de las Casas é perfeito para limitar o estresse e libertar os sentidos. Aqui, as notas de um trovador ou uma banda de jazz dentro de um bar tornam-se duplamente agradáveis, assim como as conversas após o jantar no restaurante, caminhar pelas ruas rústicas, assistir o pôr do sol refletido nos telhados da cidade e curtir as noites frescas protegido pelo calor de um café tradicional de Chiapas.

Tudo é ideal, a temperatura, a atmosfera enevoada, as damas de saias longas oferecendo seu artesanato, as ruas de paralelepípedos que levam a perder de vista as cores e os telhados, e uma boa quantidade de surpreendentes atrações naturais. San Cristóbal de las Casas possui grande diversidade étnica e tradição colonial, além de tesouros arquitetônicos dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Muitos amanheceres e entardeceres são cobertos de névoa, dando um toque ainda mais encantador. Então, quando você começar a planejar a sua próxima viagem pelo México, já sabe para onde deve começar.

Onde fica San Cristóbal de las Casas?

Onde fica San Cristóbal de las Casas

O município de San Cristóbal de las Casas é o maior centro urbano da região de Los Altos de Chiapas e o terceiro mais populoso do estado, depois de Tuxtla Gutiérrez e Tapachula. A distancia de Tuxtla Gutierrez a San Cristóbal de las Casas é de apenas 61 km pela estrada Panamericana 190.

E antes de dizer o que fazer em San Cristóbal de las Casas, é importante que você saiba como chegar lá.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

Como ir de Tuxtla Gutiérrez a San Cristóbal de las Casas?

3 – Tuxtla Gutiérrez

Tuxtla Gutiérrez

A melhor maneira de chegar a San Cristóbal de las Casas é de avião, e se você vem do Brasil, a melhor maneira, e a mais econômica, é voar da Cidade do México para Tuxtla Gutiérrez, capital de Chiapas, com as companhias Interjet, Volaris, Aeromexico ou Viva Aerobus.

Você deve chegar a Tuxtla Gutiérrez no aeroporto Ángel Albino Corzo e de lá pegar um táxi, uma van turística ou um ônibus para San Cristóbal de las Casas. A passagem de ônibus custa a partir de 70 pesos (16 reais aproximadamente) e o táxi custa cerca de 200 pesos (46 reais aproximadamente).

Como ir de Palenque a San Cristóbal de las Casas?

Como ir de Palenque a San Cristóbal de las Casas

Palenque

Para ir de Palenque a San Cristóbal de las Casas ou vice-versa, é necessário pegar a sinuosa estrada federal 199. A estrada é bem famosa pelas belas paisagens, mas há algo que a deixa mais interessante. Nos 231 km que separam os dois lugares, você passará por 400 lombadas (não é brincadeira) o que pode ser incomodo para muitas pessoas e prejudicial principalmente para os carros e ônibus.

No caminho você poderá encontrar belas cachoeiras e sítios arqueológicos. A melhor maneira de visitar a região é com um tour que custa aproximadamente 140 reais e passa por todos os pontos turísticos. Você também pode chegar de ônibus com a ADO (31 reais aproximadamente) ou com o transporte coletivo com 12 pessoas (não recomendo, pois é muito desconfortável). A viagem dura mais de 8 horas.

Se você quer ir com seu próprio carro alugado, deve tomar muito cuidado, pois o estado de Chiapas é a casa de muitos revolucionários Zapatistas e provavelmente você encontrará bloqueios na estrada com a finalidade de pedir dinheiro para a causa (melhor não dirigir nesta área).

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Como ir de Oaxaca a San Cristóbal de las Casas?

Como ir de Oaxaca a San Cristóbal de las Casas

Se você está visitando Oaxaca e quer chegar em San Cristóbal de las Casas, a maneira mais rápida é de avião. Saindo do Aeroporto Internacional de Oaxaca há voos diretos até o Aeroporto de Tuxtla Gutiérrez.

A empresa Aeromar é a única que faz o trecho direto e a passagem vai custar ao redor de 650 reais (dependendo da temporada). As outras opções são com a Aeromexico e Interjet, porém, você terá de fazer escala na Cidade do México e a passagem pode variar de 560 reais até 900 reais (dependendo do dia e da temporada).

Se você quiser ir de ônibus de Oaxaca até San Cristóbal de las Casas, a empresa ADO é uma excelente opção. A passagem custa ao redor de 120 reais e a viagem tem uma duração de 9:45 hs aproximadamente.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Locais turísticos de San Cristóbal de las Casas

Se você quer saber o que fazer em San Cristóbal de las Casas, fiz uma lista dos locais turísticos da cidade que você não pode perder na sua próxima viagem . E também incluí atividades inesquecíveis, arredores e lugares para dormir ou comer. Anote tudo!

Praça central de San Cristóbal de las Casas

Plaza Central

Antes de dedicar tempo a cada uma das atrações, dê a si mesmo a oportunidade de simplesmente passear pelas ruas que o levam ao centro da cidade. Você pode começar o passeio na praça principal. No seu caminho, você encontrará a Catedral, o Palácio Municipal, os portais, a igreja de San Nicolás, o Templo, o Antigo Convento de Santo Domingo, e a casa da Sereia.

Haverá tempo para visitar cada lugar, mas não há nada como fazer um tour rápido para fotografar fachadas e alimentar sua curiosidade.

Plaza 31 de março

Plaza 31 de março

Este é um lugar onde você pode respirar muita paz. Tire uma foto no quiosque de dois andares, compre um sorvete e aprecie-o no contexto da música da marimba. Ao redor estão os portais, a catedral e o palácio municipal.

Museu Amber

Museu Amber

Este museu é único no México. No interior, existem mais de 300 peças admiráveis ​​e uma extensa coleção de âmbar bruto e âmbar esculpido. Aprenda sobre os processos de extração deste belo material.

Entre no templo e no antigo convento de Santo Domingo

Convento de Santo Domingo

É uma das mais altas expressões do barroco de Chiapas. Sua igreja possui uma bela fachada rosa, repleta de figuras ornamentais e, no interior, conta com várias joias artísticas.

Visite a Catedral de San Cristóbal de las Casas

Catedral de San Cristóbal de las Casas

A bela e original Catedral de San Cristóbal de las Casas abriga retábulos de ouro adornados com pinturas de Miguel Cabrera, que datam do século XVIII. Sua fachada, construída entre os séculos XVI e XVII, caracteriza-se por ser uma fusão de influências barrocas, mouriscas e indígenas. É uma das primeiras coisas a fazer em San Cristóbal de las Casas.

Conheça o Palácio Municipal

Palácio Municipal

É um dos locais históricos mais importantes de San Cristóbal de las Casas. Em um estilo neoclássico sóbrio que chamará sua atenção imediatamente. No interior, abriga o novo Museu de San Cristóbal de Las Casas.

Gastronomia em San Cristóbal de las Casas

Tamales en Chiapas

Tradicionais Tamales

Uma das coisas mais interessantes que você terá que fazer em San Cristóbal de las Casas é comer, porém, não há como provar a regionalidade de cada cidade em um lugar só. É típico encontrar pratos à base de carne bovina, suína e de frango preparados com ervas aromáticas locais e um pouco de pimenta. Os tamales (espécie de pamonha) de Chiapas não faltam aos sábados e os doces de gema são frequentes na sobremesa.

Tamal de bola: como o próprio nome indica, é uma bola de pamonha que tem um pedaço de carne de porco no centro, banhado em molho vermelho (picante).

Tamal de mole: é uma pamonha com carne e muito mole (molho tradicional do México feito com a combinação de mais de 50 ingredientes, entre eles, chocolate); em alguns casos, também pode ter bananas fritas, ovos cozidos, azeitonas e passas.

Restaurantes em San Cristóbal de las Casas

Kokono

Kokono

Claudia Ruiz, a chef deste restaurante, é originária de San Juan Chamula e isso é importante porque ela nos leva em todos os pratos ao mundo em que cresceu e compartilha sua visão do mundo culinário do Tsotsil. Ele sabia como misturar ingredientes e técnicas locais para criar suas receitas. Sem dúvida, uma das cozinhas mais autênticas de Chiapas.

Tierra y Cielo

Tierra y Cielo

Foi um dos primeiros restaurantes de autor da cidade. Foi também o projeto de tese de Marta Zepeda, hoje renomada chef de Chiapas, premiada com inúmeros galardões. Ela reinterpretou receitas de sua família e criou seu próprio mundo culinário. Tudo aqui é espetacular, a comida e a atenção andam de mãos dadas que valem a pena.

As quesadillas são uma delícia e também a versão da sopa de pão tão típica da cidade, o ceviche ou os bolos quentes azuis.

Kuxul

Kuxul

Está localizado nas montanhas Huitepec, na estrada antiga. Dois chefs, um de San Cristóbal e outro de Huixtán, criaram um lugar maravilhoso onde o café da manhã e o almoço são uma experiência inesquecível. O restaurante possui um pomar próprio, que é uma garantia de qualidade. Nos dias frios, acendem a lareira e tomam café da manhã nas brasas. Cada prato parece ser feito com todo o amor do mundo.

Lum no Hotel Bö

Lum no Hotel Bö

É um dos restaurantes mais bonitos da cidade. A decoração e os espelhos d’água no jardim proporcionam modernidade e seu cardápio também é feito com produtos de Chiapas. Ceviche com maracujá e aguachile com maçãs estão entre os meus favoritos.

Hotéis em San Cristóbal de las Casas

Hotel Bö

Hotel Bö

Tenha em mente que San Cristóbal de las Casas tem albergues de 150 pesos por noite a belos hotéis boutique. E acredite, vale a pena optar pela segunda opção, porque seu charme é inesquecível. Você pode encontrar quartos de 700 pesos (Hotel Parador Margarita) a 4.000 pesos (Hotel Bö).

A seguir, vou sugerir outros dois hotéis que estão entre os mais procurados da cidade:

Hotel Casa Vieja San Cristóbal de las Casas

Hotel Casa Vieja San Cristóbal de las Casas

O Hotel Casa Vieja San Cristóbal de las Casas está em uma bela e colonial construção do século XVIII, projetada como uma casa de repouso, agora é um magnífico hotel com 40 quartos, jardins espaçosos e relaxantes, uma adega bem escavada no porão e dois restaurantes, um com comida de Chiapas e outro da culinária espanhola. Com certeza é uma experiência única na cidade

Hotel & Cava La Parroquia San Cristóbal de las Casas

Hotel & Cava La Parroquia San Cristóbal de las Casas

O Hotel & Cava La Parroquia San Cristóbal de las Casas garante uma estadia agradável, instalações confortáveis ​​que farão você se sentir em casa, além de atendimento e orientação personalizados em seus passeios turísticos e excelentes degustações de vinhos com o sommelier da casa na bela adega. O hotel está a dez minutos do centro histórico da cidade, o que garante um descanso confortável e tranquilo.

Quer mais opções de hotéis na em San Cristóbal de las Casas?

Reserva agora seu hotel em San Cristóbal de las Casas com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

Saboreie o delicioso café de Chiapas

café de Chiapas

Caminhando pela cidade, você encontrará muitos cafés perfeitos para esperar a noite e assistir o pôr do sol enquanto experimenta o famoso café chiapaneco.

Você não pode deixar de conhecer o Andador Real de Guadalupe, que além de cafés tem restaurantes e lojas pitorescas. A partir daí, vale a pena dançar ou tomar uma cerveja em um dos bares da cidade, variados e muito animados.

Fiesta de San Cristóbal de las Casas

Fiesta de San Cristóbal de las Casas

Uma das melhores coisas para fazer em San Cristóbal de las Casas é ir às celebrações mais representativas para experimentar em primeira mão o melhor de sua cultura. Por exemplo, no final de fevereiro, o tradicional Carnaval de San Cristóbal de las Casas é celebrado com eventos culturais profundamente enraizados e respeitados.

Em 31 de março, as comemorações são realizadas pela fundação da cidade e, em abril, moradores e viajantes aguardam a chegada da Feira da Primavera e da Paz. Em meados de julho, você não pode perder a alegria da Festa de São Cristóvão e até o final de outubro o famoso Festival Barroco Internacional de Cervantes estará esperando por você.

Essas festividades têm em comum dança, música e manifestações culturais típicas de Chiapas, além de shows gastronômicos e artesanais.

O que fazer perto de San Cristóbal de las Casas

Embora você possa passar semanas conhecendo e aproveitando tudo o que há para ver em San Cristóbal de las Casas, também vale a pena fazer uma excursão para descobrir seus arredores atraentes. A seguir, algumas sugestões de passeios:

San Juan Chamula

San Juan Chamula

Esta interessante comunidade de Tzotzil está localizada a menos de meia hora de San Cristóbal de las Casas. Tornou-se independente da Igreja Católica e, por esse motivo, realiza seus próprios rituais em um sincretismo religioso muito particular, entre flores e velas.

Vale lembrar que não é permitido tirar fotos dentro de seu templo sagrado; você pode ter sérios problemas se tentar.

Zinacantán

Zinacantán

Zinacantán é uma comunidade pitoresca pertencente à etnia Tzotzil, que trabalha com argila, cultiva flores e fabrica tecidos complexos. Você encontrará bordadeiras tecendo telas e obras de arte coloridas em teares da cintura. Evite pechinchar sobre o valor do seu trabalho.

Cañón del Sumidero

Cañón del Sumidero

Esta é uma das melhores coisas para fazer em San Cristóbal de las Casas, uma maravilha da natureza, localizada a 48,6 km da cidade mágica. É um penhasco imponente que se eleva acima do leito do rio Grijalva, com vistas espetaculares. Ao retornar, faça uma escala em Chiapa de Corzo para tomar um café e tirar a foto imperdível no complexo arquitetônico de estilo mudéjar, conhecido como La Pila.

Clima em San Cristóbal de las Casas

Clima em San Cristóbal de las Casas

Em San Cristóbal de las Casas, a estação chuvosa é nublada, a seca é parcialmente nublada e é confortável durante todo o ano. Ao longo do ano, a temperatura geralmente varia de 6 ° C a 23 ° C e raramente fica abaixo de 4 ° C ou acima de 26 ° C. Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar San Cristóbal de las Casas é do meio de março ao meio de maio.

O que fazer em Chiapas: 8 atrações imperdíveis

Quando se trata do México, todos os viajantes estão obcecados com Tulum, Riviera Maya ou Holbox. Com certeza também são cidades que você não pode deixar de visitar. Por outro lado, Chiapas oferece um encanto diferente, com costumes locais e paisagens inesquecíveis. Por isso, separei as 8 atrações que considero indispensáveis:

1 – Palenque

Palenque Chiapas

Se você for a Chiapas, não poderá perder esta impressionante obra arquitetônica, que representa uma das culturas mais impressionantes da história da humanidade, os maias. Assim que você entra, percebe que as paredes e espaços amplos têm muito a contar, dando exemplos de como eram as cerimônias, crenças e lendas.

É uma área de 16 quilômetros que possui vários templos, como o Grande Palácio, o Templo XI, a Cruz Foliada e o Templo das Inscrições. Em 1987, Palenque se tornou um Patrimônio Mundial, pois era um dos lugares onde a cultura maia era amplamente praticada.

2 – Cascatas de Água Azul

Cascatas de Água Azul

O parque natural também é conhecido como Cachoeira da Água Azul, ele conta com um grande reconhecimento internacional e está localizado a 64 quilômetros da cidade de Palenque. O lugar é lindo, a flora e a fauna que ali habitam e a água azul fazem com que os visitantes se sintam no paraíso.

Uma das maneiras de chegar lá é pela rodovia que sai de Palenque ou de San Cristóbal (que fica a 200 km). De onde você faz um desvio e o passeio pode durar cerca de quatro horas e meia.

3 – Tonalá

Tonalá Chiapas

Playa Boca del Cielo

Está localizado ao sudeste de Chiapas e aqui você pode realizar várias atividades divertidas, como visitar as praias de Boca del Cielo ou Playa del Sol. Você também pode visitar os belos spas naturais, entre os quais se destacam a famosa Cachoeira Velo de Novia e o Rio Zanatenco.

Além disso, você pode fazer caminhadas no parque La Esperanza, que tem belas esculturas pré-hispânicas ou ir ao templo de São Francisco.

4 – A misteriosa selva Lacandona

Selva Lacandona

Um dos pulmões do mundo está escondido no sudeste mexicano, um lugar que ensina às pessoas como a natureza é bonita e o grande número de espécies que fazem parte dela. Essa majestade está localizada ao leste de Chiapas, exatamente a 300 quilômetros de Tuxtla Gutiérrez e é composta por 1,8 milhão de hectares.

Seu nome é derivado de “Lacan-tún”, local cerimonial dos antigos maias e, quando os espanhóis chegaram, começaram a chamá-los de “os de Lacantun”; finalmente estava mudando gradualmente e permaneceram como os Lacandon.

Em Lacandona, existem diferentes zonas arqueológicas que você também pode visitar em sua excursão na selva. Se você quiser ir, procure um passeio que parte da cidade de Palenque ou de qualquer outra comunidade vizinha.

5 – Sitio arqueológico de Bonampak

Sitio arqueológico de Bonampak

Bonampak significa “parede pintada” e, apesar de não ser um dos maiores locais em termos de vestígios de culturas indígenas antigas, é um dos mais bem preservados. Cada uma das pinturas é uma obra de arte que os antepassados ​​mexicanos deixaram para que seus descendentes soubessem como era a vida naquele momento.

Ele está localizado no coração da selva de Lacandona e a 10 km da cidade de Palenque, de fato, para chegar lá, você pode usar a rodovia federal 307. No entanto, é melhor ir com um guia e não sozinho.

Ao visitar esta incrível joia arqueológica mesoamericana, você entenderá por que é um dos lugares que melhor mostra a cultura maia e como é que tantas pessoas em todo o mundo querem conhecê-la, não importa se você vai sozinho, com sua família, parceiro ou amigos, a experiência é única e todo mundo merece viver algo assim.

6 – Mergulho no cenote Chucumaltik

cenote Chucumaltik

Embora essa não seja uma atividade muito comum em Chiapas, garantimos que essa experiência será inesquecível e você desejará repeti-la. Localizado perto de Comitán, este cenote fica em um local muito pouco visitado por turistas, por isso você será um dos privilegiados em conhecê-lo.

Como suas águas são um pouco profundas, Chucumaltik é perfeito para mergulhar e passar o dia compartilhando com a família e amigos. Como é formado em crateras vulcânicas, sua profundidade contém belas surpresas, por exemplo, depósitos de quartzo, estalagmites de algas ou chaminés de enxofre.

7 – Rota do Café de Chiapas

Rota do Café de Chiapas

Sem dúvida, esta é uma das melhores experiências que os turistas podem viver quando vão a Chiapas, a cor das plantas, as rotas, as fazendas e muito mais. Além disso, isso não é a única coisa que pode ser feita, há também a possibilidade de realizar atividades como passeios a cavalo, caminhadas, aprender e observar a produção de café, mountain bike, etc.

Essa experiência é vivida em quatro belas haciendas chamadas, Irlanda, Hamburgo, Aargau e La Chiripa. Devido à altura em que essas instalações estão localizadas, o clima é bastante frio e os espaços são totalmente equipados para os turistas. Cada um tem serviços específicos, em alguns se especializa em hospedagem, enquanto em outros se concentra em atividades esportivas.

8 – Cidade maya de Yaxchilán

Yaxchilán Chiapas

Está localizada nas margens do rio Usumacinta, muito perto da fronteira com a Guatemala. Foi descoberto por um arqueólogo inglês em 1882 e hoje é considerado um dos restos maias que mais serviram no estudo desta civilização.

Possui 2.621 hectares com templos, estruturas imponentes, uma enorme praça, o tradicional jogo de bola e um grande edifício chamado templo 33. Neste último, toda a história dos antepassados ​​maias é esculpida e como o reinado de Bird Jaguar e seu primogênito, Xoc, terminou.

Você só pode chegar a Yaxchilán por via aérea, há também a possibilidade de chegar em barco, mas é muito mais desconfortável e menos frequente. O que os turistas costumam fazer é pousar em uma pequena pista e contratar um guia turístico com transporte.

Espero que as dicas sejam valiosas e se você quiser saber mais sobre San Cristóbal de las Casas, Chiapas ou México, deixe seu recado ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Reserva agora seus passeios em Chiapas em até 12 vezes e sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun