Oaxaca: Apaixone-se pelo sul do México

Compartilhar este artigo

5 (100%) 1 voto[s]

Oaxaca, o fascinante estado do sul do México. Um destino que domina os olhos e encanta o paladar.

Um centro cultural para as civilizações pré-hispânicas e um lugar indispensável para visitar atualmente.

Se você ainda não está convencido sobre o porquê de ir, aqui estão 15 coisas que você não vai querer perder.

Por que você vai amar Oaxaca?

Conheça o Mezcal

Mezcal Oaxaca

Embora seja falso que Oaxaca seja o único estado em que o mezcal é produzido no México, é verdade que desse estado vêm alguns dos melhores do país. Sou prova viva disso!!!

Bares e restaurantes em todo o estado oferecem degustações deste “parente” da Tequila e existem várias agências de turismo que organizarão para você visitar uma fazenda de mezcal nas áreas selvagens de Oaxaca. Imperdível!

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Feriados em Oaxaca

Dia dos Mortos

Oaxaca é linda em qualquer época do ano, vale a pena planejar viagens especiais durante as férias.

O Dia dos Mortos no final de outubro / início de novembro é um momento muito especial de altares cuidadosamente selecionados para membros da família dos falecidos, rostos pintados, comida e muita festa.

O Natal também é um momento mágico para estar neste estado, cheio de festas e eventos, decorações de Natal e, claro, comidas deliciosas.

Monte Albán

Monte Albán

Fundada por volta de 500 aC, Monte Albán foi uma das cidades mesoamericanas mais importantes de sua época.

A população da cidade navegou para Teotihuacán apenas guiados por estrelas, a fim de trocar seu jade e outras pedras preciosas.

Hoje, as ruínas da cidade são um cemitério verde e ondulado de antigas casas e centros cerimoniais. Há um pequeno museu no local para lhe dar uma imagem mais completa da importância do sitio arqueológico.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

Esculturas em Oaxaca

Artesanato em Oaxaca

Conhecidas em todo o mundo por seus padrões de pontos distintos, as esculturas em Oaxaca de cor elétrica retratam principalmente animais.

A maioria das lojas de artesanato em Oaxaca têm esculturas à venda, mas, para provar a tradição, vá a um atelier local e veja os artesãos que criam essas belezas realizando seu trabalho de perto e pessoalmente.

Mole, mole e mais mole

Pratos tradicionais do sul do México

Oaxaca é a terra dos sete moles e, até que você os experimente, não pode dizer que realmente viveu.

Embora para a maioria de nós o mole não seja algo para consumir todos os dias, em Oaxaca você não pode deixar de experimentar sempre que aparece no menu.

Coelho no mole amarelo, carne de porco no verde, carne em uma “manchamanteles” (literalmente “o suja de toalhas de mesa”): prove tudo até encontrar o seu favorito, ou faça uma aula e aprenda os segredos por trás desse molho tradicional do México.

Cultura local

Danças tradicionais da Guelaguetza

As agências de turismo em todo o estado organizam visitas às comunidades locais para participar de uma das culturas mais antigas das Américas.

Você pode visitar artesãos locais, sentar-se com mulheres enquanto preparam pratos regionais e participar de cerimônias religiosas e danças regionais.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Pão de ovo e chocolate de Oaxaca

8 – Chocolate Oaxaca

O chocolate quente em Oaxaca vem com um pouco de canela, um pouco de amêndoa, e talvez, uma pitada de pimenta, tudo misturado com perfeição.

É preciso um especialista para bater chocolate e água até obter a textura certa e cremosa, mas as mulheres dos mercados de Oaxaca parecem ter nascido com essa habilidade.

Definitivamente, consuma acompanhado de uma panela de yema, um pão de ovo cuja textura delicada corresponde perfeitamente ao peso do seu chocolate.

Quesillo

Queso Oaxaca

Essas bolinhas de queijo pegajoso que você encontra em todo o México costumam ser chamadas de queso oaxaqueño (queijo Oaxaca), porque grande parte de sua produção está no estado de Oaxaca.

O nome real do queijo é quesillo e você encontrará alguns dos mais frescos no estado de Oaxaca.

Coma em uma quesadilla com abóbora, derretida dentro de um lanche de milanesa ou apenas puxe um pedaço de cada vez e saboreie lentamente.

Tlayudas

Tlayudas

Outra tradição de Oaxaca, a tlayuda é feita com uma tortilha grande e plana que foi deixada para secar e depois frita novamente em uma boa banha de porco.

Tradicionalmente, é coberto com feijão, queijo e molho de pimenta, mas pode incluir alface, couve, variedades de carnes e tomate fresco.

A tlayuda é mais apreciada nos mercados e nas barraquinhas de rua, onde você pode comê-la vorazmente.

Passagens aéreas para o México

Compara agora as melhores opções de voos para o México e escolha a cia aérea que mais se encaixa no seu orçamento.

Cidade de Oaxaca

Cidade de Oaxaca

A capital de Oaxaca é uma joia do sul do México. Cultura, artesanato e cantinas (botecos) adicionam um toque especial a esta capital incrivelmente colorida.

Ótimos restaurantes esperam por você na cidade de Oaxaca, com alguns dos chefs mais famosos do país, e com a crescente obsessão pelo mezcal, algo que está acontecendo em todo o mundo.

Arquitetura religiosa

Templo Santo Domingo de Guzmán

Oaxaca está repleta de arquitetura religiosa de tirar o fôlego, algumas das mais impressionantes são o Santo Domingo de Guzmán, construído em 1570, a Catedral construída em 1733 e a Basílica da Soledad, construída em 1690.

Os missionários dominicanos construíram suas igrejas e espalharam sua religião por todo o estado com alguns dos melhores exemplos em Cuilapam de Guerrero, San Pedro e Pablo Etla e San Juan Bautista Coixtlahuaca.

Mercados de Oaxaca

Mercado de Tlacolula

Os mercados de Oaxaca são uma exibição impressionante de frutas, vegetais, queijos e pimentões regionais.

Os agricultores vêm das áreas mais rurais para vender maçãs locais, pimentões minúsculos e ovos de peru selvagens.

Toda cidade pequena provavelmente terá um excelente mercado local e a cidade de Oaxaca tem mais de meia dúzia.

Um dos mais indicados é o enorme mercado de Tlacolula, na cidade de mesmo nome, que abre todos os domingos.

Hierve el Agua Oaxaca

Hierve el Agua

Cachoeiras que parecem congeladas no tempo e piscinas minerais naturais pontilham o Hierva el Agua nos arredores da cidade de Oaxaca.

As cachoeiras são na verdade formações rochosas, causadas por fontes de água doce com altas concentrações de carbonato de cálcio e outros minerais.

A paisagem do semi-deserto é uma caminhada quente durante o verão, mas um agradável mergulho à tarde nas piscinas de minerais o ajudará a vencer o calor.

Caldo de Piedra

Sopa de Pedra

No norte de Oaxaca, Caldo de Piedra (ou sopa de pedra) é uma tradição antiga do povo Chinanteco, um grupo indígena com uma história ilustre.

As pedras são recolhidas do rio próximo e aquecidas até ficarem quentes como carvão.

Todos os ingredientes das sopas – uma mistura de vegetais, ervas, camarão e peixe – são colocados em uma tigela com água e uma pedra quente.

Em apenas 3 ou 4 minutos os ingredientes são cozidos, com a dica adicional da pedra do rio.

Las Calendas

Las Calendas

As Calendas são uma tradição ancestral em Oaxaca. Uma festa de rua com trajes decorativos, música indígena, dança, alimentação, bebida e alegria geral.

É hora de ver os amigos, família e celebrar a vida. Bonecos maciços com cabeças de papel machê estão frequentemente em marcha com o resto das pessoas, assim como cestas de arranjos de flores brilhantes.

Fogos de artifício são uma obrigação – juntamente com um espírito de celebração.

A árvore mais larga do mundo

Árvore mais larga do mundo

A Árvore Tule, com um diâmetro de 42 metros, mede 40 metros de altura e pesa mais de 600 toneladas. Esta majestosa árvore está localizada a doze quilômetros de Oaxaca, ao lado da bela igreja Santa María del Tule.

São necessárias 30 pessoas para abraçá-la.

Melhores hotéis em Oaxaca

Oaxaca é conhecido por contar com belos hotéis boutique e vale muito a pena curtir algumas noites rodeado de lugares bem decorados e muita história. Veja algumas excelentes opções que separei para vocês:

Casa Antonieta

Casa Antonieta

O Casa Antonieta Hotel está bem localizado no centro histórico da cidade de Oaxaca, a 200 metros da Catedral de Oaxaca, a menos de 1 km do centro de Oaxaca de Juárez e a 9 km do sítio arqueológico de Monte Albán.

Veja aqui mais fotos e detalhes

Quer mais opções de hotéis em Oaxaca?

Reserva seu hotel em Oaxaca com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

Hotel La Casona de Tita

Hotel La Casona de Tita

O Hotel La Casona de Tita fica a 5 minutos a pé do centro cultural de Santo Domingo e do Museu de Culturas de Oaxaca. Possui um lindo terraço, apresenta um estilo arquitetônico moderno e exibe exposições de arte.

Veja aqui mais fotos e detalhes

Casa de Siete Balcones Hotel Boutique

Casa de Siete Balcones Hotel Boutique

O hotel Casa de Siete Balcones está em um encantador edifício colonial e conta com uma decoração tradicional com cores vivas e um belo pátio central.

Está localizado no centro histórico de Oaxaca, entre a Plaza de la Constitución (Zócalo) e a igreja de Santo Domingo de Guzmán.

Veja aqui mais fotos e detalhes

E aí? O que achou de Oaxaca? Com certeza vale a pena explorar esta região do México pouco conhecida pelos turistas brasileiros e que oferece muita cultura e a oportunidade de se conectar com o verdadeiro México.

Se você quiser mais dicas de Oaxaca deixe seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México.

 

Reserva agora seu passeio em Oaxaca em até 12 vezes e sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 1 voto[s]
Categoria Cidades

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun