Catedral Metropolitana da Cidade do México: Explora este templo sagrado no Zócalo

Compartilhar este artigo

5 (100%) 3 voto[s]

A Catedral Metropolitana de la Asunción de la Santísima Virgen María, está localizada no coração da Cidade do México na Plaza de la Constitución (Zócalo) no Centro Histórico da capital mexicana.

Seu estilo está inspirado na arquitetura que caracteriza as catedrais espanholas. Conta com aproximadamente 59 metros de largura, 60 metros de altura e 128 metros de comprimento.

Em 1524, depois da volta do conquistador espanhol, Hernán Cortés à Cidade do México, foi construída uma catedral no exato lugar do Templo Mayor de Tenoxchtitlán. Para a construção foram aproveitadas as pedras que formavam o templo do Deus Azteca, Huitzilopochtli.

Na construção também foram utilizados vários estilos diferentes como o barroco, o neoclássico e o renascentista. A catedral está dedicada Asunción de la Virgen Maria. O complexo conta com 16 capelas laterais e é a maior da América Latina.

Se por fora é belíssima, por dentro guarda vários segredos e lugares interessantes para visitar. Para você saber mais, separei algumas curiosidades da Catedral Metropolitana da Cidade do México.

Curiosidades da Catedral Metropolitana da Cidade do México

Catedral Metropolitana da Cidade do México

1 – A sacristia foi o primeiro quarto construído e desde 1926 as primeiras missas começaram a celebrar-se aí. Também foi utilizado para todas as atividades da igreja até que todo o templo foi concluído.

2 – Na parte central da sacristia há um Cristo de Marfim filipino. Este é o exato lugar que a Virgem de Guadalupe ocupou por seis anos, porém, depois da sua aparição ela foi levada à antiga basílica de Guadalupe. Pelas inundações, a Virgem regressou a catedral, mas atualmente “vive” novamente na “Villa” (assim se conhece a Basílica de Guadalupe).

3 – Na catedral há um lugar maldito, no campanário. Aí foi onde um jovem com pouca experiencia faleceu esmagado por um grande sino de duas toneladas. Por este motivo, pintaram uma cruz vermelha no sino e hoje o conhecem como “Sino Castigado”.

Reserva agora seu hotel na Cidade do México

Reserve seu hotel na Cidade do México com as melhores tarifas que o Guia México oferece em parceria com a Booking.com.

As joias da Catedral Metropolitana da Cidade do México

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Houve uma época que muitos tesouros chegaram ao templo vindos da Terra Santa. Chegaram tantos que tiveram que construir uma capela somente para guardá-los. Atualmente, a catedral conta com mais de 50 relicários.

À direita da Capela de Relíquias, escondida debaixo de uma cruz de prata, está guardada uma lasca milimétrica que dizem que é da cruz em que Jesus foi crucificado.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias no México sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

A cripta dos arcebispos

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Debaixo do altar dos Reis está a Cripta dos Arcebispos. Está cimentada sobre a pirâmide dedicada ao Deus o Vento. As tumbas que carecem de escudo são de arcebispos que renunciaram ao cargo ou morreram antes da posse.

Também se pode ver a figura do Frei Juan de Zumárraga, o primeiro bispo e arcebispo do México. O monumento é conhecido por ser uma fusão de duas culturas, pois conta com figuras pré-hispânicas (uma caveira e uma pedra de sacrifícios).

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Restos pré-hispânicos no subsolo

Catedral Metropolitana da Cidade do México

Nem todo mundo sabe, mas o subsolo da catedral conta com vários restos pré-hispânicos e de arquitetura colonial que estão escondidos do público geral por questões de segurança. Porém, você pode ver tudo através de quatro janelas colocadas no chão.

Graças a estas janelas do passado, podemos ver parte dos muros dos templos antigos, fragmentos de colunas e muito mais. Também é possível contemplar os restos de uma antiga capela e azulejos dos séculos XVII e XVIII.

Sem sombra de dúvidas, a Catedral Metropolitana da Cidade do México esconde muitos mistérios dentro dos seus belos muros e é impossível não se emocionar passeando pelas suas instalações. É um dos templos mais importantes do México e vale muito a pena visitar e entender o que significa para os mexicanos e para a história mundial.

Reserve aqui seus passeios na Cidade do México

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 3 voto[s]
Categorias Cidade do México Cidades Passeios

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!