Comidas típicas do México: 6 pratos para se apaixonar

Compartilhar este artigo

Todo bom viajante já aprendeu que conhecer a culinária local é imprescindível para se ter uma experiência completa durante uma viagem. Assim, em se tratando de um país com gastronomia tão marcante, experimentar as comidas típicas do México é praticamente uma obrigação.

Admirada e consumida em quase todos os cantos do mundo, a culinária mexicana é rica em sabor, cor e pimenta. Portanto, é um convite aos sentidos e não sacia apenas a fome. Seja nos inúmeros restaurantes ou em bares e pubs, seja nas ruas ou nas feiras, a oferta de comidas típicas mexicanas é abundante.

Mas afinal, quais são os pratos típicos do México? Para que você tenha um primeiro contato com essa culinária, a seguir apresentamos 5 exemplos de comidas típicas do México que consideramos já ser suficiente para dar água na boca. Também, para te ajudar na hora de pedir e saborear.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

1 – Pozole, uma das principais comidas típicas do México

Comidas típicas do México

 

Com certeza o pozole deveria encabeçar essa lista de pratos típicos do México. Afinal, é encontrado em praticamente todo o país, desde barraquinhas de rua até sofisticados restaurantes. Essa sopa de sabor inconfundível merece iniciar nossa seleção.

A base do pozole é o cacahuacintle, um tipo de milho cuja principal característica é o tamanho acentuado de seus grãos. Após o cozimento do milho, que costuma durar horas, são acrescentados os demais ingredientes que mudam de acordo com a região e a tradição do cozinheiro.

Temperos e acompanhamento – rabanete, alface ou o que mais a imaginação indicar – dão o sabor final e seu aspecto colorido.

Passagens aéreas para o México

Compara agora as melhores opções de voos para o México e escolha a cia aérea que mais se encaixa no seu orçamento.

2 – Mole

Mole Comidas típicas do México

O mole é uma iguaria mexicana, um dos pratos com sabor mais marcante entre as comidas típicas do México. É um tipo de molho, cuja base é o chilli, ervas aromáticas fortes e sementes moídas. Normalmente, ele é preparado para acompanhar outros pratos à base de carne, especialmente de aves.

A receita poblana (oriunda de Puebla) é reconhecida internacionalmente como exemplar da gastronomia mexicana. O que se deve ao acréscimo do cacau amargo à composição. Ao saboreá-lo, o paladar desfruta de inusitada explosão de sabores – do picante ao doce, passando pelo amargo e azedo.

3 – Enchiladas

Enchiladas mexicanas

As famosas enchiladas enchem os olhos e agradam ao paladar. Já as conhecemos pelos vários restaurantes de comida mexicana espalhados pelo Brasil. Mas os exemplares que aqui encontramos não possuem o sabor característico que apenas pode ser aferido diretamente nas cozinhas mexicanas.

A apresentação das enchiladas é bem conhecida: tortilhas de milho recheadas com um tipo de carne e molhos a escolha. O acompanhamento pode ser vegetais frescos ou mesmo o guacamole. Mas se você a pedir em diferentes regiões ou cidades, perceberá as diferenças de sabor.

4 – Chiles en Nogada

Chiles en Nogada

Uma excelente representação da culinária do México, os chiles en nogada possui sabor delicado. Para contentamento dos que não apreciam tanto assim o consumo de pimenta, é um prato pouco picante. Delicadeza de sabor também vista na apresentação do prato que homenageia as cores da bandeira mexicana.

Para sua preparação, é feito um guisado de carnes (quase sempre de carne suína ou bovina) acompanhado de frutas. A ele é acrescentado um molho de nozes que confere seu sabor característico. Com certeza é um prato que vale a pedida e a experiência culinária seria empobrecida sem ele. Vale lembrar que este é um prato de temporada (de julho a setembro).

5 – Cochinita Pibil

Cochinita Pibil

Para encerrar nossa lista de comida tradicional mexicana, vamos falar da cochinita pibil. E tradição é a identidade desse prato que foi herdado do antigo povo maia. O modo de preparo chegou aos nossos dias e traz um prato saboroso numa bucólica apresentação.

A carne suína é envolvida em folhas de bananeiras com achiote e então colocada para assar lentamente em forno de barro. É servida acompanhada de um peculiar molho de cebola rocha com laranja azeda e pimenta.

Geralmente, o prato vem enfeitado com a própria folha de bananeira, o que o confere um visual todo especial a este grande representante das comidas típicas do México.

6 – Tacos al Pastor

Tacos al Pastor

Com certeza este prato é a estrela mexicana por excelência. Os tacos al pastor são parte da cultura do país e você pode encontra-los em cada esquina. Inesquecível!

O site Taste Atlas, considerado o Google Maps de gastronomia, anunciou que o prato preferido dos mexicanos, o tacos al pastor, foi eleito melhor prato do mundo. Essa comida suculenta ganhou 4,4 estrelas, em uma lista de 100, seguida apenas pela pizza napolitana da Itália e pela lasanha à bolonhesa.

Todos nós os conhecemos, seja antes, durante ou depois de uma festa. Tacos al pastor é o prato de rua mexicano por excelência. Todos eles têm a sua forma de definir o preparo perfeito: com ou sem limão, com molho vermelho ou verde, com e sem legumes, mas sempre há algo em comum: porco marinado e servido com rodelas de abacaxi.

Deu água na boca? Se quiser saber mais sobre comidas típicas do México ou sobre destinos, deixe seu comentário aqui ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun