Puerto Vallarta: Charme e tradição no Pacífico Mexicano

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]

A cidade de Puerto Vallarta é diferente de tudo o que você já viu.

Com um charme incomparável e paisagens inesquecíveis, esta pequena cidade a aproximadamente 4 horas de Guadalajara, oferece lindas praias, excelentes restaurantes, vida noturna invejável e um dos melhores ocasos do México.

Caminhar pelas ruas de Puerto Vallarta é voltar ao passado, por isso, cada vez mais, turistas de todo o mundo escolhem este destino para passar as suas férias. Em Cancun você tem areia branca e mar azul turquesa, mas em Puerto Vallarta é onde você conhecerá o verdadeiro México.

Com tantas atrações disponíveis, o Guia México separou 18 atividades que você tem que aproveitar em um dos melhores destinos turísticos do México.

O que fazer em Puerto Vallarta: 18 atividades imperdíveis 

1 – Igreja de Nuestra Señora de Guadalupe

puerto vallarta

Esta igreja é um dos lugares mais visitados da cidade e se tornou o cartão postal de Puerto Vallarta. Esta paróquia possui verdadeiras obras de arte: pinturas, trabalhos em madeira e mármore. Sua bela arquitetura e sua famosa coroa são o ponto de encontro de milhares de peregrinos que o visitam durante todo o ano e especialmente em dezembro para celebrar o aniversário da Virgem de Guadalupe.

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

2 – Mercado Municipal de Puerto Vallarta

puerto vallarta

Localizado no coração do Centro Histórico de Puerto Vallarta, o Mercado Municipal oferece aos visitantes uma grande variedade de artesanato, roupas tradicionais, jóias e alimentos típicos do país. Moderno e funcional, foi inaugurado em 28 de novembro de 1979. Possui dois andares e 159 lojas. Dois murais adornam a fachada, “Mercado Típico e seu Povo” e “A Iguana do Cuale”, obras do restaurador Ernesto Garridos.

Em seus corredores você pode encontrar artigos de couro, doces típicos, jóias de prata, brinquedos de madeira, chapéus, guayaberas (camisa típica de Yucatán), macacões, roupas de banho e inúmeras lembranças da cidade.

No segundo você sentirá os aromas da riqueza gastronômica do México que vão mexer com o seu apetite. As trattorias tradicionais oferecem: caldo de camarão, frango ao mole (um molho feito com pimenta e chocolate), chiles rellenos (similar a um pimentão recheado com carne moída e queijo), filé de peixe, tacos, cebolas grelhadas e sucos.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

3 – Mercado de artesanato Pueblo Viejo

puerto vallarta

Localizado a poucos quarteirões do Mercado Municipal, aqui você pode encontrar uma variedade de lojas que oferecem jóias, lembranças, roupas, pratos locais, lanches mexicanos e muito mais.

4 – Praia Los Muertos

puerto vallarta

A praia mais conhecida e popular de Puerto Vallarta é a Playa Los Muertos. Seu nome curioso persistiu apesar das tentativas de mudá-lo em favor de uma denominação mais amigável. Vem de um cemitério indígena que estava lá, mas apesar do nome, Playa Los Muertos vibra com vitalidade.

Hotéis em Puerto Vallarta: Reserva agora com as melhores tarifas

5 – Marina Vallartapuerto vallarta

Moderna e sofisticada, a Marina Vallarta está localizado a poucos minutos do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta e oferece aos visitantes uma variedade de atrações. Um clube de golfe de classe mundial, uma zona hoteleira exclusiva, uma marina que atrai iates e barcos de luxo de todo o mundo, um cais com uma grande variedade de restaurantes e um farol que oferece uma vista espetacular de Puerto Vallarta.

A Marina dia e noite, oferece uma paisagem brilhante cheia de glamour e elegância que você não pode perder.

6 – Praça Principal de Puerto Vallarta

puerto vallarta

Este é um lugar tranquilo, onde você pode desfrutar um delicioso sorvete ou simplesmente observar a bela vista para as montanhas ou para o mar.

Aqui são realizados shows, apresentações culturais, exposições de arte e é o centro da celebração dos feriados nacionais, mas aos domingos, torna-se uma pista de dança maravilhosa para quem gosta do tradicional Danzón (baile típico da região) depois de ir à missa.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

7 – Viejo Vallarta “Zona Romântica”

puerto vallarta

Velho Vallarta, também conhecida como a Zona Romântica, está localizado no rio Cuale. Esta área reflete o estilo de uma típica cidade mexicana, com suas ruas de paralelepípedos e uma atmosfera de tranquilidade. Aqui você pode tomar um café e curtir restaurantes, lojas, boutiques, galerias de arte e uma variedade de casas noturnas pertinho da praia Los Muertos.

8 – Arcos do Malecón

puerto vallarta

Puerto Vallarta é uma cidade que nunca dorme e, para muitos, ganha vida com o pôr do sol! Ao longo do Malecón há uma grande variedade de restaurantes, música ao vivo, bares e discotecas, assim como espetáculos ao ar livre todas as noites com diferentes opções.

9 – Liberação de Tartarugas

 

puerto vallarta

Testemunhe o milagre diário da natureza e tenha uma boa lembrança para sempre participando da liberação das tartarugas.

Alguns dos hotéis que têm este programa de lançamento são Casa Magna Marriott, Fiesta Americana, Presidente Intercontinental, Westin Resort  e Velas Vallarta.

10 – Encontro com baleias Jubarte

puerto vallarta

Admirar de perto o comportamento de baleias Jubarte a cada ano nas águas da Baía de Banderas é algo inesquecível. Os passeios são realizados em pequenas embarcações, adequadas para esta atividade, e são guiados por biólogos especialistas.

Eles vão te explicar sobre o maravilhoso mundo desses enormes cetáceos. É uma experiência inesquecível!

11 – Malecón de Puerto Vallarta

puerto vallarta

O Malecón está localizado no centro histórico de Puerto Vallarta e é um corredor de 870 metros de comprimento que começa no tradicional Hotel Rosita e se estende até o romântico passado na área dos Arcos.

O Malecón é um ícone emblemático da cidade, não só porque é perto do mar e oferece belas vistas sobre a baía, mas porque na sua rota concentra uma variedade de restaurantes, bares, galerias de arte, lojas de jóias, esculturas e atrações que tornam o local favorito para visitantes e moradores locais.

Passagens aéreas para o México

Compara agora as melhores opções de voos para o México e escolha a cia aérea que mais se encaixa no seu orçamento.

12 – Parque Marinho Los Arcos

puerto vallarta

Se você gosta de explorar o mar, o Parque Marinho Los Arcos é o lugar ideal para um passeio relaxante. Aqui você poderá fazer snorkeling ou mergulho e descobrir a ampla fauna marinha, nadando sob as cavernas. Esta área protegida tem uma beleza incomparável e é uma das excursões favoritas dos visitantes.

13 – Ilha Rio Cuale

puerto vallarta

Entre o centro histórico e a zona romântica, esta pequena ilha formada entre dois braços do Rio Cuale é um dos lugares mais amigáveis ​​em Puerto Vallarta, pelo seu cenário bucólico, cheio de vegetação e ar fresco, naturalmente encorajados pelo canto dos pássaros e o majestoso passeio das iguanas.

O mais importante é acessar a ilha através de uma de suas pontes suspensas, onde você certamente vai querer tirar uma foto ou fazer uma selfie. Na ilha há um mercado com pequenas barracas onde você pode comprar roupas tradicionais mexicanas ou um artesanato.

14 – Conchas Chinas

puerto vallarta

Conchas Chinas é uma dica dos locais especialmente para você. Esta praia está escondida de grandes multidões, ideal para passar o dia.

Conchas Chinas é o lugar perfeito para descansar longe das multidões e também muito bom para provar a culinária de Jalisco ou Nayarit. A sugestão é você comer um tradicional arroz com camarão ou um ceviche de peixe. Tenho certeza que vai adorar!

15 – Boca de Tomatlán

puerto vallarta

A menos de 20 km de Puerto Vallarta há uma pitoresca praia e vila de pescadores chamada Boca de Tomatlán, que você não deve confundir com a praia de Boca de Tomates. O rio Horcones deságua na pequena baía. A partir da entrada partem os barcos que fazem o transporte de ida e volta para várias praias próximas, como Las Ánimas (recomendadíssima), Colomitos, Majahuitas e Quimixto. Vá e explore!

Entre as atrações do lugar, estão o Jardim Botânico e o local onde é produzido um uísque mexicano, o primeiro “escocês” do país. A aldeia é habitada principalmente por pescadores que vendem os frutos do mar a restaurantes e ao público.

16 – Boca de Tomates

puerto vallarta

Esta praia tem a particularidade de não poder ser usada pelo público para se banhar devido aos crocodilos que perambulam pelo local, vindos do vizinho Estero Boca Negra e do rio Ameca. Além disso, conta com ondas fortes. Por outro lado, os visitantes podem tomar sol, desfrutar da rica culinária e observar a natureza.

O estuário é um habitat interessante para pássaros, quelônios e répteis, entre eles os crocodilos que incomodam os banhistas. A vegetação predominante é o mangue. São espécies que você pode ver e fotografar. Se bater a fome, a melhor opção em Boca de Tomates é o seu prato de 5 estrelas, o “peixe sarandeado”, que é um peixe feito na grelha com um tempero especial.

17 – Festival Internacional Gastronômico de Puerto Vallarta

puerto vallarta

Este festival acontece em novembro em restaurantes selecionados em Puerto Vallarta e na Riviera Nayarit. Chefes de renome internacional vão a Puerto Vallarta, alguns com ingredientes especiais nas malas.. É um espaço para cozinha contemporânea, incluindo cozinha mexicana.

O festival foi criado em 1995 pelos chefs Thierry Blouet e Heinz Reize, com o objetivo de colocar a haute cuisine de Puerto Vallarta um passo à frente. É uma ocasião para os apreciadores desfrutarem ao máximo da arte culinária, enquanto os chefs mexicanos novatos aprendem com os grandes mestres do seu próprio país e da França, Suíça, Itália, Indonésia e outras nações.

18 – Caminhada da Arte (Art Walk)

puerto vallarta

No caso da arte, as caminhadas são muito mais longas que uma maratona e a de Puerto Vallarta dura 7 meses, entre outubro e maio, geralmente um dia por semana. Então você deve ir com calma para para apreciar as diferentes expressões plásticas de artistas locais, mexicanos e internacionais, especialmente pintura, escultura, vidro soprado e cerâmica.

A arte cerâmica mexicana é particularmente rica, uma cultura que vem dos tempos pré-hispânicos, destacando a longa tradição de lugares como Puebla, Guadalajara, Oaxaca e Guanajuato.

Não muito longe de Puerto Vallarta, no mesmo estado de Jalisco, está Tonalá, uma cidade reconhecida internacionalmente pela qualidade e beleza de suas cerâmicas e vidros soprados. Os artistas que vêm do exterior mostram principalmente pinturas e esculturas.

A caminhada é o momento adequado para você adquirir um trabalho de um artista mexicano ou estrangeiro em uma das galerias participantes.

Reserve agora seus passeios em Puerto Vallarta

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]
Categorias Cidades Puerto Vallarta

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!