San Miguel de Allende: O que fazer na cidade mais charmosa do México

Compartilhar este artigo

5 (100%) 1 voto[s]

San Miguel de Allende é diferente de tudo o que já vi por aí. Esta bela cidade de ruas empedradas e casinhas coloniais coloridas é capaz de conquistar até os viajantes mais exigentes, que todos os anos a visitam para comprovar a sua grande beleza.

E são tantas as visitas de todas as partes do mundo, que a bela cidade do estado de Guanajuato ganhou em 2017 e 2018 o título da “Melhor Cidade do Mundo” para se visitar, de acordo com a revista Travel + Leisure.

E ganhou com razão. Desde a minha primeira visita a San Miguel em 2007 fiquei impressionado com a beleza e ambiente tranquilo da cidade, rodeada por montanhas e com milhares de ruazinhas para curtir um passeio a pé e fazer belas fotos, seja durante o dia ou a noite (é bem seguro e tranquilo caminhar por aqui a qualquer hora).

Depois de 2007 fiquei apaixonado pela cidade e a visitei por várias vezes. Na minha última trip em fevereiro de 2019, decidi explorar vários becos e ruas, além de aproveitar muito mais os inúmeros bares e a oferta gastronômica da cidade (San Miguel de Allende conta com muitos restaurantes excelentes).

Para ajudar você, viajante, aproveitei a última viagem a este Patrimônio da Humanidade, para separar o que vi de melhor na cidade que considero a mais linda do México e seguramente uma das mais bonitas do mundo.

8 atrações imperdíveis de San Miguel de Allende

1 – Paróquia de San Miguel Arcángel

San Miguel de Allende

Com certeza este é o ponto de partida de todos os viajantes que chegam a San Miguel de Allende. Localizada na Plaza de San Miguel Arcángel, esta bela igreja do século XVIII impressiona pela sua beleza e por uma característica única.

A catedral de estilo gótico foi construída com uma pedra da região chamada “cantera rosa” o que a tornou única no mundo e juro que a primeira vez que a vi de perto, fiquei sem palavras (e confesso que cada vez que a visito fico bastante tempo parado, apenas olhando).

Aproveite bem seu tempo neste local, pois além da catedral, a praça oferece outros atrativos como restaurantes, lojas com artesanato local e bares. É uma oportunidade única de se misturar com os locais e conectar-se com o verdadeiro México (é uma volta ao passado).

Reserva agora seu hotel em San Miguel de Allende

Reserve seu hotel em San Miguel de Allende com as melhores tarifas que o Guia México oferece em parceria com a Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda para continuar dando dicas incríveis do México.

2 – Caminha pelas ruas mais lindas do México

San Miguel de Allende

Como mencionei anteriormente, uma das coisas que mais gosto de San Miguel são suas ruazinhas coloridas. Todas são especialmente lindas, porém algumas merecem mais atenção, por isso tive o cuidado de pesquisar e conferir de perto as melhores.

A melhor (opinião pessoal) é a Calle Aldama, pois dela você tem uma visão perfeita da catedral, contrastando com a rua empedrada e as casinhas coloridas. Provavelmente é a foto mais linda que você pode fazer da cidade (a noite fica muito legal também).

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias no México sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

San Miguel de Allende

Outra rua para curtir bastante é a Calle Relox, nela você terá uma bela perspectiva das casas com belas fachadas e sacadas que dão um charme especial (de verdade é imperdível). Todas as ruas estão próximas à catedral, então aproveite para caminhar também pela Calle Hidalgo, Calle Terraplén, Calle Manzana, El Chorro e Cuadrante.

Chegue conectado ao México!

Com a Easysim4U você já desce do avião conectado com internet 4G ilimtada. Isso pode te livrar de várias roubadas! Contrata agora com os melhores preços.

3 – Curta o fim de tarde no Luna Rooftop Tapas Bar

San Miguel de Allende

Pela primeira vez tive a oportunidade de visitar o Luna Rooftop Tapas Bar e garanto que é uma das melhores experiências em San Miguel de Allende. Localizado no terraço do elegante hotel Rosewood San Miguel de Allende, este bar/restaurante oferece um menu incrível e uma das melhores vistas da cidade.

A especialidade da casa são as tapas e a mais recomendada é a de camarão ao coco com molho de manga (um espetáculo). Você pode acompanhar com um bom vinho, mas o que eu realmente recomendo é aproveitar para degustar uma boa tequila (reposado), afinal, você está no México.

4 – Centro Cultural de Arte Ignacio Ramirez “El Nigromante”

San Miguel de Allende

San Miguel de Allende também é uma cidade muito rica culturalmente e você pode admirar isso neste centro cultural onde sempre há exposições de arte mais que interessantes. A arquitetura do edifico segue a linha estética da cidade e merece muitas fotos.

5 – Viva uma experiência gastronômica no Áperi

San Miguel de Allende

A oferta gastronômica em San Miguel de Allende é muito ampla, porém o restaurante Áperi é o que melhor representa esta cidade.

Comandado pelo chef franco-mexicano, Olivier Deboise, o Áperi oferece um menu com ingredientes 100% orgânicos, onde a cozinha mexicana ganha um “algo mais” com o toque francês do chef, mas sem perder a originalidade.

O menu conta com peixes frescos da região como a mojarra e a truta (ambos deliciosos), porém o que mais me chamou a atenção foi o taco de língua, uma especialidade mexicana que no Áperi é servida com um molho de mole (com chocolate, pimenta e outros segredos) e realmente é delicioso!

San Miguel de Allende

Se você quer viver uma experiência única, pode participar da Mesa do Chef, um jantar oferecido para somente 12 pessoas, onde você será atendido pessoalmente pelo chef e provará as suas especialidades, degustará os vinhos que ele mais gosta e escutará as musicas preferidas do anfitrião (vale muito a pena). O Áperi está localizado dentro do charmoso hotel boutique, Dos Casas.

6 – Templo de San Francisco

San Miguel de Allende

O que não falta em San Miguel são belos templos. Outra atração imperdível é o Templo de San Francisco, que possui um estilo barroco e provavelmente, depois da Paróquia de San Miguel Arcángel, é o edifício religioso mais importante da cidade. Está pertinho da praça principal.

7 – Mercado de artesanato

San Miguel de Allende

Nada melhor que visitar um mercado para sentir a vibe da cidade, eu gosto muito e por isso recomendo o Mercado de Artesanatos de San Miguel de Allende. Aqui você pode encontrar as típicas catrinas (caveiras) mexicanas, roupas típicas e todos os tipos de souvenirs para ter uma boa recordação. Vá sem medo!

8 – Mirante de San Miguel de Allende

San Miguel de Allende

Por último, mas não menos importante, você não pode deixar de ir ao Mirador del Caracol, um lugar especial que oferece uma vista incrível da cidade. A melhor maneira para chegar até aqui é pegando um táxi ou um Uber (mais barato). Vale a pena para apreciar a cidade de longe e fazer belas fotos.

Onde hospedar-se em San Miguel de Allende

San Miguel de Allende

A maioria dos hotéis em San Miguel são antigos casarões, um mais bonito que o outro, e a variedade de preços é ampla. Se você quer uma experiência fenomenal na cidade, eu recomendo o Hotel Dos Casas, o Rosewood San Miguel de Allende e o luxuoso Belmond Casa de Sierra Nevada. Se quiser ver mais opções, veja aqui abaixo outras ofertas com excelentes tarifas.

Reserva agora seu hotel em San Miguel de Allende

Reserve seu hotel em San Miguel de Allende com as melhores tarifas que o Guia México oferece em parceria com a Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda para continuar dando dicas incríveis do México.

Clima em San Miguel de Allende

Durante o ano inteiro, o clima em San Miguel de Allende é morno. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 5 °C a 29 °C e raramente é inferior a 2 °C ou superior a 33 °C.

Baseado no índice de turismo, a melhor época do ano para visitar San Miguel de Allende é do meio de abril ao meio de junho, porém a cidade oferece um bom clima para ser visitada durante todo o ano.

Alugue um carro no México

Com a Rent Cars, em parceria com o Guia México, você consegue as melhores tarifas para explorar o que o México oferece de melhor. Alugue agora seu carro!

Como chegar a San Miguel de Allende

A maneira mais fácil e barata para chegar a San Miguel de Allende é saindo da Cidade do México. Da central norte você pode pegar um ônibus da ETN (muito confortável) e a viagem demora um pouco mais de 3 horas. Você também pode contratar um tour de 1 dia saindo da Cidade do México a San Miguel de Allende.

Guadalajara, a segunda cidade mais importante do México, também é uma boa opção de partida. Está a 4 horas e meia e você pode chegar utilizando a ETN ou a Primera Plus.

Você também pode alugar um carro e explorar muitos lugares próximo a San Miguel. Se você preferir ir de avião, o aeroporto mais próximo é o Aeropuerto del Bajío na capital de Guanajuato, León. San Miguel fica a aproximadamente 121 km de León.

O que mais fazer em San Miguel de Allende? Visite as cidades próximas!

Ficou com um gostinho de quero mais? Não precisa se preocupar, tenho mais sugestões para você. Estas são as atrações próximas a San Miguel que você pode visitar:

O Santuário de Atotonilco é um templo artístico excepcional pelos seus impressionantes murais do século XVIII. Está a somente 17 km de San Miguel.

Uma atividade interessante para fazer é um roteiro San Miguel de Allende – Guanajuato, que está a 73 km e assim como San Miguel, oferece uma beleza de deixar qualquer um de boca aberta. Outra cidadezinha que vale uma visita é Dolores Hidalgo, que conta com uma igrejinha maravilhosa e é conhecida por oferecer sorvetes com sabores bem diferentes, como cerveja e tequila!

Reserve agora seu passeio a San Miguel de Allende

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 1 voto[s]
Categoria Cidades

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!