Mérida: O que fazer na capital cultural do México

Compartilhar este artigo

Mérida: O que fazer na capital cultural do México
5 (100%) 3 voto[s]

Mérida, a capital do estado mexicano de Yucatán, é um dos destinos favoritos de turistas mexicanos e estrangeiros e ainda é pouco conhecida pelos brasileiros que visitam o México.

Rica em cultura e história, Mérida conta com a influência colonial espanhola e da cultura maia, o que a torna ainda mais especial.

Mérida também é conhecida como “Cidade Branca” pela limpeza e tranquilidade das suas ruas, que fazem você sentir que é parte de uma maquete.

Recentemente, Mérida foi eleita como uma das melhores cidades do mundo no concurso Readers Choice Awards 2019, realizado pela revista Condé Nast Travelers, onde viajantes de todo o mundo votaram pelas suas cidades favoritas.

Para facilitar a sua vida nesta cidade mágica, o Guia México fez um roteiro de Mérida para você explorar o que há de melhor na cidade e na península de Yucatán.

Reserve agora seu hotel em Mérida

Reserve seu hotel na bela cidade de Mérida com as melhores tarifas que o Guia México oferece em parceria com a Booking.com. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a seguir dando dicas legais sobre o México.

10 atrações imperdíveis em Mérida, Yucatán

Explora o centro histórico de Mérida

Centro histórico de Mérida

O centro de Mérida é como se fosse uma “Cidade Mágica”, cheio de casinhas coloridas, ruazinhas estreitas, grandes jardins e praças.

Você poderá apreciar templos antigos, museus e também sentar-se nas clássicas “cadeiras brancas” na praça principal.

Visita a Catedral de San Ildefonso

Catedral de San Ildefonso YUcatán

A principal catedral de Mérida é o recinto histórico mais alto no coração da cidade.

Construída em 1598, possui o titulo da catedral mais antiga construída em terra firme nas Américas.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias no México sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Eu não viajo sem, ainda que para o México não seja obrigatório.

Caminha pelo Paseo Montejo

Paseo Montejo

O Paseo Montejo é a avenida histórica mais bela de Mérida. Aqui você verá lindos casarões da época do Porfiriato, o auge da influência francesa no México.

Subir no Monumento a la Patria

Monumento a la Patria

Localizado no Paseo Montejo, é um dos maiores e mais emblemáticos monumentos à pátria. Você poderá observar desenhos que contam a história do México.

Mergulhe de cabeça na gastronomia de Mérida

Gastronomia de Mérida, Yucatán

A gastronomia yucateca é uma das mais ricas e variadas do México, onde você pode provar desde a tradicional Cochinita Pibil (carne de porco desfiada com um tempero inesquecível) até o Relleno negro (carne de frango recheada com um molho de carne de porco, de vaca e especiarias da região).

Prova as Marquesitas e o Kibe

Marquesitas em Mérida, Yucatán

São dois clássicos que você encontrará nas ruas de Mérida, principalmente nas praças da cidade.

Ambos são recheados com “Queso Bola”, um queijo típico da região. As marquesitas são feitas com uma massa bem parecida ao crepe vendido no Brasil, e o Kibe (aqui são conhecidos como Kibis) são bem similares aos vendidos no Brasil.

Este legado gastronômico foi deixado pelos libaneses que chegaram à península de Yucatán.

Chegue conectado ao México

Com a Easysim4U você já desce do avião conectado com internet 4G ilimtada. Isso pode te livrar de várias roubadas! Contrata agora com os melhores preços.

Curta as noites culturais de Mérida

Cultura em Mérida, Yucatán

Todos os fins de semana o centro histórico de Mérida se converte num palco de festa com danças regionais e com as clássicas “bombas”, piadas com rima que deram grande fama aos yucatecos.

Visita os cenotes da península

Cenote Cuzamá

Yucatán é o estado com o maior número de cenotes na península; são tantos que muitos ainda não foram descobertos.

Os mais legais e famosos são o Cuzamá, Xlacah, Tulipanes e Chen-Há.

Conheça a praia de Puerto Progreso

Puerto Progresso Yucatán

Mérida não possui praia, mas isso não significa que você não vai experimentar a brisa marítima da Península.

A somente 30 minutos da cidade está Puerto Progreso, onde você poderá colocar seu traje de banho e curtir as praias de areia branca e mar esverdeado.

Alugue um carro em Mérida

Com a Rent Cars você compara o preço de várias locadoras e escolhe a tarifa mais adequada para você. Há muitas atrações próximas a Mérida e Cancun e com certeza um carro vai lhe ajudar a explorar tudinho!

Faça um tour a Chichén Itzá

 Chichén Itzá

Se você vai visitar o coração de Yucatán, não pode ir embora sem conhecer uma das 7 Maravilhas do Mundo, a pirâmide de Kukulcán em Chichén Itzá.

Esta zona arqueológica está a menos de 2 horas de Mérida e vale a pena uma visita, seja por conta própria ou através de uma agência de viagens.

Espero que estas dicas de Mérida possam lhe ajudar na sua viagem. Se você quiser mais dicas ou tiver alguma sugestão pode deixar um comentário aqui ou escrever direto no Instagram do Guia México.

Reserve agora seus passeios em Yucatán

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Mérida: O que fazer na capital cultural do México
5 (100%) 3 voto[s]
Categoria Mérida

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe um Comentário





Assine nossa newsletter!

Seja o primeiro a saber as dicas de viagem!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas dicas e promoções exclusivas!

Crucial