Ir para o conteúdo

Chichén Itzá 2024: Como chegar, quanto custa e mais!

Em destaque

Passeio a Chichén Itzá
Passeios

Excursão a Chichén Itzá e Cenote Chichi Kan

Nesta excursão saindo de Cancún descobriremos o legado maia de Chichén Itzá.

Hard Rock Cancun
Hotéis

Hard Rock Hotel Cancun – All Inclusive

Experimente o serviço de primeira classe de Hard Rock Hotel Cancun - All Inclusive

Grand Park Royal Cozumel - All Inclusive
Hotéis

Grand Park Royal Cozumel – All Inclusive

Grand Park Royal Cozumel: luxo à beira-mar, vistas espetaculares, serviços exclusivos e lazer total!

Grand Oasis Cancun
Hotéis

Grand Oasis Cancun – All Inclusive

Grand Oasis Cancun: excelente preço, praias de sonho e variedade gastronomica.

Iberostar Selection Cancun
Hotéis

Iberostar Cancun

Descubra o Iberostar Cancun: luxo, praia deslumbrante, gastronomia excepcional e diversão.

Como chegar a Chichén Itzá e quanto custa para fazer esse passeio? É melhor fazer por conta própria ou contratar uma agência?

Essas são algumas das principais perguntas que os viajantes brasileiros fazem ao pesquisar pela primeira vez sobre essa atração. mas não se preocupe, pois nesse artigo eu vou responder a todas essas perguntas, além de presentear você com dicas exclusivas de quem já morou bastante tempo na região de Cancun e conhece o lugar como a palma da mão!

Para aproveitar ao máximo, é muito importante ter todas as informações sobre Chichén Itzá, por isso criei este guia completo para você planejar muito bem a sua viagem. Leia até o final e aproveite bem o seu passeio.

Rafael Couto
Quer ir direto ao ponto, saber o preço dos passeios e reservar passeios parcelando em 12 vezes sem pagar IOF? Dá uma olhada nessa lista com as 5 atividades melhor avaliadas e recomendadas pelos brasileiros que viajam a Cancun e Riviera Maya.

Excursão a Chichén Itzá e Cenote Chichi Kan

Ingresso do parque Xcaret

Transfers em Playa del Carmen

Excursão à Isla Mujeres de Catamarã

Ferry a Cozumel

Rafael Couto
Quer ir direto ao assunto e já pesquisar sobre os melhores hotéis em Cancun? Veja a seguir essa seleção rápida que separei para facilitar a sua vida.

Acomodações em Cancun com avaliação Fantástica ou Excepcional

Melhores Resorts All Inclusive de Cancun

Hotéis 5 Estrelas em Cancun

Hotéis 4 estrelas em Cancun

Hotéis 3 Estrelas em Cancun

Hotéis Pé na Areia em Cancun

Hotéis no Centro de Cancun

Apartamentos em Cancun

PREFERE UM ROTEIRO PERSONALIZADO PARA SUA VIAGEM? – CLIQUE AQUI E FALE COM UM ESPECIALISTA NO DESTINO

Ingressos Chichén Itzá

Ingressos Chichén Itzá

Desbravar as grandiosas ruínas de Chichén Itzá, uma das Sete Maravilhas do Mundo, é uma jornada inesquecível que começa com a taxa de admissão.

Ao adquirir seu ingresso, você está não apenas explorando um sítio arqueológico magnífico na Península de Yucatán, mas também contribuindo para a preservação e valorização da rica herança maia.

Rafael Couto
São duas taxas distintas embutidas no valor do seu ingresso: uma destinada ao renomado Instituto Nacional de Antropologia e História do México (INAH), responsável por cuidar e estudar nosso patrimônio, e a outra ao Ministério da Cultura de Yucatán (Cultur), que se dedica a enaltecer a cultura e a história desse fascinante local.

Preço da Entrada de Chichén Itzá

Admissão geral

  • Adultos (13+) $614 MXN
  • Cidadãos mexicanos $272 MXN
  • Locais (Yucatecan ID) $90 MXN

Entrada gratuita aos domingos para cidadãos mexicanos e estrangeiros residentes no México, é necessária identificação.

Noites Kukulkan

Noites Kukulkan em Chichen Itza

Uma viagem a Chichén Itzá não é apenas emocionante durante o dia; Chichén Itzá à noite transforma-se em uma experiência verdadeiramente mágica. Convide seus sentidos para um espetáculo de luz e som de tirar o fôlego, envolvendo uma das Sete Maravilhas do Mundo.

A Pirâmide de Kukulkán ganha vida com uma explosão de imagens coloridas e representações maias que cativam sua imaginação. Às 19h, o espetáculo começa, e a mágica da cultura maia se desdobra diante de você.

Rafael Couto
Antecipe a beleza e a história, adquira seus ingressos a partir das 15h, na entrada do Chichén Itzá. Está prestes a vivenciar uma noite que ficará eternamente gravada em sua memória.

Admissão geral

De sexta-feira e sábado

Admissão geral $708 MXN

Domingo

Admissão geral: $450 MXN

Como pagar pela entrada de Chichén Itzá

O pagamento para entrar a Chichén Itzá pode ser feito com pesos mexicanos ou com seu cartão de crédito.

Como entrar sem filas em Chichén Itzá?

Se você quer chegar mais tarde e não pegar longas filas para entrar em Chichén Itzá, você pode comprar o ingresso sem filas e acessar rapidamente para aproveitar uma das 7 Maravilhas do Mundo.

Horário de abertura do Chichén Itzá

Horário de abertura do Chichén Itza

Chichén Itzá está aberto de segunda a domingo.

Das 8h00 às 17h00

*A última entrada é às 16:00 horas

*Esses preços são válidos apenas para compras na bilheteria.

Rafael Couto
Desvende as maravilhas de Chichén Itzá com nossos guias especializados! Explore pirâmides e templos antigos com comentários perspicazes. Reserve seu Chichen Itza Visita Guiada agora para uma experiência extraordinária!

Onde fica Chichén Itzá

Localização de Chichén Itzá

Chichén Itzá está localizada na estrada que liga Cancun à capital de Yucatán, Mérida. A distância entre Cancun e Chichén Itzá é de 200 km aproximadamente e você levará 2:15 horas para chegar se for de carro.

Como chegar a Chichén Itzá

Como chegar a Chichén Itzá

Como ir de Cancun a Chichén Itzá de carro

Para chegar a Chichén Itzá de Cancun, você deve pegar a estrada 180D para Valladolid e depois pegar a saída para Pisté e chegar ao acesso da mais bela cidade maia (Google Maps e Waze levam você até lá sem problemas). A distancia de Cancun a Chichén Itzá é de aproximadamente 200 km que você percorrerá em pouco mais de 2 horas.

Como ir de Cancun a Chichén Itzá de ônibus

Para ir de ônibus a Chichén Itzá, você deve ir até o terminal rodoviário de Cancun. A empresa ADO oferece este serviço diariamente saindo às 8:45 e voltando às 16:30 e o preço da ida e volta é de 80 reais aproximadamente.

Chegue conectado ao México com 15% de desconto

Como MEU CHIP você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar GUIAMEXICO no momento da compra. Aproveite!!!

Como ir de Playa del Carmen a Chichén Itzá de Carro

Para ir a Chichén Itzá de carro desde Playa del Carmen, você debe pegar a estrada até Cancun e depois do posto policial de Cancun fazer o retorno para pegar a 180D a Valladolid (Google Maps e Waze te indicarão o caminho correto). A distancia de Playa del Carmen a Chichén Itzá é de 181 km aproximadamente.

Como ir de Playa del Carmen a Chichén Itzá de ônibus

Se você quer ir de ônibus até Chichén Itzá saindo de Playa del Carmen, basta ir até o terminal da ADO. A ADO oferece o serviço diariamente saindo às 8:00 e voltando às 16:30 e o preço é de aproximadamente 100 reais.

Como ir de tulum a Chichén Itzá

A maneira mais rápida para chegar a Chichén Itzá desde Tulum é de carro. A viagem vai custar de 65 a 100 reais aproximadamente e dura ao redor de 1:53 horas. Além de ser a mais rápida é a que eu recomendo, pois de ônibus a diferença de preço não é absurdamente mais barata mas o tempo de viagem é de mais de 3 horas.

Pedágios para Chichén Itzá

Esta é uma informação bem útil, pois muitos turistas chegam ao pedágio sem dinheiro. O maior problemna é que não aceitam cartões de crédito ou dólares. Então, se você está pensando em ir de carro, separe os seus pesos mexicanos para fazer o pagamento.

Se você sair de Cancún, o custo do pedágio é de 686 pesos ida e volta. Se você sair de Playa del Carmen ou Tulum, o custo é de 594 pesos.

O que fazer em Cancun – Guia completo para curtir ao máximo

O segundo ingresso para Chichén Itzá custa aproximadamente 93 reais e é estipulado pelo governo de Yucatán. Em total o preço para entrar nas ruínas maias é de aproximadamente 150 reais.

Se você quiser usar uma câmera de vídeo, custará 9 reais adicionais. Para fotógrafos profissionais, os tripés estão proibidos, a menos que você tenha uma permissão especial gerenciada antecipadamente com o INAH do México.

Para crianças menores de 12 anos, os ingressos custam metade.

Se você vai de carro, pagará ao redor de 10 reais pelo estacionamento.

Significado de Chichén Itzá

O que significa Chichen Itza

Estamos convencidos de que mais de uma palavra pré-hispânica gera curiosidade e Chichén Itzá não é a exceção. Esses dois termos abrangem vários significados. “Chichén significa “a boca do poço” em maia, enquanto “Itzá” significa “feiticeiros ou magos da água”. Se você juntar as duas palavras, você vai perceber que o significado de Chichén Itzá é “a boca dos feiticeiros da água”.

Há uma outra versão que diz Chichén Itzá significa “na boca do poço do Itzá”. No entanto, outros acreditam que esta palavra vem do idioma huatesco, uma variante do maya, que significa “serpente emplumada”. Interessante, não!

História de Chichén Itzá

História de Chichen Itza

As ruínas maias de Chichén Itzá formam parte de um importante capítulo da história do México. Certamente você está se perguntando quando foi fundada Chichén Itzá?

Diz-se que o lugar foi fundado, mais ou menos, no ano 525 por Chanes ou putunes de Bacalar, um grupo maia que mais tarde se tornaria o Itzá ou Itzaes.

Para o ano de 987, o local teve sua idade de ouro e se tornou o mais importante centro político de Yucatán. Além disso, a história de Chichén Itzá continua até hoje.

Provavelmente, você perguntará: qual é a importância das ruínas para os maias? A resposta é que Chichén Itzá foi a capital de um vasto território da Península de Yucatán governada pelos maias.

Foi também o local de assentamento dos grupos indígenas que migraram através das áreas mesoamericanas e especialmente na região central do México, como os Totelcas.

Kukulcan: O que significa?

a principal piramide de chichen itza

Para os maias, o deus Kukulcan (k’u uk’ulkan), cujo nome significa serpente emplumada, é considerado o criador supremo do universo junto com Tepew, e um dos deuses mais importantes de sua mitologia.

Kukulcan é considerado por muitos como o ancestral de Quetzalcoátl dos astecas, sendo representado de maneira muito semelhante, com o corpo de uma cobra, penas de Quetzal (um pássaro da região) e dentes de onça-pintada.

Diz a tradição que Kukulcan chegou do oeste por volta do final do século 11, aproximadamente ao mesmo tempo em que os Itzás se estabeleceram em Chichén Itzá, e se tornou seu líder antes de ajudá-los a fundar sua civilização.

Antes de chegar a Chichén Itzá, ele teve um templo erguido à beira-mar em Champotón, no estado de Campeche, de onde continuou sua jornada para as terras altas do México.

Segundo o mito, Kukulcan fundou e trouxe a paz à cidade de Chichen Itzá, onde foi construído o templo de Kukulcan, a pirâmide mais famosa do lugar. a “serpente emplumada” também foi responsável por Mayapán, de onde continuou seu caminho de volta ao oceano onde havia nascido, a fim de guiar seu povo e responder às suas orações.

Excavações em Chichén Itzá

Excavações em Chichén Itzá

As ruínas de Chichen Itza foram desenterradas pela primeira vez lá em 1841, e esse lugar é mega importante para os antigos Maias em Yucatán.

O nome desse lugar significa “à beira do poço de Itza”, referindo-se aos cenotes, aqueles buracos sagrados que, para os Maias, eram tanto fontes de água boa quanto portas para Xibalba, que era tipo o “lugar do medo”, o Inframundo.

Rafael Couto
Falando em cenotes, imagina só entre 1904 e 1910, teve um projeto bem polêmico de escavação que resgatou uma tonelada de coisas legais, tipo cerâmica, objetos de ouro, e até coisas feitas de jade! Além disso, acharam uns restos humanos que mostravam marcas de rituais antigos.

Dentro da pirâmide de Kukulcan[

Dentro da pirâmide de Kukulcan

De acordo com a Enciclopédia Britânica, nos anos 1930, escavações revelaram uma pirâmide-templo adicional, contendo nove plataformas, uma escada única e um santuário abrigando vestígios humanos. Um trono de jade adornado com jaguares e a escultura Chac Mool, uma representação masculina reclinada segurando uma bacia utilizada como receptáculo para rituais de sacrifício.

Na segunda metade da década de 2010, arqueólogos, por meio de técnicas de imagem não invasivas, desvelaram uma outra pirâmide oculta sob as duas anteriores. Especula-se entre estudiosos que os governantes edificavam sobre estruturas preexistentes, como uma forma de superar seus antecessores. Tal conjectura é plausível.

Além disso, sob a base da pirâmide de Kukulcan, foi descoberto o que se acredita ser um cenote ou um grande sumidouro, assemelhando-se ao encontrado no sítio ao norte (marcado como 9 no mapa).

Rafael Couto
Inúmeras descobertas têm sido efetuadas neste século, tanto nos cenotes através do projeto Grande Aquífero Maia quanto na caverna situada 24 metros abaixo do sítio arqueológico e a 2 km da pirâmide de Kukulcan. Mais de 200 artefatos foram recuperados.

O que fazer em Chichén Itzá

chichen itza historia

As principais atividades serão percorrer as ruínas maias e apreciar o charme dos edifícios, tais como El Castillo, o Observatório, El Caracol, o campo de Juego de Pelota ou a magnifica pirâmide de Chichén Itzá, mais conhecida como a pirâmide de Kukulcan.

Toda a cultura do lugar irá deixa-lo com a boca aberta, enquanto você anda no meio da natureza e admira a beleza de todas as paisagens. Definitivamente, Chichén Itzá é uma maravilha do mundo como muitas pirâmides no México.

Conhecer o Cenote Sagrado é uma das melhores atividades de Chichén Itzá. Você vai se maravilhar com o poço em que os rituais indígenas e os sacrifícios humanos foram realizados.

Visitar as feiras de artesanato e comprar lembranças para sua família e amigos é outra atividade que você poderá fazer nestas ruínas maias.

Rafael Couto
Porém deixo uma advertência, os vendedores locais são bem insistentes e primeiramente vão oferecer preços caríssimos. Se você tiver paciência e souber pechinchar, com certeza fará um bom negócio.

O que você não pode deixar de ver em Chichén Itzá

Pirâmide de Kukulcan “El Castillo”

Kukulcan

Um dos principais edifícios de Chichán Itzá é a Pirâmide de Kukulcan. Sem dúvida é o monumento mais impressionante destas ruínas maias em Yucatán.

Este edifício de base quadrangular é um excelente exemplo de arquitetura para fins astronômicos. Fica no meio de uma vasta esplanada e é cercada por outros locais impressionantes.

El Juego de Pelota de Chichén Itzá

El Juego de Pelota Chichen Itza

O Juego de Pelota é o “campo de futebol” dos maias e teve um profundo significado religioso para esta cultura.

Estes lugares monumentais são encontrados na maioria de suas cidades, embora o Juego de Pelota de Chichén Itzá seja o maior em toda a Mesoamérica: 166 metros de lado a lado. Tem três templos que provavelmente foram usados para rituais durante as partidas.

Entre as decorações e os intrincados entalhes destacam-se os anéis de pedra e têm uma qualidade tão acústica que um apito pode ser ouvido do outro lado: um perfeito exemplo da magnificência da cultura maia.

Seguro viagem para o México

Receba cotação agora do melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

Observatório “El Caracol”

Observatório “El Caracol” Chichen Itza

Hoje sabe-se que os maias conheciam a duração exata do ciclo solar anual e que o mediam em 365,24 dias. O Observatório de Chichén Itzá ou “El Caracol” foi dedicado ao estudo da astronomia e consiste em uma torre erguida em duas plataformas retangulares.

Seu apelido é derivado da escadaria incomum para o interior que se assemelha a uma concha de caracol. Do topo da torre, esses astrônomos surpreendentes observaram as estrelas e registraram seus movimentos.

Por estas razões, este edifício é considerado um dos principais de Chichén Itzá.

Hotéis perto de Chchén Itzá – Reserve agora os melhores hotéis no Booking

El Templo del Dios Descendiente

chichen itza templo kukulcan

Este templo, localizado à direita da pirâmide de Kukulcán, fica em uma plataforma plana que foi preenchida e preparada para servir de base. Na entrada há um guarda de penas cujos pés são iluminados quando o sol nasce.

Tem uma única câmara, um cofre na forma de uma garrafa e um telhado terminado em uma crista.

El Templo del Jaguar

piramide de kukulcan caracteristicas

Este edifício leva o nome por causa da sequência de onças localizadas na frente da estrutura, decorações que provavelmente estão relacionadas com a ordem militar dos “Tiger Knights”.

Consiste em diferentes camadas que são esculpidas e mostram diferentes tipos de imagens. Duas gigantescas serpentes emplumadas formavam as colunas no hall de entrada, enquanto as paredes interiores eram ricamente decoradas em pedra.

El Templo de los Guerreros

chichen itza historia

O Templo dos Guerreiros foi construído em um antigo edifício dedicado ao deus Chaac-Mool, que foi a figura central deste maravilhoso complexo. O mais legal são as 200 colunas que representam os guerreiros. Um ótimo lugar para fazer lindas fotos.

Cenote Sagrado em Chichén Itzá

cenote sagrado chichen itza historia

O Cenote Sagrado é um poço de 50 m de diâmetro na direção norte-sul e 60,5 na direção leste-oeste, com paredes quase verticais que se alargam em direção ao nível da água, formando cavidades calcárias.

Fica a 22 m da beira do rio até o nível da água e, de lá para o fundo, existem cerca de 20 metros de água com sedimentos lamacentos que às vezes atingem uma espessura de 4 metros, principalmente no centro.

Uma das características distintivas de Chichén Itzá é este belo cenote. Também é conhecido como Chenku ou Cenote dos Sacrifícios, este sobrenome é devido às histórias do século XVI que alegavam que as mulheres virgens eram lançadas nele e, de acordo com uma profecia, elas voltariam um dia vivas.

O uso do cenote para ritos e sacrifícios ocorreu principalmente no periodo clássico (800-1100) e no pós-clássico (1100-1550), onde foram encontrados muitos objetos arqueológicos e restos humanos.

Rafael Couto
O Período Clássico está associado ao esplendor de Chichén Itzá, e o Pós-Clássico representa o uso do Cenote Sagrado como local de culto e peregrinação.

O Equinócio em Chichén Itzá

O Equinócio de primavera em Chichén Itzá

O equinócio em Chichen Itza é um fenômeno fascinante que ocorre duas vezes ao ano, durante a transição das estações. Na primavera, por volta de 20 de março, e no outono, em torno de 22 de setembro, a luz do sol incide de maneira especial sobre a pirâmide de Kukulcán, criando um espetáculo arquitetônico e astronômico surpreendente.

Durante esses dias, as sombras projetadas na escadaria da pirâmide criam a ilusão de uma serpente que desce pela estrutura, representando o deus Kukulcán. Esse evento era de grande importância para a antiga civilização maia, pois marcava o início das estações e era associado a rituais religiosos e celebrações.

Rafael Couto
O equinócio em Chichén Itzá é um testemunho do profundo conhecimento astronômico e arquitetônico dos maias, que souberam incorporar com precisão os movimentos celestiais em suas construções.

A descida de Kukulcán

A descida de Kukulcán 

A projeção dos raios solares do poente sobre os degraus da pirâmide de Kukulcan durante o equinócio gera uma sombra que assemelha-se a uma serpente de 36 metros descendo os degraus da Pirâmide do Castelo até unir-se a uma colossal cabeça de cobra junto à base da escada. O vértice e a base da pirâmide encontram-se conectados pelas sombras por um período de 45 minutos antes de desaparecerem.

Rafael Couto
A pirâmide recebe seu nome em honra ao deus-serpente alada Kukulcan, que, segundo a mitologia maia, descia dos céus, abençoava os devotos, mergulhava nas águas sagradas e adentrava o submundo Xibalba, também conhecido como o Inframundo.

Onde comer em Chichén Itzá

Em Chichén Itzá você terá a oportunidade de provar a verdadeira comida mexicana, principalmente a tradicional cozinha yucateca.

No sitio arqueológico você irá encontrar pratos como o porco assado, panuchos (tortilha de milho frita, recheada com feijão preto e acompanhada de frango, repolho, tomate, cebola e abacate), pozole (semelhante a uma sopa de milho), sopa de limão, Kibi (parecido ao vendido no brasil), queijo recheado (recomendo muito este prato) entre outras muitas opções.

Além disso, dentro das Ruínas, você encontrará um tipo de cafeteria onde você pode comprar e comer pratos típicos, lanches e bebidas.

Um fato importante que devo mencionar sobre Chichén Itzá, é que está cercado por restaurantes e lugares onde eles servem a melhor da comida típica de Yucatán.

Para facilitar a vida dos amigos viajantes, separei algumas excelentes opções:

Las Mestizas

Restaurantes Yucatán

Este é um dos restaurantes tradicionais próximos à cidade ,maia. Ele oferece comida típica e seus preços são acessíveis. Recomendo os panuchos e a cochinita pibil, uma delícia!

A decoração do local também é bastante tradicional, assim como a vestimenta dos funcionários. O serviço é muito bom e amigável. Além disso, tem estacionamento. Está localizado na calle Pisté, muito perto da pirâmide de Chichén Itzá.

Oxtum

Restaurantes Yucatán

Sua localização é imbatível, assim como seus pratos e conta com ar condicionado. Os cardápios são tablets, fazendo que você se sinta em um ambiente gastronômico muito tecnológico. E se você não fala espanhol muito bem ou tem um amigo estrangeiro, não se preocupe! Eles têm menus em vários idiomas.

Os preços são um pouco altos, mas o serviço é tão excelente e rápido que valerá a pena comer aqui. No espaço, você pode saborear pratos como sopa de limão, cochinita pibil e tacos, obviamente!

Kastan Kan

Restaurantes Yucatán

Se você quer ter uma experiência gastronômica inesquecível e se lembrar de uma das melhores viagens, você tem que ir ao Kastan Kan. O restaurante oferece um serviço de buffet, onde você pode escolher sua comida e fazer as melhores combinações de sabores.

O restaurante tem uma atmosfera agradável e duas piscinas exteriores. Quando você for, não deixe de experimentar os ovos Motuleños e o Poc Chuc. É um espaço com uma atmosfera familiar onde os preços são razoáveis.

Loncheria Los Arcos

Restaurantes Yucatán

Se você está procurando uma opção simples e econômica para comer, a Loncheria Los Arcos é uma excelente opção. O local oferece pratos abaixo de 15 reais.

Os papadzules, tacos de ouro e o suco de chaya com abacaxi são boas opções. O restaurante tem uma atmosfera informal, porém a sua comida não fica atrás de qualquer outro restaurante no México.

Hacienda Xaybe’h D’Camara

Restaurantes Yucatán

Embora seu nome pareça um pouco complicado, este lugar vai satisfazer a sua fome sem complicações.
Está localizado muito perto de Chichén Itzá e é um local com um serviço de buffet. Então você pode escolher o que você quiser comer ao seu gosto.

Ele também tem uma variedade de pratos e é um lugar que irá surpreendê-lo pela sua limpeza.

Pollería Los Pájaros

Restaurantes Yucatán

Se você gosta de lugares rústicos e simples para comer, não pode perder a Pollería Los Pájaros. O restaurante oferece um delicioso frango feito na grelha com abacaxi assado. O sabor é incomparável!

Além disso, oferece bebidas refrescantes, tudo a preços bastante acessíveis. A Pollería Los Pájaros conta com uma atmosfera muito típica, e você pode passar por aqui antes ou depois da sua visita a Zona Arqueológica de Chichén Itzá.

Show noturno em Chichén Itzá

Show noturno El Castillo

Durante as noites, eles realizam o programa noturno Chichén Itzá. É um evento cheio de mitos em que você viajará pela história. Participando, você sentirá que os maias sabiam mais do que um segredo.

O Juego de Pelota iluminado é particularmente um show à parte. Será um momento muito mágico!

É uma viagem que começa na entrada do sítio arqueológico, geralmente às 20:00 horas, e dura cerca de 45 minutos. A atividade é realizada nos principais edifícios das ruínas.

Todo o percurso conta com um show de luzes que vai te conectar com os maias. Ao término do percurso, você será levado a  um lugar de frente da pirâmide de Kukulcán, onde começará uma narrativa acompanhada de projeções de luz na pirâmide, de verdade é algo inesquecível.

Rafael Couto
O show acontece de terça a domingo, dia em que a entrada custa metade. Às vezes os horários de Chichén Itzá mudam. Por exemplo, é recomendável que você saiba que durante o inverno o show começa um pouco mais cedo, às 19:30 horas.

O que fazer nos arredores de Chichén Itzá?

Cenote Ik Kil: Conheça essa joia de Yucatán

Cenote Ik Kil

O Ik Kil é um parque maravilhoso, cercado por plantas e árvores exóticas, que é o habitat ideal para diferentes aves selvagens como: tucanos, papagaios, cenzontles, caçadores de moscas, mot mot turquesa, cardeais e muitos outros.

À noite, em Ik Kil, é uma mistura de vários sons de sapos, grilos e macacos, porque o local é cercado por árvores, onde também animais selvagens, como veados, apreciam a beleza do local. Tudo isso acontece enquanto você desfruta de uma bela noite de estrelas e relaxa nos quiosques luxuosos com ar-condicionado e jacuzzi.

Porém, a principal atração do local é o majestoso cenote Ik Kil, cuja superfície é cercada por muita vegetação. Enquanto você entra e desce as escadas de pedra, encontrará pequenas varandas onde é possível ver como é bonita a sua volta.

Depois de chegar a uma plataforma que lhe dá acesso às águas cristalinas e frescas, você poderá ver a profundidade em que está localizada e também os pequenos peixes-gatos que moram no local.

Rafael Couto
Este é o lugar perfeito depois de visitar a as pírâmides de Chichén Itzá ou Ek Balam, porque lá você poderá se refrescar nas suas águas cristalinas depois de uma caminhada calorosa nos sítios arqueológicos. Você não pode perder esta experiência.

Quanto custa para entrar no cenote Ik Kil

Preço Cenote ik kil

Preço de entrada para o cenote Ik Kil: 80 pesos adultos (17 reais aproximadamente) / 40 pesos crianças (2020). O preço dos coletes é de 30 pesos mexicanos.

Armários ou aluguel de armários: 30 pesos mexicanos. O acesso ao cenote não é permitido com mochilas, portanto o aluguel do armário é quase obrigatório.

Também deve-se ter em mente que, se você for de carro, o estacionamento é gratuito.

Rafael Couto
Se você visitar Chichen Itzá, talvez receba um cartão de desconto que eles oferecem aos turistas. Normalmente na chegada a Chichén, você encontra diversas pessoas oferecendo cartões de desconto para outras atrações.

Como ir de Chichén itzá ao Cenote Ik Kil

Como ir de Chichén itzá ao Cenote Ik Kil

Chegar ao Ik Kil é muito fácil, pois está localizado a apenas 3 km (ou 8 minutos) do sítio arqueológico de Chichén Itzá e a 200 km de carro do centro de Cancun. Se desejar, a região ao redor do Parque Arqueológico de Ik Kil oferece boas estadias, lojas e restaurantes.

O cenote Ik Kil está localizado na Carretera de Mérida a Puerto Juárez; no Km. 122, Tablada Catastral 510, 97753 Xcalacoop, Yucatán, México.

Horário de visita ao cenote Ik Kil

O horário de visita ao cenote Ik Kil é das 9:00 às 17:00. Eles abrem todos os dias.

Visite a pitoresca Valladolid

Visite a pitoresca Valladolid

Visitar a cidade de Valladolid após Chichén Itzá é uma experiência enriquecedora. Valladolid encanta os visitantes com sua arquitetura colonial pitoresca, praças encantadoras e uma atmosfera relaxante.

É uma oportunidade para conhecer a cultura local, saborear a gastronomia regional e se conectar com a história e a autenticidade dessa encantadora cidade mexicana.

Curiosidades de Chichén Itzá

Pirâmide de Kukulcán

  • Várias equipes de investigação encontraram no fundo do Cenote Sagrado, objetos cerimoniais, ossos de animais e numerosos restos ósseos pertencentes a pessoas com idades compreendidas entre os 3 e os 55 anos.
  • Em agosto de 2015 descobriu-se que a pirâmide de Kukulcán está sob um cenote.
    No início do século XX, o americano Edward Herbert Thompson comprou a propriedade onde está Chichén Itzá.
  • Em 1926, o governo mexicano confiscou a terra onde a então “Hacienda Chichén” estava localizada e processou Thompson, acusando-o de ter se apropriado ilegalmente da propriedade.
  • A propriedade foi então devolvida aos seus herdeiros, embora, depois de vários esforços do governo mexicano, hoje seja propriedade do Estado de Yucatán.
  • Chichén Itzá recebe mais de um milhão de turistas todos os anos, o que a torna a segunda zona arqueológica mais visitada no México, depois de Teotihuacán.
  • O templo de Kukulcan tem quatro escadarias, de 91 degraus cada, que somam no total 364. Com a plataforma superior, há 365. no total que representam os dias do ano.
  • Dentro do templo dos guerreiros, na parte mais alta, há uma mesa apoiada por estátuas de duendes, conhecidos entre os maias como “Aluxes”; diz a lenda que aí os sacrifícios foram feitos aos deuses, tem alguns buracos onde o sangue supostamente corria até chegar ao cenote sagrado. Atualmente o acesso a essa área não é mais permitido.

O que levar a um passeio a Chichén Itzá?

O que levar a um passeio a Chichén Itzá?

  • Protetor Solar: Proteja-se dos raios solares intensos levando protetor solar para aplicar ao longo do passeio.
  • Chapéu ou Boné: Use um chapéu ou boné para se proteger do sol e garantir conforto durante a visita.
  • Óculos de Sol: Leve óculos de sol para proteger seus olhos dos raios solares e manter a visão clara durante o passeio.
  • Câmera Fotográfica: Capture os momentos especiais levando uma câmera fotográfica para registrar as belezas de Chichén Itzá.
  • Água Potável: Mantenha-se hidratado ao longo do dia levando água potável suficiente para todo o passeio.
  • Lanches Leves: Leve lanches leves e nutritivos para recarregar energias e desfrutar do passeio sem interrupções.
  • Calçados Confortáveis: Use calçados confortáveis e apropriados para caminhadas para garantir conforto ao explorar o sítio arqueológico.
  • Documentos e Dinheiro: Não se esqueça de levar documentos de identificação e algum dinheiro em espécie para despesas eventuais durante o passeio.

Dicas práticas para conhecer Chichén Itzá

Dicas práticas para conhecer Chichén Itzá

  1. O equinócio de primavera em Chichén Itzá acontece entre 19 e 23 de março e o de outono entre 22 e 23 de setembro.
  2. Planeje a Visita com Antecedência: Organize sua visita a Chichén Itzá com antecedência para aproveitar ao máximo a experiência.
  3. Chegue Cedo para Evitar Multidões: Visite o sítio arqueológico logo pela manhã para evitar as multidões e apreciar a serenidade do local.
  4. Use Roupas Leves e Confortáveis: Opte por roupas leves, calçados confortáveis e não se esqueça do protetor solar para desfrutar do passeio.
  5. Leve Água e Lanches: Mantenha-se hidratado e energizado durante a visita levando água e lanches leves.
  6. Contrate um Guia Local: Considere contratar um guia local para obter informações históricas e culturais mais detalhadas sobre o sítio.
  7. Respeite as Áreas Restritas: Siga as regras e evite tocar ou danificar as estruturas antigas e áreas restritas para preservar o patrimônio.
  8. Explore Além da Pirâmide de Kukulcan: Dedique tempo para explorar outras estruturas e cantos menos visitados de Chichén Itzá para uma experiência mais completa.
  9. Aproveite as Atividades Culturais: Participe de apresentações culturais e eventos que podem oferecer insights sobre a rica história e tradições do local.

Assessoria com Roteiro personalizado em Cancun e Riviera Maya

Assessoria em Cancun

Uma dica importante é sobre o fazer um roteiro personalizado para sua viagem. Existem vários lugares que vendem os passeios e nós sempre pesquisamos bastante antes de comprar. Na última viagem, nós descobrimos uma agência sensacional, que é brasileira e tem todos os passeios mediante uma assessoria.

Vale lembrar que a agência não vende somente os passeios, o serviço inclui uma assessoria especializada onde os passeios entram de acordo com o seu perfil; é ideal para quem quer montar uma viagem personalizada com roteiros exclusivos e um acompanhamento constante no destino.

São ideais para quem deseja escolher as melhores opções de passeios, os melhores fornecedores e a melhor maneira de conhecer um lugar, podendo ser por passeios ou até para quem vai alugar um carro. Com eles, aproveitamos muito melhor nosso tempo!

Podem pesquisar as referências deles: são a agência número 1 no TripAdvisor de Cancun, conquistaram o selo por anos seguidos e estão entre as melhores do mundo!

Sua viagem otimizada em Cancun e Riviera Maya

Especializados exclusivamente em Cancun e região, eles assessoram você no planejamento e durante todos os dias da sua viagem. Desde dicas do que visitar, qual passeio é ideal para o seu perfil, até consultoria de hotéis, caso você ainda não tenha escolhido onde se hospedar. Tudo isso com base no mesmo roteiro, além de um planejamento financeiro para que você possa viver sua viagem sem preocupações e sem surpresas negativas.

O atendimento é realmente excelente, personalizado, em português, e eles ajudam em tudo. Recolhem você no aeroporto (dependendo do pacote adquirido) para dar as boas-vindas, acompanham você até o hotel, e estão disponíveis para qualquer imprevisto. Seja emergência médica, perder algum transporte, qualquer coisa mesmo, pode ligar para eles!

Todos os passeios que fizemos foram excelentes, com uma estrutura ótima e tudo de confiança. Foi muito melhor do que comprar por sites gringos ou lá em Cancun. Se você quer viver uma experiência única, personalizada, com suporte e tudo organizado sem se preocupar com os detalhes, é só acessar o site deles. Eles fazem o atendimento via vídeo chamada, é muito personalizado mesmo! Ao se cadastrar no site, preencha todos os passos até chegar no agendamento. É rapidinho e eu te garanto que vai valer a pena.

Se você quiser saber mais informações ou curiosidades de Chichén Itzá, deixe seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México. 

Perguntas frequentes

Chichén Itzá, antiga cidade maia fundada pelos Itzá no século V DC, é um importante sítio arqueológico na Península de Yucatán, México.
Chichén Itzá está a leste de Yucatán, México, no município de Tinum. São cerca de 200 km até Cancún, ao nordeste, e é possível percorrer essa distância de carro em aproximadamente duas horas e 40 minutos.
A entrada em Chichén Itzá inclui uma taxa estadual de $417 MXN (R$110), tornando o custo total do ingresso $497 MXN (R$133)
A atração principal de Chichén Itzá é a pirâmide, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, dedicada ao culto do deus Kukulcán, que significa serpente emplumada. A pirâmide destaca-se pelos seus dois lados bem preservados.
Dentro da pirâmide de Chichen Itza, destaca-se o altar do jaguar vermelho com detalhes em jade, representando um jaguar pintado de vermelho e decorado com mosaicos turquesa reproduzindo as manchas do felino. Este altar é uma notável peça de arte e arquitetura maia.
Chichén Iztá foi construída para ser um local de sacrifícios humanos em honra a “Chaac”, deus maia da chuva, com colunas esculpidas retratando guerreiros corajosos e o antigo mercado de Chichén Itzá, contando com cerca de 1000 colunas.
Uma viagem de Cancun a Chichén Itzá dura cerca de 3 horas.
Não está permitido subir na Pirâmide de Kukulcán.
Os maias floresceram entre 250 d.C. e 900 d.C., construindo impressionantes cidades como Chichen Itzá e Tikal na Mesoamérica.
A pirâmide de Chichen Itza tem 91 degraus.
Com técnicas modernas de tomografia, descobriu-se que a primeira camada da pirâmide de Chichen Itza tinha 10 metros de altura. Acima dela, foi construída uma segunda pirâmide de 20 metros de altura entre os anos 800 e 1000, e a última camada atingiu 30 metros de altura entre os anos 1050 e 1300.
Chichén Itzá foi uma cidade maia pré-colombiana importante, localizada no município de Tinum, no estado de Yucatán, no México. Ela desempenhou um papel crucial nas planícies maias do norte durante o período clássico tardio, entre os anos 600 e 900 d.C.
Existem duas estradas para chegar a Chichén Itzá: a Carretera 180D, bem sinalizada, reta e com pedágio, e a estrada 180, sem pedágio, mas com um percurso mais longo.
A Pirâmide de Kukulcán, construída pelos Maias em Chichen Itzá, é um calendário de pedra marcando solstícios e equinócios, cruciais para o ciclo agrícola dos antigos habitantes da região. “Kukul” significa sagrado e “can” significa serpente.
Entre as cidades-estado maias, destacam-se Chichen Itzá, Copán, Tikal, Palenque, Xunantunich, entre outras.
Chichén Itzá foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1988 e, em 2007, selecionado como uma das novas Sete Maravilhas do Mundo. É um passeio imperdível para os amantes de história e cultura.
Não, Cancun não possui pirâmides. A mais famosa, Chichén Itzá, está a 3 horas de carro de Cancun.
A viagem de carro de Cancún para Chichén Itzá é fácil: basta seguir pela rodovia 180 e depois pela 180D. Para uma visita confortável e informativa, considere contratar um passeio com guia turístico que inclua transporte até o local.
Os equinócios são os melhores dias para visitar Chichen Itzá, quando o sol projeta a serpente de Kukulkan na pirâmide de maneira surpreendente, explicando sua inclusão na lista das 7 maravilhas.

Reserva agora seu passeio a Chichén Itzá em até 12 vezes

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Comparar Seguro de Viagem. Com o Comparar Seguro de Viagem você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México.

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país e pelo Caribe. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

2 comentários

  1. Carolina F R Faria em 09 jan 2020 às 22:41

    Oi, Rafael. Vou ao México mês que vem e seu blog está sendo muito útil nos preparativos para a viagem. Estou pesquisando tours a Chichen Itzá, para decidir se contrato um ou se vou por conta própria. Em um dos sites que encontrei, a empresa fala em uma taxa de U$23 que deve ser paga no local, em cartão de crédito. E diz também que eles mesmos cobram essa taxa, ainda dentro do ônibus. Achei meio esquisito. Existe alguma taxa nesse valor?
    O cenote que você menciona no post fica dentro do sítio arqueológico, próximo à pirâmide e ao campo do juego de pelota?

    Muito obrigada pela atenção!

  2. Livia em 20 abr 2021 às 18:52

    Oi Rafael, tudo bem? É possível conhcer a pirâmide e o cenote no mesmo dia, ou o tempo é muito curto para as duas atrações? Obrigada

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun
Role para cima