20 curiosidades do México que você não sabia

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]

Obviamente todo mundo no Brasil já ouviu falar do Chaves ou da bebida mais tradicional do México, a Tequila. Porém, existem outras curiosidades do México que poucos sabem.

Estamos acostumados a ler e ouvir falar das belas praias de Cancun e de sítios arqueológicos como Chichén Itzá, onde está uma das 7 maravilhas do mundo moderno, a pirâmide de Kukulcán.

Por outro lado, o México é um país fascinante que oferece muito mais aos milhares de turistas que o visitam todos os anos.

Parta entender melhor, separamos uma lista com 20 curiosidades do México.

20 curiosidades do México que você não sabia

Culturas Mesoamericanas

#1 – O homem está presente no México desde 30 mil anos atrás e depois de milhares de anos de desenvolvimento cultural, surgiram no território mexicano as culturas mesoamericanas, aridoamericanas e oasisamericanas.

#2 – O México conta com uma população de 119 milhões de pessoas (2016). O país conta com aproximadamente 287 idiomas, é o país de língua espanhola mais povoado, assim como o sétimo país com a maior diversidade linguística do mundo. O estado reconhece o espanhol como língua oficial junto com 67 idiomas indígenas.

Reserva agora seu hotel no México

Reserva agora seu hotel no México com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

#3 – A constituição vigente promulgada em 1917 estabelece que o nome oficial é Estados Unidos Mexicanos.

#4 – O nome real do primeiro presidente do México é José Miguel Fernández Guadalupe Victoria. José Miguel Fernandez mudou seu sobrenome para Guadalupe Victoria em homenagem à Virgem de Guadalupe e a vitória na luta pela independência.

#5 – O México possui uma superfície de 1 964 375 km², sendo assim o decimo quarto país mais extenso do mundo e o terceiro maior da América Latina.

Patrimonio da Humanidade no México

#6 – De acordo com a Organização Mundial de Turismo, o México é o principal destino turístico da América Latina e o décimo mais visitado do mundo. Tudo isso pelos 35 lugares culturais ou naturais que são considerados pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, sendo o principal destino da América Latina e o sexto no mundo.

Sitios arqueológicos do México

#7 – De acordo com o Instituto Nacional de História e Antropologia (INAH), no México estão registrados 37.266 sítios arqueológicos.

#8 – O Castelo de Chapultepec, localizado no Bosque de Chapultepec na Cidade do México, é o único castelo da realeza construído no continente americano.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

#9 – O México é o maior consumidor per capita de Coca Cola no mundo e o país com a maior taxa de obesidade no mundo, de acordo com um relatório da ONU.

Biodiversidade no México

#10 – O México é o quarto país com a maior biodiversidade no mundo; podemos encontrar entre 10% a 12% de todas as espécies do mundo em território mexicano.

População da Cidade do México

#11 – A Cidade do México conta com somente 1.499 quilômetros quadrados de extensão territorial e é atualmente a segunda região mais habitada do mundo (depois de Tóquio, no Japão). Supera em habitantes e economia a centenas de países e sua população é similar a toda a América Central.

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

#12 – A Cidade do México é a cidade que mais consome água potável no mundo.

Gastronomia mexicana

#13 – Em 2010 a gastronomia mexicana foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A origem da atual cozinha mexicana se estabelece durante a colonização espanhola, sendo uma mistura da cozinha espanhola com os índios nativos.

Da origem indígenas são adicionados o milho, a pimenta, feijão, abóboras, abacates, batata doce, tomate, cacau, frutas, condimentos e muito mais.

Cratera de meteoro em Yucatán

#14 – Em 1981 enquanto funcionários da Pemex perfuravam procurando petróleo na Península de Yucatán, detectaram uma mudança brusca na profundidade.

Descobriram que era uma cratera do meteoro que provocou a extinção dos dinossauros há 65 milhões de anos.

O impacto formou uma cratera de 180 KM de diâmetro que atualmente está sepultado a 600 metros de profundidade onde atualmente é a cidade de Chicxulub, em Yucatán.

Museus na Cidade do México

#15 – A Cidade do México é a segunda cidade do mundo com mais museus, ficando atrás apenas de Londres, na Inglaterra.

Reserve um carro com a Rentcars

Com a Rentcars você pode comparar entre várias locadoras e achar o carro que mais se adapta às suas necessidades. Reserva agora com as melhores tarifas e saia explorando o México.

Basilica de Guadalupe na Cidade do México

#16 – A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe é considerada o segundo santuário católico mais visitado do mundo, recebendo mais de 20 milhões de fiéis por ano.

#17 – A Cidade do México está construída sobre a as ruínas de uma antiga cidade asteca, Tenochtitlán.

Pirâmide de Cholula

#18 – A maior pirâmide do mundo é a grande Pirâmide de Cholula, no estado de Puebla. O volume da pirâmide é de aproximadamente 4.5 milhões de metros cúbicos.

A base mede 450 x 450 metros, quatro vezes o tamanho da pirâmide de Giza, no Egito.

Migração das borboletas monarca no México

#19 – Milhares de borboletas Monarca migram a México todos os anos desde Estados Unidos e Canadá e infelizmente o desmatamento está destruindo seu habitat natural.

Salada Caesar México

#20 – A Salada Caesar não foi criada na antiga Roma, como muitos pensavam; a sua origem real é da cidade de Tijuana. A receita surgiu em 1942 no restaurante de César Cardini.

Você já conhecia alguma dessas curiosidades do México? Se conhece mais alguma deixa seu comentário, ou escreve direto no Instagram do Guia México.

 

Reserve aqui seus passeios na Cidade do México

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]
Categoria Cidades

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!