Yucatán no México: Uma joia entre o Caribe e o Golfo do México

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]

Yucatán é um belo mistério e é pouco explorado pelos brasileiros que visitam as maravilhas do caribe mexicano. É um lugar cheio de cultura e história, com uma beleza indescritível formada pela união do Mar do Caribe com o Golfo do México.

Conta com belos flamingos que pintam de rosa seu litoral, muitos vestígios arqueológicos deixados pelos maias e com as belas águas azuis dos seus intermináveis cenotes. A mãe natureza derramou toda a sua bondade nesta região e podemos notar isso pelas lindas praias, lagos, cidades e pelo seu povo, sempre alegre e pronto para ajudar.

Cancun e Riviera Maya possuem um encanto particular, porém Yucatán é parte importante da história mexicana. Poderia falar de muitas coisas neste artigo, porém hoje vou colocar uma lista com as melhores atrações deste lugar inesquecível.

11 atrações inesquecíveis de Yucatán

1 – Celestún Yucatán

Yucatán

Celestún está localizada em uma das principais reservas ecológicas do país. A poucos quarteirões da praça central desta pequena cidade, está a praia com uma exuberante vegetação e muitas aves migratórias.

Aqui vive a única colônia de flamingos americanos e a temporada ideal para observá-los é de janeiro a junho (um espetáculo rosa). Você pode conhecer Celestún em barco em dois passeios; o norte, onde você encontrará uma nascente de águas cristalinas conhecida como “olho de agua de Baldiosera, o túnel do mangue e os flamingos.

No passeio sul você percorrerá o bosque petrificado de Tampetén e Punta Pelicanos, onde o rio se encontra com o mar (lugar incrível).

Onde fica: A 107 km de Mérida pela estrada federal 281

Reserve agora seu hotel em Mérida

Reserve seu hotel na bela cidade de Mérida com as melhores tarifas que o Guia México oferece em parceria com a Booking.com.

2 – El Palmar Yucatán

Yucatán

El Palmar é o lugar ideal para os viajantes que curtem atividades eco turísticas. A bordo de uma lancha você poderá admirar a vegetação e a grande colônia de aves da região, especialmente o pato canadense que se reproduz na aqui.

Outra maneira de explorar o lugar é através de uma longa caminhada noturna. Aqui encontra-se o farol mais alto do estado de Yucatán.

Onde fica: A aproximadamente 80 km de Mérida

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias no México sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

3 – Sisal Yucatán

Yucatán

Sisal, que já foi o principal porto marítimo de Yucatán, agora é um lugar tranquilo e receptivo; é ideal para uma viagem em família para curtir as suas areias brancas e mar esverdeado.

Aproveita para conhecer a história do porto, que durante o século XIX e principio do século XX funcionou como alfândega e porta de entrada e saída de diversos produtos como o henequén (uma planta) que foi a fonte de riqueza do estado durante o século XIX. Naquela época, todas as cordas e sacolas utilizadas no mundo todo eram produzidas em Yucatán.

Onde fica: A 72 km de Mérida pela federal 281

4 – Chelem Yucatán

Yucatán

Chelem é uma cidadezinha Pesqueira que oferece lindas praias onde você pode fazer mergulho com cilindro e dar longos passeios em veleiro. Milhares de aves adotaram este destino como sua casa e é outro lugar onde você pode admirar os flamingos.

Onde fica: A 52 km de Mérida pela federal 261

5 – Puerto Progreso

Yucatán

Puerto Progreso é o principal porto comercial e pesqueiro de Yucatán. Conta com vários quilômetros de praias de areia branca e aguas tranquilas, ideal para navegar, passear em caiaque e até para aprender a nadar.

Aqui sempre são realizados torneios de windsurf e pesca. Na lagoa localizada do lado oposto a marina, é possível praticar todos os tipos de esportes aquáticos, principalmente kite surf e esqui aquático.

A aproximadamente 4 km, está Chicxulub, outro vilarejo de pescadores com uma prainha bem bonita. Vale a pena explorar.

Onde fica: a 10 km de Chelem

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

6 – Arrecife Los Alacranes

Yucatán

O arrecife Los Alacranes (escorpiões) possui este nome pela forma de pinças nos seus extremos. Esta reserva da biofesra Ramsar está integrada por cinco ilhas. Isla Pérez, Desterrada, Pájaros, Blanca e Desaparecida.

O arrecife é o refúgio de várias espécies de aves como o pelicano e as gaivotas. Aqui você pode fazer mergulho com cilindro no meio de mais de 600 espécies de peixes, além de tartarugas e lagostas. Se você também pode fazer snorkel e pescar.

Para conhecer este lugar incrível, é necessário contratar um tour em Puerto Progreso ou em Mérida.

Onde fica: A aproximadamente 100 km de Puerto Progresso

7 – Telchac Puerto

O que fazer em Yucatan

Nesta área está surgindo um dos complexos turísticos mais interessantes da costa de Yucatán, também conhecido como Nuevo Yucatán. Conta com belas praias de areia branca e poucos quilômetros está uma incrível lagoa rosada, um refúgio para milhares de flamingos.

Aproveita a visita para conhecer o sitio arqueológico Xcambó, um importante centro cerimonial Maya.

Onde fica: A 43 km de Puerto Progreso

Alugue um carro no México

Com a Rent Cars você compara o preço de várias locadoras e escolhe a tarifa mais adequada para você. Há muitas atrações próximas a Mérida e Cancun e com certeza um carro vai lhe ajudar a explorar tudinho!

8 – San Crisanto

San Crisanto

San Crisanto é outro lugar perfeito para entrar em contato com a natureza. Para explorar tudo, você pode fazer um tour que é organizado pelos pescadores da região. No passeio em barco, você visitará uma serie de canais conectados com cenotes e nascentes, onde poderá observar o mangue e ver a grande quantidade de peixes que vivem nos canais.

Depois do passeio, você poderá nadar em algum dos belos cenotes ou descansar na bela Playa Santa Clara (totalmente recomendado).

Onde fica: A 10 km de Telchac Puerto

9 – Dailam de Bravo Yucatán

Passeios em Cancun

Dailam de Bravo é um porto pesqueiro localizado na reserva estadual de Dzilam, onde vivem várias espécies da flora e fauna. Eu recomendo dois passeios aqui, um até a nascente Xbuya Há, cenote Elepeten e uma bela lagoa; o segundo para apreciar plantas e animais da região. São as duas coisas mais interessantes para fazer por aqui.

Onde fica: A 30 km de San Crisanto

10 – Las Coloradas

Las Coloradas

Las Coloradas é um pequeno porto com um lago de águas rosadas com um efeito visual fascinante. Tudo isso devido a concentração de sal combinada com microrganismos que se intensificam com os raios de sol.

A região foi declarada área de proteção de tartarugas marinhas, já que conta  com diversas espécies como a Carey, Blanca e Caguama.

O local também é uma das áreas mais importantes de extração de sal no México e também é a casa de muitos flamingos (eles estão por toda Yucatán).

Onde fica: A 169 km de Dzilam de Bravo

11 – El Cuyo Yucatán

Puerto Progresso

El Cuyo é uma vila de pescadores dentro da Reserva Nacional de Ría Lagartos (incrível) e é conhecido como o tesouro escondido da costa esmeralda de Yucatán.

Além de poder observar as belas águas azul turquesa das suas praias, você poderá ver flamingos, tartarugas marinhas e um farol bem interessante construído sobre os vestígios de uma ruína maia.

Onde fica: A 114 km da Las Coloradas.

Vale a pena visitar Yucatán?

Se você está de passeio pelas praias de Cancun e curte explorar belas cidades e ter muito contato com uma natureza diferente de tudo o que você já viu, vale muito a pena uma visita a Yucatán, seja em suas lindas praias e lagos, a sua bela capital Mérida e a todas as ruínas mayas que correspondem à Ruta Puuc.

Como chegar a Mérida?

Para chegar a Mérida você pode alugar um carro em Cancun e a viagem dura aproximadamente 3 horas. Você também pode utilizar o ônibus da ADO que sai da Rodoviária de Cancun.

Tanbém há voos diretos do Aeroporto Internacional da Cidade do México. Você pode utilizar a Interjet, Volaris ou a Vivaaerobus.

Se você quer mais dicas de Yucatán deixe seu comentário aqui ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Reserve agora seus passeios em Yucatán

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Confira os últimos posts em “Mérida”

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]
Categoria Mérida

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!