Museu Frida Kahlo: Tudo que você precisa saber

Compartilhar este artigo

5 (100%) 3 voto[s]

Entre a infinidade de museus da Cidade do México, o Museu Frida Kahlo é um dos que mais se destaca pela sua originalidade e pela história interessante e controversa da artista mexicana.

Frida Kahlo é a artista mexicana mais famosa da história do México e uma das mais importantes do mundo. Suas pinturas, principalmente seus auto-retratos, receberam a qualificação mundial de obras-primas e prestígio para os museus, instituições e colecionadores particulares que os possuem.

Mas Frida era um ser humano excepcional que ia muito além do trabalho artístico, com uma atitude totalmente diferente perante a vida, uma aparência peculiar, roupas exóticas e que viveu uma relação turbulenta com o também artista, Diego Rivera.

Frida Kahlo é um ícone nacional e seu museu permite que os mexicanos e visitantes estrangeiros se aproximem da vida e obra de um símbolo de “mexicanidade”.

Onde fica o Museu Frida Kahlo?

Museu Frida Kahlo

Frida Kahlo nasceu e morreu em uma casa no belo bairro de Coyoacán, na Cidade do México,  localizada na esquina das ruas Londres e Allende. Também é conhecida como Casa Azul e é sede do museu em homenagem à artista.

Nesta casa que virou um símbolo da capital mexicana, Frida deu suas primeiras pinceladas e conseguiu continuar pintando quase sem condições, com o corpo destruído pelo acidente de carro que sofreu em 1925, enquanto entrava incessavelmente na sala de cirurgia para acumular 32 intervenções.

Embora ela tenha vivido em muitos lugares após seu casamento com Diego Rivera, Frida sempre considerou que sua verdadeira casa era a Casa Azul e voltava para ela sempre que podia.

A casa foi construída pelos pais de Frida em 1904 e sempre foi imposto que continuasse sendo pintada desta cor. Pelo menos Frida a pintou dessa cor em seu trabalho a óleo de 1936 “Meus avós, meus pais e eu”.

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Quais são os principais espaços da Casa Azul?

Museu Frida Kahlo

A Casa Azul tem um jardim que foi decorado pelo casal Rivera-Kahlo com uma variedade de cactos, entre os quais figuram nopales, magueyes e biznagas. Com o tempo, plantaram-se algumas árvores que agora protegem o local de maneira acolhedora.

Em um canto do jardim há uma pirâmide que foi enviada para construir por Diego Rivera quando uma extensão da Casa Azul foi criada para receber o russo Leon Trotsky.

A pirâmide de três níveis e uma escadaria que corre ao longo de um de seus rostos, foi decorada com objetos pré-hispânicos, como caveiras esculpidas em basalto e peças arqueológicas.

O Estúdio da Casa Azul foi projetado em 1944 pelo pintor e arquiteto mexicano Juan O’Gorman e abriga uma coleção de objetos de trabalho de Frida e algumas peças arqueológicas coletadas pelo casal. Entre os instrumentos que passaram pelas mãos do pintor estão seus pincéis e o espelho que ela costumava se auto-retratar.

No quarto pessoal de Frida, a maior parte do espaço é ocupado por uma cama de madeira com dossel, que é a máscara da morte da artista, feita pelo escultor Ignacio Asúnsolo Durango.

No teto da cama há um espelho que foi instalado por Dona Matilde Calderón, mãe de Frida, para facilitar o trabalho da pintora após o acidente.

A cozinha da Casa Azul é em estilo antigo e está cheia de peças de arte popular coletadas por Frida e Diego. O casal gostava de preparar seus pratos mexicanos da maneira antiga, com lenha, apesar do fato de que fogões a gás já existiam.

A sala de jantar foi preservada da maneira que Frida e Diego a deixaram, com peças de arte popular usado pelo casal para decorar o espaço.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

Quais são as principais obras de Frida na coleção permanente do museu?

Museu Frida Kahlo

No museu Frida Kahlo você encontrará obras como “Retrato do meu pai Guillermo Kahlo”, obra dedicada a Carl Wilhelm Kahlo, um fotógrafo alemão que se estabeleceu no México em 1891 e espanholizou seu nome para Guillermo.

No retrato pintado por Frida, Guillermo Kahlo aparece vestindo um terno marrom, com um bigode espesso junto a antiga câmera fotográfica que o sustentou durante seus estudos na Cidade do México.

Embora o retrato não esteja datado, sabe-se que foi feito por volta de 1951, já que aparece em uma foto de Frida feita durante uma entrevista para o jornal Novedades.

Com relação a algumas lacunas de informação no trabalho de Frida Kahlo, devemos ter em mente que a artista alcançou a celebridade vários anos após sua morte.

Outro trabalho de Frida no museu é “Minha Família”, uma pintura a óleo que ela deixou inacabada e na qual ela trabalhou em várias etapas, inclusive em 1954, pouco antes de sua morte.

Na foto de família aparecem os 4 avós na parte de cima, os pais no centro e na parte de baixo junto a Frida suas 3 irmãs, 3 sobrinhos e um bebê até hoje desconhecido.

Outro trabalho para apreciar é o “Frida e a Cesariana” um óleo inacabado de 1931 que possui um simbolismo dramático, pois uma das grandes frustrações da artista era não poder ter filhos, nem mesmo com cesariana, pois na sequência do seu acidente ela sofreu dois abortos. A foto foi feita em 1931, um ano após o primeiro aborto e 6 após o acidente.

Na Casa Azul também está a pintura Viva La Vida, o conhecido trabalho a óleo com as melancias de Frida, que a pintora intitulou e datou 8 dias antes de morrer em 1954. Este foi o último trabalho feito por Frida.

Existem outros objetos no museu ligados à vida de Frida?

Museu Frida Kahlo

Há dois relógios feitos no Barrio de La Luz, Puebla, que foram artisticamente decorados por Frida e nos quais ela capturou uma alegoria de sua turbulenta relação com Diego Rivera.

No relógio à esquerda, Frida faz alusão a seu rompimento com Rivera com a frase “As horas foram quebradas. 1939 setembro “No relógio à direita, refere-se ao local, data e hora da reconciliação com a expressão” Em São Francisco, Califórnia. 8 de dezembro de 40 a onze ”

O empresário americano Nelson Rockefeller deu a Frida um cavalete especialmente projetado para pessoas com problemas motores, que está na Casa Azul.

Também está exposto no museu uma coleção de borboletas que foi dada a Frida pelo escultor americano Isamu Noguchi, com quem a pintora teve um relacionamento amoroso.

As cinzas de Frida Kahlo estão na Casa Azul em uma tigela de estilo pré-hispânico em forma de sapo, um projeto que simboliza a admiração da artista pelas civilizações pré-colombianas e seu amor por Rivera, que era chamado “Sapo rã”

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Há exposições especiais no museu ligadas à vida de Frida Kahlo?

Museu Frida Kahlo

Em 2012, a exposição intitulada “Aparências enganam: vestidos de Frida Kahlo” foi inaugurada na Casa Azul, e teve grande repercussão tanto no mundo da arte quanto no mundo da moda.

Essa foi a primeira exposição feita com os vestidos de Frida, os mesmos que a artista utilizou para construir parte de sua imagem pública. Os vestidos eram peças tradicionais mexicanas que ela utilizou para seu maior conforto depois do acidente incapacitante.

Alguns vestidos de Frida foram descobertos em 2004 no banheiro da Casa Azul e inspiraram estilistas como Jean Paul Gaultier e Ricardo Tisci em algumas de suas coleções.

Qual é o horário e o preço do ingresso ao Museu Frida Kahlo?

Museu Frida Kahlo

O Museu Frida Kahlo abre de terça à domingo em dois horários; Às quartas-feiras, o horário é das 11h às 17h45 e os dias restantes abrem das 10h às 17h45.

As tarifas gerais são de aproximadamente 38 reais nos dias de semana e de 42 reais nos fins de semana, com preços preferenciais de acordo com a nacionalidade, idade e outras categorias.

Sábados e domingos são disponibilizados ao público o “Fridabus – Um dia com Frida e Diego” que faz a visita ao Museu Frida Kahlo e Diego Rivera  e ao Museu Anahuacalli, ambos localizados em Coyoacán.

O pacote tem um preço normal de aproximadamente 30 reais com uma taxa preferencial de 15 reais para menores de 12 anos e inclui bilhetes para os dois museus e transporte entre eles. Os ônibus têm saídas às 12:30, 14:00 e 15:30.

Passagens aéreas para o México

Compara agora as melhores opções de voos para o México e escolha a cia aérea que mais se encaixa no seu orçamento.

Como chegar ao museu Frida Kahlo?

Museu Frida Kahlo

Para ir ao museu Frida Kahlo de transporte público, você tem que chegar à estação de metrô Coyoacán (Linha 3) e em seguida, pegar um micro-ônibus na Avenida Coyoacán em direção ao centro do bairro. Você tem que sair na rua Londres e finalmente andar 4 quarteirões até a Casa Azul.

Reserva agora seu tour Frida Kahlo

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 3 voto[s]
Categorias Cidade do México Cidades Passeios

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!