Coyoacán: O que fazer no bairro mais legal da Cidade do México
De todos os passeios possíveis na Cidade do México o meu preferido sempre foi o bairro de Coyoacán, pois você se sente em uma pequena cidadezinha no interior. Tudo isso dentro de uma das cidades mais populosas do mundo. Todo mundo sempre recomenda que você vá a este pitoresco bairro, mas ninguém lhe diz exatamente o que fazer em Coyoacán, uma área turística no sul da Cidade do México que preserva seu charme e seu sabor em cidade pequena.
O centro de Coyoacán não é adequado para quem foge da agitação, porque sempre tem muita gente. Mesmo que seja segunda-feira, você encontrará quase tudo aberto, até os bares e cantinas. Mas vamos começar do zero, já que antes de saber o que fazer em Coyoacán, você precisa ter uma ideia clara de como chegar lá. Vamos lá?
Hotéis na Cidade do México com avaliação Fantástica ou Excepcional
Hotéis 5 Estrelas na Cidade do México
Hotéis 4 estrelas na Cidade do México
Hotéis 3 Estrelas na Cidade do México
Hotéis no Centro Histórico da Cidade do México
Acomodações nas regiões recomendadas pelo Guia México
Como chegar ao centro de Coyoacán?
De carro (Uber)
Me perdoe se você prefere o conforto de um carro, mas chegar a Coyoacán desta maneira é muito complicado, mas não porque você vai se perder, o caminho é simples. O mais louco é o tráfego no centro e encontrar estacionamento, que, se você conseguir, será caro e longe do centro. Se você quiser ir de Uber, pode ser uma boa, porém, Coyoacán fica longe do centro da Cidade do México.
Reserva agora seu hotel na Cidade do México
Reserva seu hotel na Cidade do México com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.
De micro-ônibus
É uma opção que dá um pouco de trabalho, mas funciona. Você pode pegá-lo saindo do metrô Taxqueña (linha 2), Miguel Ángel de Quevedo ou Coyoacán (linha 3).
De metrô
Se você for a Coyoacán com um sapato confortável, esta é a melhor opção. Do metrô de Coyoacán (linha 3), é preciso andar alguns quarteirões até o centro. No entanto, depois de atravessar a Av. Río Churubusco e pegar a Av. México, o panorama muda completamente e a turisteada começa entre belas mansões que parecem presas no tempo. Não há como se perder, basta perguntar a qualquer pessoa no Jardim Centenário.
Seguro viagem para o México
Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.
O que fazer em Coyoacán?
Há muito o que fazer em Coyoacán e muito o que ver. Uma imensa quantidade de restaurantes, bares, cantinas (botecos antigos), livrarias, parques, lojas e galerias. Veja a seguir o mais interessante deste bairro.
Visite a igreja e o Convento de San Juan Bautista
Por dentro é charmoso e por fora, vai fazer você querer se casar lá. Os monges franciscanos a construíram e levou 30 anos para concluir as duas etapas da construção. Eles começaram em 1522 e terminaram em 1552.
Sua beleza tem resistido a várias reconstruções, reformas, abertura de novas ruas, existência de cemitério e até pomar.
Tire a foto clássica na Fonte do Coiote
Coyoacán em Nahuatl significa “lugar dos coiotes” porque costumava ser um lugar onde muitos desses animais estavam concentrados.
Uma lenda conta que um frade franciscano do antigo convento de San Juan Bautista um dia salvou a vida de um dos coiotes e que, em gratidão, lhe trazia galinhas de vez em quando.
A fonte dos coiotes está no Jardim Centenário e é uma obra do artista Gabriel Ponzanelli. Neste local você vai encontrar inúmeros artistas de rua desde mimos até músicos.
Chegue conectado ao México com 10% de desconto
Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca em Cancun com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias no caribe mexicano. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!
Leia sua mão no Jardim Centenário
E ali mesmo, no Jardim Centenário, tudo acontece. É cercado por restaurantes, sorveterias e bares e é um bom ponto de encontro, especialmente se você tiver a sorte de encontrar um banquinho vazio para sentar e curtir o ambiente.
Não se surpreenda se você encontrar uma cartomante que se oferece para ler sua mão ou o tarô, um vendedor de balões ou maçãs caramelizadas.
É chamado Jardim Centenário em comemoração aos primeiros 100 anos da independência do México durante o governo de Don Porfirio Díaz. Vale muito a pena perder umas horas neste lugar!
Comer no Mercado Coyoacán
O Mercado Coyoacán, localizado na Rua Ignacio Allende, é famoso pela variedade de barracas de fantasia e decorações mexicanas, dependendo da estação.
Mas um must-see é a comida e no café da manhã. A parte difícil será decidir entre um bom churrasco, as quesadillas de Dona Lucha, um trio dos brindes mais famosos ou um bom coquetel de camarão no Octopus Garden.
Visite a Casa Azul, Museu Frida Kahlo
Você não precisa ser fã do trabalho de Frida Kahlo para conhecer o museu da casa, embora seja recomendável visitá-lo durante a semana para aproveitá-lo melhor.
Embora Frida Kahlo tenha casas diferentes no México e no exterior, eles dizem que ela sempre voltava para a antiga casa de sua família em Coyoacán, onde também morou com Diego Rivera.
A casa se tornou um museu em 1958, 4 anos após a morte de Frida, hoje você pode ver parte de seu trabalho lá e conhecer muitas de suas histórias interessantes.
Fica na rua Londres 247, no bairro Del Carmen, a poucos passos do centro de Coyoacán. Eles abrem às terças-feiras das 10h às 17h, quartas-feiras das 11h às 17h30 e de quinta a domingo das 10h às 17h30.
Visitar este museu é uma das atividades mais populares a fazer em Coyoacán.
Tome um café no El Jarocho
O café tradicional El Jarocho foi inaugurado em 1953 em um pequeno local na Calle Aguayo, embora hoje você encontre filiais em Coyoacán.
Começou vendendo sementes, grãos e frutas da Veracruz, mas seus donos, Don Gil e Doña Bertha, perceberam que faltava algo para agradar o paladar de seus clientes.
O negócio cresceu rapidamente com seu filho Víctor e hoje também são famosos os tisanes, chocolate quente e, principalmente, o delicioso bolo de queijo milanês.
Encontre uma agência na Av. México ou na rua Cuauhtémoc, no centro de Coyoacán, e se quiser ir de madrugada, vá para a agência de Calz. Taxqueña 1535, aberto 24 horas.
Provar um café do El Jarocho é definitivamente uma das coisas mais deliciosas para fazer em Coyoacán.
Compre artesanato no Mercado de Artesanías de Coyoacán
Uma das coisas mais populares para fazer em Coyoacán é comprar de tudo. Tanto em lojas e boutiques quanto em barracas de artesanato ou no mercado mexicano de artesãos, localizado em frente ao Hidalgo Garden, na rua Felipe Carrillo Puerto.
Mesmo nos fins de semana, você pode participar de oficinas de artesanato, como cerâmica, madeira, pintura em vidro, tecelagem, bordado, etc., por uma pequena quantia. Você não pode perder a oficina de construção de barcos de madeira em escala.
Também encontre roupas, joias, livros, doces e comida em seus dois níveis. Abre todos os dias e fecha ao redor das 23:00.
Tome um sorvete na praça La Conchita
A Plaza de la Conchita não fica bem no centro, é preciso caminhar por algumas ruas pequenas, mas visitá-la para curtir a tranquilidade é uma das melhores coisas para fazer em Coyoacán.
Há a Capela da Igreja Imaculada Conceição La Conchita, construída por ordem de Hernán Cortés em um centro cerimonial pré-hispânico. Todo dia 8 de dezembro é celebrada a festa patronal e é somente nesse dia que uma grande agitação pode ser vista na área. Tanto a praça quanto a igreja são oficialmente Monumentos Históricos do México desde 1932
Os sorvetes da Calle Higuera são uma tradição e um clássico para desfrutar nos bancos da praça e na Calle Fernández Leal é a livraria do Centro Cultural Elena Garro, onde são realizadas apresentações artísticas e culturais.
Faça um passeio no bonde turístico de Coyoacán
Este bonde é inconfundível. Não é um caminhão de dois andares com um gravador que conta as opiniões dos locais de interesse, é realmente um bonde antigo e não importa se é a primeira vez que você visita Coyoacán, é sempre uma surpresa agradável.
O passeio de 35 minutos o levará a locais emblemáticos que marcaram a história do bairro e, à noite, você pode contratar o passeio de histórias e lendas.
A rota tradicional começa na rua Felipe Carrillo Puerto, entre os jardins Hidalgo e Centenario, continua por Aguayo até a rua Londres e segue para Río Churubusco na rua Abasolo para chegar ao Museu León Trotsky.
Continua por Gómez Farías até a Plaza de la Conchita e retorna ao centro de Coyoacán pela Fernández Leal e pela Avenida Hidalgo. Depois, você é levado para os viveiros de Coyoacán e entra no centro novamente pela rua Francisco Sosa, onde fica a Igreja de Panzacola.
Passa perto do Museu da Aquarela e chega à Plaza de Santa Catarina e à Casa de Cultura Jesús Reyes Heroles, para terminar no mesmo local em que o passeio começou.
Você pode fazer um tour a partir das 10 da manhã ou das 18:30, se preferir conhecer as lendas de Coyoacán. O custo do passeio é de 65 pesos mexicanos para adultos e 50 para crianças.
Almoçar e tomar um Mezcal no Los Danzantes Coyoacán
Desde sua inauguração há duas décadas, no final do último milênio, o Los Danzantes se tornou o restaurante representativo de Coyoacán, tanto pelo seu cardápio de culinária mexicana – que foi renovado no início de 2018 -, onde se destacam seus pratos inspirados em Oaxaca (do chef César López).
Você não pode deixar de provar a linha de mezcal de mesmo nome, hoje posicionada entre as mais reconhecidas dessa variedade de bebidas, que também oferece outros destilados de agave, como raicilla de Jalisco e bacanora de Sonora.
Localizado no Jardim Centenário, mostra uma decoração típica mexicana – sem abusar, o que é apreciado -, o que o tornou muito popular entre as pessoas que visitam o centro histórico de Coyoacán. (Seus gerentes também operam o restaurante Corazón de Maguey, no centro de Coyoacán, que é mais casual.)
Se você quiser mais informações de Coyoacán ou da Cidade do México deixa seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México.
Reserve aqui seus passeios na Cidade do México sem pagar IOF em até 12 vezes
Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!
Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.
Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Comparar Seguro de Viagem. Com o Comparar Seguro de Viagem você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México.
Saia do Brasil conectado e desembarque no México com internet ilimitada (Contrate agora o melhor chip com O MEU CHIP).
Utilize GUIAMEXICO e obtenha 15% de desconto no momento da compra. Aproveite!
Alugue um carro em qualquer cidade do México com a Rent Cars
Quer conhecer as melhores ofertas de hotéis no México?
Não perca tempo e reserve agora com os melhores preços na Booking.com