Cenotes em Tulum: Conheça os 9 preferidos pelos locais

Compartilhar este artigo

Os cenotes em Tulum são famosos pela incrível beleza natural que apresentam. Além disso, é muito fácil chegar a qualquer cenote da região e os custos de entrada são bem acessíveis. A variedade é infinita e por isso escolhi os cenotes preferidos pelos moradores de Tulum e obviamente os mais visitados por turistas estrangeiros.

Descubra agora os segredos de todos os cenotes em Tulum, maravilhas escondidas na Riviera Maya que o deixarão de boca aberta. Vamos lá?

Os 10 melhores cenotes em Tulum

1 – Cenote Carwash / Aktun-Ha

Cenote-Carwash-Aktun-Ha

O Cenote Carwash é semi-aberto e tem esse nome pois a alguns metros (antes que a existência do cenote fosse conhecida) havia um lava autos. Mas seu nome verdadeiro é Aktun Ha.

A área de mergulho tem cerca de 5 metros de profundidade, enquanto a caverna (acessível apenas a mergulhadores com um guia licenciado) chega a 15 metros de profundidade. Possui uma plataforma que permite que crianças e adultos se divirtam pulando na água.

Nos meses de verão, uma camada de algas o invade em diferentes níveis, e o fundo do cenote fica verde. É muito comum ver tartarugas e peixes. Com o mergulho, você pode facilmente ver uma formação de estalactites bonita e grande.

Árvores submersas e plantas aquáticas podem ser vistas, tornando-as mais cativantes. A luz que atravessa a camada de algas cria um evento sem precedentes, formando diferentes nuances, é certamente um lugar que você deve conhecer.

Localização: a 8 km de Tulum, na estrada em direção a Cobá.

Recomendação: Não vá depois de um dia chuvoso, pois, nos cenotes abertos após uma tempestade, geralmente se forma uma nuvem avermelhada (o que dificulta a visibilidade sob a água).

Preço: 50 pesos mexicanos.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

2 – Casa Cenote

Casa Cenote Tulum

O Casa Cenote está a 500 metros do mar (para que você possa desfrutar dos dois ambientes), e também é conhecido como Cenote Manati, pois até alguns anos atrás esses animais podiam ser vistos nadando em água doce. É um cenote aberto, onde você pode fazer a primeira prática de mergulho, snorkel e caiaque.

Neste cenote você pode ver a famosa haloclina (contato entre água doce e marinha). Rodeado de manguezais e com uma grande diversidade de flora e fauna marinha, este cenote é um espetáculo acima e abaixo d’água.

Localização: a 10 km de Tulum, em direção a Playa del Carmen.

Recomendação: Traga equipamento de mergulho!

Preço: 120 pesos mexicanos para mergulhar. 70 pesos mexicanos para alugar um caiaque.

Chegue conectado a Tulum com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca em Tulum com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias no caribe mexicano. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

3 – Cenote Zacil-Ha

Cenote Zacil-Ha

Em português, seu nome significa “água limpa”. Foi descoberto há 30 anos e, desde então, passou por várias mudanças para se tornar um complexo de ecoturismo. Com profundidade entre 2,5 e 3 metros e águas cristalinas de jade verde, suas bordas são cobertas com piso de madeira, para que a qualquer momento você possa admirar sua beleza sem medo de escorregar. O cenote Zacil-Ha é ideal para nadar e mergulhar.

Para os amantes do mergulho, este cenote tem uma caverna que leva a uma câmara chamada “Las Lágrimas”, por suas estalactites em forma de gotas. Com uma profundidade que varia de 8 a 35 metros de profundidade, cobrindo uma distância de 2 quilômetros ele se comunica com outros cenotes, como o Car-Wash e Calavera.

Além da atração natural, possui piscina, vestiários, restaurante-bar, cabanas, banheiros, estacionamento e aluguel de equipamentos.

Localização: a 10 km de Tulum, na estrada para Cobá.

Recomendação: Use uma máscara de snorkel!

Preço: 70 pesos mexicanos.

4 – Cenote Dos Ojos

O Cenote Dos Ojos é um dos meus preferidos. É uma bela caverna inundada que começou a ser explorada em 1987 e ainda está sendo estudada hoje. Mais de 67 quilômetros de rotas subterrâneas foram descobertos, sua profundidade máxima é de aproximadamente 120 metros.

É ideal para mergulho e snorkeling. A visibilidade é excelente devido à transparência da água. Fazendo mergulho ou com uma visita guiada com snorkeling, você pode chegar até a Cueva de los Murcielagos.

Localização: a 20 km da cidade de Tulum em direção a Playa del Carmen.

Recomendação: Alugue uma roupa de mergulho, porque a água está muito fria. Lembre-se de ter muito cuidado para não tocar nas estalactites ou nas estalagmites.

Preço: 350 pesos mexicanos (inclui entrada ao museu). Sim, eu sei! Não é um cenote barato, mas acredite em mim vale a pena.

5 – Cenote Corazón

Cenote Corazón Tulum

Como o próprio nome indica, ele tem uma semelhança com a forma de um coração. Você pode fazer snorkel (altamente recomendado) ou mergulho em cavernas. É aberto e cercado por manguezais. Possui uma fauna muito diversificada dentro e fora do cenote. Você pode ver iguanas, caranguejos e outros pequenos répteis, além de guaxinins. Tem de 5 a 10 metros de profundidade.

O local tem quiosques, espreguiçadeiras e cadeiras. Os banheiros são super limpos.

Localização: Está a 7 km de Tulum no sentido a Bacalar.

Recomendação: Voar o drone não tem custo extra.

Preço: 150 Pesos mexicanos

6 – Cenote Azul Tulum

O Cenote Azul é um dos favoritos dos habitantes da Riviera Maya, talvez porque tenha muitas áreas rasas, o que faz você se sentir confiante em nadar livremente em quase todos os lugares. Mas se você precisar se sentir mais seguro, poderá alugar coletes salva-vidas por um preço baixo. Para crianças pequenas, há também um pequeno cenote onde os pequenos podem se refrescar.

Você pode levar a sua própria comida ou comprar em uma pequena loja que oferece algumas guloseimas. Lembre-se de coletar seu lixo, sempre cuidando desses belos lugares que a natureza nos oferece e para que mais pessoas possam continuar desfrutando as águas cristalinas dos cenotes.

Localização: a 40 km de Tulum, sem sentido para Playa del Carmen.

Recomendação: Chegar cedo para curtir o cenote sem aglomerações.

Preço: 100 pesos mexicanos

7 – Cenote Suytun

O cenote Suytun não está exatamente em Tulum, porém, muitos viajantes curtem dar uma escapada para tirar uma foto que ficou famosa na região. Além disso, você pode aproveitar o dia para visitar as ruínas de Cobá e a bela cidade de Valladolid, em Yucatán.

O Suytun não é muito indicado para nadar, pois a água é muito gelada. Por esse motivo, prepare sua câmera fotográfica e tire uma foto de todos os ângulos.

Localização: 94 km de Tulum no sentido a Valladolid.

Recomendação: Chegue bem cedo, pois o lugar ficará inundado de turistas e você vai esperar bastante tempo na fila para tirar uma foto legal.

Preço: 120 pesos mexicanos

8 – Cenote Calavera

O cenote de Calavera está situado a apenas 4 km da zona arqueológica de Tulum. Tem uma localização perfeita para se refrescar depois de visitar as ruínas.

Faz parte de uma rota composta por muitos cenotes em Tulum. Destaca-se por sua proximidade com a cidade e as ruínas e porque é perfeito para o mergulho em caverna (somente para mergulhadores certificados).

Localização: 3 km de Tulum no sentido a Cobá.

Recomendação: Você pode alugar uma bicicleta em Tulum e curtir o caminho até o cenote. O passeio demora 15 minutos da cidade de Tulum e 20 minutos das ruínas.

Preço: 100 pesos mexicanos

9 – Cenote Sac Actun

Cenote Sac Actun

Ao visitar o cenote Sac Actun, cujo significado é “sistemas de cavernas brancas”, você verá mais do que apenas um lago natural. Lá você terá a oportunidade de explorar a maior rede de cavernas subaquáticas do mundo.

Possui túneis parcialmente submersos, que se conectam a áreas externas e docas perfeitas para se bronzear. Os morcegos pendurados no teto completam a imagem exótica. Com certeza é um dos ,ais legais cenotes em Tulum.

Localização: a 20 km de Tulum, no sentido a Playa del Carmen.

Recomendações: Chegue ao meio dia pois a água é extremamente fria. Por outro lado, não é nada que você não possa aguentar.

Preço: a entrada para cada pessoa custa 450 pesos e inclui a opção de equipamento de snorkel e colete salva-vidas, além de uma visita guiada com duração de 1-2 horas. Você também pode alugar uma roupa de mergulho por 200 pesos.

Recomendações gerais para curtir os cenotes em Tulum

Cenotes em Tulum

Para não afetar o habitat dentro dos cenotes, é de extrema importância que você não use cremes ou protetor solar antes de entrar na água. Lembre-se de NÃO levar nada que encontrar dentro dos cenotes. Vamos ajudar todos a fazer um turismo responsável.

Se você quiser saber mais sobre os cenotes em Tulum, deixe seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Reserva agora seu passeio em Cancun em até 12 vezes e sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun