O que fazer em Guadalajara: 22 atrações na cidade com a alma mais mexicana

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]

Na maioria das vezes esquecida pelos viajantes, Guadalajara é uma cidade fascinante com uma riqueza de atrações culturais, gastronomia maravilhosa e uma das melhores vidas noturnas do México. A segunda maior cidade do México está localizada no estado de Jalisco e é conhecida como “a cidade com a alma mais mexicana” por abrigar duas das maiores tradições do país: o mariachi e a tequila.

Embora definitivamente viva na sombra da Cidade do México, há muita coisa acontecendo em Guadalajara para adicionar uma parada durante sua viagem ao México.

Em apenas alguns dias, você pode apreciar os pontos turísticos do centro histórico da cidade (o mais lindo do país na minha opinião), fazer um tour inesquecível até a cidade de Tequila, conhecer o maior lago do país e presenciar uma das paixões do mexicano, o futebol.

Durante 10 anos da minha vida, tive a oportunidade de explorar cada canto desta cidade, além de poder conhecer muita coisa legal próximo à capital de Jalisco. Uma coisa que posso garantir, é que os tapatíos (pessoas que nascem em Guadalajara) amam os brasileiros, pois nas duas copas que o México foi sede (70 e 86) Guadalajara foi a sede da seleção brasileira.

Para você não perder nenhum detalhe de uma das cidades mais vibrantes do México, separei 22 atrações imperdíveis em Guadalajara.

Reserva agora seu hotel em Guadalajara

Encontre agora as melhores opções de hospedagem em Guadalajara com as melhores tarifas.

O que fazer em Guadalajara: 22 opções imperdíveis

1 – Explore o Centro Histórico de Guadalajara

O que fazer em Guadalajara

A melhor maneira de conhecer o espírito de Guadalajara é com um passeio pelo Centro Histórico. Aqui você encontrará praças arborizadas, lindas catedrais, importantes instituições culturais, mercados movimentados e muito mais. É um ótimo lugar para um passeio casual, pois há várias ruas exclusivas para pedestres.

Comece seu passeio na Plaza de Armas, que é cercada pela Catedral de Guadalajara e pelo histórico Palácio do Governo. Não deixe de percorrer a vizinha Praça da Libertação para tirar uma foto com a placa de Guadalajara.

No Palácio do Governo você pode encontrar algo bem histórico e legal. Se você reparar no relógio, verá um buraco de bala feito por Pancho Villa quando tomou a cidade da Guadalajara (incrível não?)

A partir daqui você tem acesso fácil a vários museus, como o Museu Regional de Guadalajara. Você também pode simplesmente pegar um café e passear pela região.

2 – Faça um walking tour em Guadalajara

O que fazer em Guadalajara

Embora você pode visitar facilmente o centro histórico por conta própria, é sempre mais benéfico ter uma perspectiva local sobre a cidade. Todas as manhãs, às 10h, você pode participar do passeio a pé gratuito para conhecer as atrações, além de ter os insights de um guia local (vale muito a pena).

O ponto de encontro é no belo coreto da Plaza de Armas e o passeio dura cerca de duas horas. Além de aprender sobre a história e a cultura de Guadalajara, você receberá recomendações sólidas de alguém que conhece a cidade e provavelmente acabará fazendo alguns novos amigos. Fazer um walking tour é uma das melhores maneiras para se orientar na cidade.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias no México sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

3 – Prove sem medo uma Torta Ahogada

O que fazer em Guadalajara

A torta ahogada (ou sanduíche afogado) é um prato típico de Guadalajara e você pode encontrar em vários lugares. Esta especialidade está feita com um pão tipo baguette (birote) e recheado com carne de porco frita, cebola, rabanete, molho de tomate e molho de pimenta.

Se você não gosta de pimenta, pode pedir somente com o molho de tomate, porém se você gosta de se aventurar na gastronomia local, misture os dois molhos. A pimenta normalmente é bem forte e por isso, este é um dos principais pratos para curar a ressaca.

A primeira vez que comi foi algo estranho, porque pedi sem querer só com o molho de pimenta (sofri). Por isso, peça somente com o molho de tomate e coloque aos poucos a pimenta.

Chegue conectado a Guadalajara com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca em Guadalajara com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias no México. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

4 – Visite o Palácio do Governo de Guadalajara

Guadalajara

Este edifício do século 18 parece muito despretensioso do lado de fora, mas uma vez que você entra, você será recompensado com impressionantes murais do artista Jose Clemente Orozco. O tamanho das pinturas é incrível, especialmente a de Hidalgo, localizado na escadaria principal.

O Palácio do Governo tem entrada livre, tornando-se uma atividade incrível aos amigos mochileiros que adoram atividades culturais. Só cuidado, pois não está aberto aos fins de semana. Realmente, visitar o palácio do governo é uma das melhores coisas para fazer em Guadalajara.

5 – Ouça e admire os mariachis

Guadalajara

Talvez nenhuma música mexicana seja mais famosa do que a tocada pelos mariachis. É tão importante que até entrou na lista da UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial há alguns anos.

Onde quer que você vá no México, os sons dos mariachis o seguem, seja uma pequena banda na praia ou uma banda completa (12 integrantes) na cerimônia de inauguração presidencial.

Os mariachis são originários de Jalisco, então você está no melhor lugar para apreciar esta atração cutural. Dirija-se à Plaza de los Mariachis à noite e contrate uma banda para fazer uma serenata. Apenas certifique-se de vir preparado com algumas músicas além de “La cucaracha”. Quer uma dica de música para pedir? Peça “Mujeres Divinas”, é a minha preferida e eles vão adorar tocar!

Alugue um carro em Guadalajara

Com a Rent Cars você compara o preço de várias locadoras e escolhe a tarifa mais adequada para você. Há muitas atrações próximas a Guadalajara e com certeza um carro vai lhe ajudar a explorar tudinho!

6 – Conheça Tlaquepaque e compre muitas coisas legais

Guadalajara

Se pretende levar para casa algumas lembranças únicas da sua viagem ao México, certifique-se de ir até à vizinha Tlaquepaque (tente dizer isso três vezes mais rápido).

Tlaquepaque é famosa pela sua bela cerâmica pintada à mão. Na língua nahuatl, o nome significa “lugar acima da terra de barro”. Você pode começar no Mercado de Artesanatos para ter uma ideia do que está em oferta, e então sair e visitar mais lojas individuais na cidade.

Ficou com vontade de descobrir Tlaquepaque? Confira os passeios ao final do post:

7 – Visite o Instituto Cultural Cabañas

Guadalajara

Uma das coisas mais interessantes para fazer em Guadalajara é uma visita ao Instituto Cultural Cabañas. Foi fundado em 1791 como um hospital / orfanato pelo Bispo de Guadalajara para cuidar de órfãos, mendigos e doentes, atualmente é uma instituição cultural. É um belo edifício neoclássico com vários pátios e galerias para explorar.

O incrível mural no teto

Guadalajara

O ponto alto da visita é definitivamente ver os incríveis afrescos do artista mexicano José Clemente Orozco, incluindo sua famosa obra Hombre de Fuego (O Homem de Fogo). Está fechado às segundas-feiras, mas é gratuito para visitar às terças-feiras. Caso contrário, custa cerca de 10 reais para entrar e se você quiser tirar boas fotos, terá que desembolsar mais 5 reais.

8 – Viva uma experiência incrível em Tequila

 Guadalajara

Você sabia que a bebida mais famosa do México vem de uma cidade com o mesmo nome? Não muito longe de Guadalajara, você encontrará a cidade mexicana de Tequila. Fazer uma viagem até lá para visitar os campos de agave e algumas das destilarias é sem dúvida uma das coisas mais legais para se fazer em Guadalajara.

Dentro das várias opções para visitar Tequila, a que eu mais recomendo é uma experiência de 1 dia com a Tequila Armero. Eles te pegam em Guadalajara e a aventura começa na estrada visitando bares tradicionais, no meio de belas plantações de agave, onde você provará o famoso “cantarito”, uma bebida servida em caneca de barro com tequila (obviamente), laranja, toranja, refrigerante tipo sprite e muito gelo (realmente imperdível).

Conheça o incrível hotel Matices

Guadalajara

Depois você visitará a Hacienda Cofradia, onde está a fábrica da Tequila Armero. Aí você aprenderá como se faz esta famosa bebida passo a passo. Mas espere, o melhor está por vir.

Dentro da Hacienda Cofradia também está um dos hotéis mais originais do México, o Matices, onde os quartos são barris de tequila no meio da plantação de agave ( o lugar é realmente incrível e se você quiser pode hospedar-se aí).

Também será oferecido um almoço típico mexicano e uma aula de degustação de tequila, tudo regado com a Tequila Armero (uma das melhores do México atualmente).

A experiência termina no centro da cidade de Tequila, em um bar (roof top) com uma bela vista para a catedral da cidade). É uma experiência onde você conhecerá tudo sobre a bebida mais famosa do México e também vai ter a oportunidade de conectar-se com o verdadeiro México e com seu povo.

9 – Vá com o Red Pub Bus à Lucha Libre

O que fazer em Guadalajara

Uma das coisas mais divertidas para fazer em Guadalajara é pegar o ônibus do Red Pub para as lutas da lucha libre. Todas as terças-feiras à noite, eles usam o ônibus de dois andares britânico para ir até a Arena Coliseo e participar do famoso wrestling mexicano. A excursão inclui transporte de ida e volta, seu ingresso para a luta e até mesmo uma cerveja de graça no pub!

Mesmo que você não seja um grande fã de wrestling como eu, uma noite de lucha libre é muito divertida. Você vai se divertir com os gritos de apoio e com certeza vai dar muita risada com o jeito despojado dos mexicanos que realmente gostam disso (pode ir sem medo que é muito legal).

10 – Abuse das Cervejas Artesanais

O que fazer em Guadalajara

Esqueça Corona e Modelo quando estiver em Guadalajara e experimente algumas das incríveis “cervezas artesenales” (cervejas artesanais) da cidade. A cena da cerveja artesanal está se expandindo rapidamente aqui, o que significa que você tem várias opções para tomar uma gelada!

Um dos meus lugares favoritos para saborear uma excelente cerveja artesanal em GDL é a Patan Ale House. Eles têm toneladas de incríveis cervejas locais, um menu sólido de comida de bar e até DJs tocando nos fins de semana.

Endereço – Calle Morelos 1281

11 – Passeie pelo Mercado Libertad (San Juan de Dios)

O que fazer em Guadalajara

San Juan de Dios é o maior mercado coberto da América Latina eandar pelos seus becos e barracas é uma das experiências mais legais para fazer em Guadalajara.

Há produtos frescos, DVDs piratas, produtos de couro e até animais de estimação para venda aqui.

É melhor vir ao mercado com fome, pois há uma grande praça de alimentação com várias especialidades locais, como as já mencionadas tortas ahogadas e deliciosas tigelas de pozole. É rápido, barato e muito bom- uma combinação vencedora. Minha dica são os tacos al pastor, que além de barato, é considerado como um dos melhores pratos do mundo (realmente demais).

12 – Participe de um festival local (uma das coisas mais culturais para se fazer em Guadalajara)

O que fazer em Guadalajara

Existem diferentes festivais acontecendo ao longo do ano em Guadalajara, por isso não deixe de conferir o calendário antes de planejar sua viagem. Você pode acabar na cidade durante um festival literário (FIL), de filmes ou de música. Na segunda maior cidade do México, há sempre algo acontecendo.

Um dos eventos mais famosos e importantes do ano na GDL é o Festival Internacional de Mariachi, que acontece no final de agosto. Há desfiles com mariachis do mundo todo (acredite, tem até mariachi japonês), shows gratuitos na praça e shows de gala com mariachis famosos no belo Teatro Degollado. Falando do teatro, isso nos leva ao próximo ponto da nossa longa lista de coisas para fazer em Guadalajara.

13 – Veja um Show no Teatro Degollado

O que fazer em Guadalajara

Um dos mais belos edifícios de Guadalajara, o Teatro Degollado é um teatro neoclássico no centro histórico da cidade. Para realmente admirar o edifício, você terá que entrar e ver os incríveis murais. É grátis entrar quando não há um programa.

Que lugar legal para ver um show!

Há apresentações regulares no teatro, incluindo óperas e orquestras sinfônicas. Se tiver sorte, você pode ganhar ingressos para uma das apresentações de gala durante o festival mariachi. Eu já assisti vários e recomendo se você tiver a chance.

Se você for em outra época, todos os domingos tem uma apresentação de dança que envolve danças e trajes típicos de todos os estados mexicanos, uma oportunidade de mergulhar de cabeça na cultura do México.

14 – Jantar na Birreria las 9 Esquinas

O que fazer em Guadalajara

Outro prato pelo qual Guadalajara é famosa é o birria – um ensopado picante feito geralmente de cabra ou cordeiro. A carne é perfeitamente temperada e incrivelmente macia e acho que é algo obrigatório se você estiver na cidade.

Enquanto há toneladas de lugares cozinhando birria em Guadalajara, poucos lugares fazem melhor que Birreria las 9 Esquinas. Você pode ter que esperar por uma mesa aqui, mas definitivamente vale a pena experimentar esta especialidade local. Esta é uma deliciosa opção de restaurantes em Guadalajara.

Endereço – Calle Galeana 388, Centro

15 – Visite os Jardins no Parque Colomos

O que fazer em Guadalajara

O Parque Colomos é um grande espaço verde na parte noroeste da cidade. Está repleta de percursos pedestres e áreas de piquenique, sendo um excelente local para passar uma tarde de lazer ao ar livre. Um passeio aqui é uma pausa agradável da agitação do centro da cidade e é uma das coisas mais relaxantes para fazer em Guadalajara.

Um passeio tranquilo pelo jardim japonês

A melhor parte de dar um passeio pelo Parque Colomos é poder ver os impressionantes jardins japoneses. Se você pode ignorar o cara tocando reggaeton pelo celular, é quase como se você estivesse no Japão.

16 – Visite as pirâmides redondas de Guachimontones

O que fazer em Guadalajara

Não muito longe de Guadalajara (cerca de 45 minutos de carro), você encontrará o incrível sítio arqueológico conhecido como Los Guachimontones. Ele remonta à tradição Teuchitlán, uma sociedade pré-colombiana que existiu de cerca de 300 aC a 900 dC.

Este lugar é notável por suas pirâmides circulares escalonadas, que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo. Explorar esta maravilha arqueológica é uma das coisas mais interessantes para fazer em Guadalajara e vale a viagem de um dia. Custa 30 pesos para entrar, ou você pode contratar um guia no local por 200 pesos..

17 – Torça pelas equipes locais de futebol

O que fazer em Guadalajara

O futebol é uma grande parte da cultura mexicana, seja torcendo pela seleção nacional durante a Copa do Mundo ou assistindo equipes locais competindo na Liga MX. Guadalajara é o lar de duas equipes – Chivas e Atlas. O primeiro joga no Estadio Akron (uma beleza de estádio), enquanto o último hospeda seus jogos no Estadio Jalisco (um dos mais tradicionais do México).

Torcendo pelo Atlas em um jogo em casa

A dinâmica entre as duas equipes é como aquela entre os Yankees e os Mets. Um ganha o tempo todo e o outro, bem, não. Se você quiser assistir a um dos melhores times da liga, pule no trem de Chivas. Se você prefere torcer pelo azarão, dê seu apoio ao Atlas. De qualquer forma, você está garantido uma celebração encharcada de cerveja (no México é permitido beber nos estádios) se os heróis locais ganharem.

18 – Festa na Avenida Chapultepec

O que fazer em Guadalajara

Guadalajara é uma cidade que gosta de festejar, e um dos melhores lugares para se fazer isso é a Avenida Chapultepec. Esta rua da moda é cheia de restaurantes, bares e clubes e é divertida em qualquer noite da semana.

No fim de semana, você também encontrará um mercado movimentado na ilha no meio da avenida. Comerciantes locais vendem todo tipo de mercadoria aqui, e é uma cena vibrante e colorida.

19 – Aproveite os domingos na Via Recreativa

O que fazer em Guadalajara

Se você está se perguntando o que fazer em Guadalajara em um domingo, a via recreativa é o seu lugar. Ainda que a festa vai até muito tarde na noite de sábado, a Avenida Chapultepec se transforma no domingo de manhã. Toda semana, das 8h às 21h, metade da rua é fechada para todos os veículos motorizados. Corredores, ciclistas, passeadores de cães e patinadores, todos saem às ruas para desfrutar de algumas horas livres do tráfego que normalmente assola a cidade.

Você também encontrará jogos de vôlei, aulas de ginástica em grupo e várias organizações sem fins lucrativos ao longo da avenida. Se você estiver na cidade em um domingo de manhã, não deixe de conferir.

20 – Faça uma caminhada no Parque Mirador

O que fazer em Guadalajara

Para ter uma excelente vista do canyon e um pouco de ar fresco, dirija-se ao Parque Mirador para uma curta caminhada. Depois de caminhar até o mirante, você pode se sentar para almoçar no Restaurante El Mirador.

É um passeio fácil e divertido de meio dia fora da cidade. É meio difícil chegar com o transporte público, então é melhor você pedir um Uber. Tente combinar para que eles te deixem lá e voltem para te pegar algumas horas depois.

21 – Faça uma viagem de um dia para o Lago Chapala

O que fazer em Guadalajara

Localizado a cerca de uma hora de carro ao sul da cidade está o Lago Chapala, o maior lago de água doce em todo o México. Existem várias cidades diferentes ao longo da costa do lago que você pode visitar, como Chapala e Ajijic. Graças ao seu clima moderado e belas paisagens, o Lago Chapala também é um favorito de expatriados e aposentados (muito americanos e canadenses vivem aqui).

O lago é um lugar muito popular para os moradores locais visitar nos fins de semana e feriados. Como tal, é melhor visitar durante a semana, se possível. Desfrute de um passeio pelo malecón (calçadão) do lago ou faça uma curta viagem de barco até a Ilha do Alacrán. Se você tem alguns dias de sobra, eu recomendo ficar por uma noite ou duas (altamente recomendado para curtir a vibe).

Como você pode ver, Guadalajara é uma cidade que tem muito a oferecer aos potenciais viajantes. Tem todas as vantagens de uma cidade grande. Por exemplo, há coisas incríveis para fazer na Cidade do México, porém, Guadalajara é muito menor e mais fácil de se locomover do que a capital.

22 – Conheça as maravilhas de Zapopan

Guadalajara

Zapopan é uma cidade grudada em Guadalajara, tão grudada que nem mesmo os locais sabem quando estão em Zapopan ou em Guadalajara.

Visitar o centro de Zapopan é um passeio imperdível, pois a cidade conta com uma bela catedral e uma infinidade de bares e restaurantes nas redondezas. Eu recomendo um passeio no final do dia para depois jantar em um dos excelentes restaurantes que tem por lá.

Uma boa opção com uma vista maravilhosa para os Arcos de Zapopan é o restaurante grego Agios Aggelos. É o melhor restaurante grego de Guadalajara e Zapopan e além da comida o ambiente é espetacular. Mas não se preocupe, se você quer abusar da cozinha mexicana, você encontrará muitas opções, uma do lado da outra.

Café Candela em Zapopan

Guadalajara

Esta é uma dica bem local e um dos meus restaurantes preferidos em Zapopan. O Café Candela conta com um ambiente bem “cool” com árvores entre as suas mesas e oferece um cardápio bem variado (a pizza é demais), além de bons drinks e cerveja gelada e DJ tocando musica lounge a noite toda. A última dica: Chegar antes das 20 horas, pois o local enche rápido e a galera fica horas lá dentro.

Endereço – Javier Mina 183, Zapopan

Como chegar a Guadalajara?

Guadalajara fica a aproximadamente 550 KM da Cidade do México, é mais ou menos a distância entre Rio-São Paulo. Para chegar de carro você levará mais ou menos 6 horas. Você também pode ir de avião saindo do aeroporto Internacional da Cidade do México (o voo dura 45 minutos) ou pode ir de ônibus. Se você usar a ETN vai fazer uma viagem bem agradável de 7 horas (os ônibus são muito confortáveis com TV individual, wifi e carregador para seu celular).

Vale a pena visitar Guadalajara?

Como você pode ver, Guadalajara é uma cidade que tem muito a oferecer aos potenciais viajantes. Tem todas as vantagens de uma cidade grande. Por exemplo, há coisas incríveis para fazer na Cidade do México, porém, Guadalajara é muito menor e mais fácil de se locomover do que a capital. Vá sem medo!

Reserve aqui seus passeios em Guadalajara

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

5 (100%) 2 voto[s]
Categorias Cidades Guadalajara

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

2 comentários

  1. David Rodrigues em 24 set 2019 às 17:04

    Boas.
    Eu vou passar uns dias a Guadalajara em Novembro e gostava de fazer a visita mas só encontro excursões para outras marcas, sabe como posso ter a experiência de 1 dia com a Tequila Armero?
    No texto diz que eles nos pegam em Guadalajara mas não encontro nada no site deles.

    • Rafael Couto em 24 set 2019 às 17:54

      Boa tarde, David.

      Você não encontrou nada por se tratar de um passeio exclusivo.

      O passeio inclui o transporte ida e volta GDL-Tequila, Tequila durante o passeio em um bar tradicional na estrada que liga Guadalajara a Tequila, excursão pela fábrica de Tequila Armero, passeio pelo hotel de Barricas, degustação e aprendizado sobre tequila, almoço no restaurante subterrâneo, visita a cidade de tequila.

      O preço do passeio gira ao redor de 5 mil pesos mexicanos e se você quiser contratar pode falar direto com o Daniel no email [email protected]

      Lembre-se que é uma experiência exclusiva oferecida a nossos leitores somente.

      Se precisar de algo mais estou à sua disposição!

      Rafael Couto

Deixe uma resposta

Assine nossa newsletter!