Bosque de Chapultepec: Conheça os segredos deste enorme parque urbano

Compartilhar este artigo

Bosque de Chapultepec: Conheça os segredos deste enorme parque urbano
5 (100%) 1 voto[s]

O bosque de Chapultepec é uma das minhas áreas favoritas da Cidade do México. Dentro do maior parque urbano da América Latina há muitos lugares para descobrir, alguns secretos, outros nem tanto.

Claro que não é difícil localizar alguns restaurantes, museus e lugares para correr. Porém, agora vou mencionar cinco lugares que são essenciais e imperdíveis tanto para os moradores quanto para os turistas que estão curtindo a magia da CDMX.

O que fazer na Cidade do México: Veja agora 50 opções para montar seu roteiro

5 paradas obrigatórias no Bosque de Chapultepec

1 – Castillo de Chapultepec (Museu Nacional de História)

Bosque de Chapultepec

O Castillo de Chapultepec ou Castelo de Chapultepec já foi utilizado de diversas maneiras: casa de virreys, palácio imperial de Maximiliano (segundo imperador do México), escola militar, residência presidencial e até observatório nacional.

Do alto da colina de Chapultepec, o lugar conta a história do país através de salas organizadas por episódios históricos. Uma de suas atrações é que exibe roupas e móveis que foram usados ​​por pessoas como Miguel Hidalgo e José Maria Morelos.

Dica: Vale a pena pedir tours especiais em espaços que normalmente não são abertos ao público, como os aposentos da Imperatriz Carlota.

Hotéis na Cidade do México: Reserva agora com as melhores tarifas

2 – Zoológico de Chapultepec (Alfonso Herrera Zoo)

Bosque de Chapultepec

Se você gosta de animais, o Zoológico de Chapultepec vale muito uma visita de um dia inteiro. Além de ser o local onde nasceu o primeiro panda em cativeiro fora da China é o segundo maior zoológico do México.

Continuamente têm novas espécies em exposição, como Iztac, o leopardo da neve ou animais que são criados no mesmo jardim zoológico, como Manik, hipopótamo do Nilo.

Como a comida dentro do zoológico não é a melhor, recomendamos que você leve a sua própria comida e faça um piquenique à beira do lago depois de visitá-lo.

Chegue conectado ao México com 4G Ilimitado

Nada melhor do que chegar conectado ao seu destino. Com o chip da Easysim4U você chega ao México com internet 4G ilimitada. Clique agora e conheça os melhores planos para a sua viagem.

3 – Lagos Mayor y Menor

Bosque de Chapultepec

Durante décadas, tem sido um dos ícones do bosque, seja para remar, alimentar os patos e até banhos de sol. Os dois lagos do bosque são artificiais. suas águas verdes – a cor é causada pela oxigenação da água – podem ser percorridas dos deques, onde eles alugam caiaques, barcos a remo ou pedalinhos. Se você tem medo de água, não se preocupe, o lago tem aproximadamente 1 metro de profundidade.

4 – Museu Nacional de Antropologia (MNA)

Bosque de Chapultepec

É digno de espetáculo e espanto, não só pelas peças que exibe, mas pela sua arquitetura. O edifício foi projetado por Pedro Ramirez Vasquez em colaboração com diferentes artistas, como os irmãos Chávez Morado.

Este museu é um dos mais importantes do mundo, pois reúne peças de quase todas as culturas mesoamericanas.

Em sua visita, você deve dar uma olhada na sala de Teotihuacana, que tem uma réplica exata do templo de Quetzalcoatl; a máscara de jade do governante maia Pakal II; a máscara do deus morcego, feito de jade e conchas; a estátua de Coatlicue e, claro, a Piedra del Sol, também conhecida como o calendário asteca.

Dica: O pior dia para visitar é aos domingos, como a entrada é gratuita, o lugar fica lotado.

Passagens aéreas para o México

Compara agora as melhores opções de voos para o México e escolha a cia aérea que mais se encaixa no seu orçamento.

5 – Altar a la Pátria

Bosque de Chapultepec

Foi feito em memória dos combatentes que perderam suas vidas durante a invasão americana em 1847.

Embora seu porão não seja aberto ao público – para evitar que ele se deteriore – é possível admirá-lo e tirar uma fotografia com o altar e o castelo ao fundo.

A maioria dos cinco milhões de pessoas que visitam o bosque, passa por este monumento na entrada principal de Chapultepec e é um dos cartões postais mais famosos da capital.

4 segredos do Bosque de Chapultepec

O Bosque de Chapultepec é uma das áreas favoritas dos moradores da cidade. Além de ser o pulmão mais importante da CDMX, oferece muitas atrações para crianças e adultos.

Você pode visitar todos os museus da região, também há lugares ideais para passear com seu cachorro e, se você sentir fome, sempre encontrará bons restaurantes.

Além do Castillo de Chapultepec ou Casa del Lago, que são recintos que todos nós podemos encontrar facilmente, eu convido você a explorar esses cinco lugares secretos que nem muitos locais sabem que estão dentro do bosque.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

1 – Cárcamo de Dolores

Bosque de Chapultepec

É um dos mais belos recantos de Chapultepec e também um dos mais complexos. Este trabalho hidráulico possibilitou a existência do sistema Lerma-Cutzamala, que alimenta a água em grande parte da cidade e atinge precisamente o bosque.

Lá você poderá admirar a mística Fonte Tlaloc e o mural “Água: a origem da vida na terra”, ambas obras de Diego Rivera. Embora o último tenha sido projetado para ser parcialmente observado debaixo d’água, nos anos noventa o fluxo que atingiu a carcaça teve que ser redirecionado para evitar que a peça se deteriorasse ainda mais.

Isso eliminou o som da água no interior da construção, que anos depois foi substituída pela instalação sonora do artista Ariel Guzik. O resultado ainda é impressionante: um trabalho que o absorve visual e sonoramente com beleza.

Dica: Se você for com crianças, não deixe de visitar o Centro de Cultura da Água, que fica a poucos metros do Cárcamo. Lá eles explicarão, através de oficinas, o mural de Rivera e alguns dados científicos sobre a água.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

2 – Jardim Sensorial

Bosque de Chapultepec

Este é um pequeno espaço dentro do Jardim Botânico de Chapultepec, onde você pode colocar as mãos, cheirar e ouvir para explorar novas perspectivas.

Através de um caminho longe do barulho, você tem que desligar os seus sentidos, exceto um, e experimentá-lo em quatro estações especializadas. Por exemplo, você ajustará o ouvido com os sons filtrados por um lago; você vai aguçar seu olfato ao sentir o cheiro de plantas aromáticas enquanto caminha sobre uma ponte de pedra e descobre texturas em painéis com diferentes temperaturas.

Dica: há visitas guiadas dentro do programa Green Saturdays. Além disso, a organização Blind tours organiza visitas em alguns finais de semana.

3 – Jardim da Terceira Idade

Bosque de Chapultepec

Poderia passar despercebido, talvez por causa de sua exclusividade: aqui você só entra se tiver mais de 65 anos. O segredo desse oásis de tranquilidade – que existe há 31 anos – é que eles oferecem mais de 30 atividades gratuitas às pessoas da terceira idade.

Entre elas se destacam a pintura, piano, dança e até aulas de informática; embora eles também possam simplesmente jogar xadrez e conversar.

Outra joia no jardim é o Pavilhão Coreano, uma réplica menor do pavilhão do Parque Tapgol em Seul, Coréia.

Dica: Se tiver sorte, de quarta a domingo você pode pedir permissão para visitar o Pavilhão Coreano.

4 – Jardim Botânico de Chapultepec

Bosque de Chapultepec

Tem uma grande variedade de vegetação das terras altas mexicanas organizadas em canteiros de flores ao redor das passarelas de tezontle, assim como uma estufa com plantas medicinais e ornamentais.

O que torna este lugar único é que ele tem um jardim de orquídeas com quase 200 tipos de espécies, exibidas em vitrais que nem sempre são visíveis, pois as cobrem para evitar danos solares.

Você não precisa ser um botânico para entender os diferentes ecossistemas que estão representados, pois sempre há funcionários que respondem às perguntas com gentileza e explicam de onde as espécies vêm.

Outra de suas vantagens é que, embora a entrada seja na avenida Reforma, o ruído do carros e da cidade é quase imperceptível.

Dica: se você quiser visitar o jardim das orquídeas, você tem que chegar cedo, pois fecha às 15:00.

4 deliciosos restaurantes em Chapultepec

Se você está descobrindo os segredos do Bosque de Chapultepec e bateu aquela fome, não se preocupe.

Vou recomendar agora alguns dos meus restaurantes e cafés preferidos no bosque para desfrutar depois de dar um passeio ou depois de haver visitado os museus do bosque.

1 – Casa Moo

Bosque de Chapultepec

Na Bosque de Chapultepec, entre árvores e esquilos, você encontrará este lugar ideal para uma tarde de piquenique ou para simplesmente satisfazer um desejo.

A especialidade são os hambúrgueres e milk-shakes no melhor estilo americano, uma combinação que sabemos que vai sabotar qualquer dieta, mas vale a pena.

2 – Café del Bosque Chapultepec

Bosque de Chapultepec

Com uma vista incrível ao lago menor do Bosque de Chapultepec, este café-restaurante oferece a autêntica comida mexicana com toques californianos e orientais.

3 – Restaurante Tamayo

Bosque de Chapultepec

O restaurante Tamayo conta com um bonito terraço e aceita animais de estimação. Experimente os tacos de pato com hibisco, as sopas de banana ou o pargo, com uma bela cerveja artesanal.

Este restaurante é ideal para comer algo antes ou depois de uma exposição no Museo Tamayo. Como dica, visite a loja que fica ao lado do restaurante, você pode encontrar incríveis itens de design mexicano.

4 – Restaurante El Lago

Bosque de Chapultepec

Suas mesas com primeira fila para o lago de Chapultepec fazem dele um clássico para brunches de domingo com a família, jantares românticos e almoços de negócios.

Seu lema é que eles são “O mais belo restaurante do México”. Desde sua inauguração em 1964, sua qualidade gastronômica tem oscilado em altos e baixos.

Em algum ponto tornou-se um restaurante exclusivo para estrangeiros, almoços de negócios e pessoas da terceira idade.

Sua presença junto ao Lago Maior do Bosque de Chapultepec tem durado mais de 50 anos; ou, em outras palavras, é um ícone da história dos restaurantes da Cidade do México.

Principais museus do Bosque de Chapultepec

Museu Tamayo de Arte Contemporânea

Bosque de Chapultepec

O Museu Tamayo acolhe a coleção que Olga e Rufino Tamayo coletaram ao longo dos anos. Focada na arte contemporânea internacional, foi reunida pelo casal com a intenção de doar para o povo do México.

Com base na coleção, o Museo Tamayo pretende contextualizar a arte contemporânea internacional, atuando como um centro de diálogo e confronto de críticos, além de fazer uma profunda revisão histórica.

A coleção é composta por um total de 315 obras que cobrem a maioria das tendências estéticas do século XX. Nele podemos encontrar obras de Rothko, Miró, Max Ernst, Wilfredo Lam, Léger, Torres Garcia, Isamu Noguchi, entre outros.

Museu de Arte Moderna

Bosque de Chapultepec

Abriga uma das mais diversas coleções permanentes de artistas mexicanos como Frida Kahlo, David Alfaro Siqueiros, José Clemente Orozco, Diego Rivera e Remedios Varo.

Também possui uma das mais completas coleções de fotografia com exposições de Manuel Álvarez Bravo, Héctor García e os irmãos Mayo.

Museu Nacional da História

Bosque de Chapultepec

O Museu Nacional de História, dentro do Castillo de Chapultepec, é um recinto que narra etapas transcendentais da história do México.

Se suas paredes falassem poderia contar detalhes da estadia dos imperadores Carlota e Maximiliano, eventos durante a luta de Ninos Héroes (adolescentes que defenderam a pátria) e a estadia presidencial de Lazaro Cárdenas, que em 1939 decretou como um patrimônio histórico e lhe deu o nome atual.

Museu das Crianças Papalote

Bosque de Chapultepec

Divertido e educativo, é um dos museus mais visitados desde sua inauguração em 1993. Agora, é atualizado para oferecer uma experiência mais completa e aproveitar melhor o terreno.

Suas exposições permanentes visam conhecer o corpo humano, consciência, ciência e expressões. Além disso, sua mega-tela IMAX é uma das poucas salas da cidade onde você pode encontrar filmes científicos e documentários sobre a natureza; e às quintas-feiras há visitas especiais para adultos.

Museu de História Natural e Cultura Ambiental

Bosque de Chapultepec

Sua coleção inclui réplicas de ossos de dinossauros, bichos de pelúcia, dioramas e modelos divididos em temas como a evolução da vida, adaptação ao meio ambiente e biogeografia.

O museu conta com uma bela réplica do esqueleto completo de um carnegiei Diplodocus, um dinossauro que viveu 150 milhões de anos atrás, no oeste dos Estados Unidos.

A réplica incrível que cobre a área central da sala Evolution, foi instalada em 1930 no Museo del Chopo, nos anos sessenta foi transferida para este museu.

Reserve aqui seus passeios na Cidade do México

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Bosque de Chapultepec: Conheça os segredos deste enorme parque urbano
5 (100%) 1 voto[s]
Categorias Cidade do México Passeios

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe um Comentário





Assine nossa newsletter!

Seja o primeiro a saber as dicas de viagem!

Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas dicas e promoções exclusivas!

Crucial