Akumal: Conheça a praia das tartarugas marinhas

Compartilhar este artigo

Já imaginou uma praia paradisíaca onde você pode praticar o snorkeling na companhia de simpáticas tartarugas marinhas? Akumal é aquele lugar que, exatamente quando você acha que a Riviera Maya não pode ser melhor, deixa você sem palavras.

A praia de Akumal, ou Akumal Beach, está localizada a aproximadamente uma hora e meia de Cancun ou a trinta minutos de Playa del Carmen ou Tulum e, apesar de sua beleza, ainda não é bem conhecida entre os turistas brasileiros. A visita pode ser feita em um dia, o problema será você desejar ficar lá para sempre.

Para saber tudo sobre está baía impressionante, custos de entrada, onde comer e se hospedar, leia este texto até o final. Também vou contar um segredinho deste lugar que poucos sabem. Vamos lá?

Akumal: Coqueiros e mar azul turquesa

praia de akumal

Akumal, que significa “Lugar das Tartarugas” na língua Maya, está em uma baía lindíssima com coqueiros em toda sua extensão, além da areia branquinha característica de toda a Riviera Maya. A espessa grama do mar cresce sob as águas cristalinas, o que atrai multidões de amigáveis ​​tartarugas verdes. O único problema é que isso também atrai milhares de turistas, 15.000 por mês, para ser exato!

O turismo é bom para a economia local, mas não é tão bom para a fauna local ou o recife de coral. Por causa disso, o Centro Ecológico Akumal (CEA) decidiu reprimir excursões pagas, resorts e turistas que visitam essa maravilha ecológica. Até 2013 era possível chegar com equipamento próprio e fazer snorkeling em qualquer lugar (era a minha praia preferida).

Com todas essas mudanças, muitas pessoas ficam se perguntando se ainda podem aproveitar as praias e nadar com as tartarugas marinhas em Akumal. A resposta é sim, se você fizer corretamente. Portanto, vou explicar exatamente como planejar a viagem de um dia perfeito para Akumal.

Reserva agora seu hotel na Riviera Maya

Reserva seu hotel na Riviera Maya com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

Mergulho com snorkel em Akumal

Mergulho com tartarugas em Akumal

Além das pitorescas praias de areia branca, a principal razão pela qual as pessoas visitam Akumal é nadar com as lindas tartarugas verdes, e quem pode culpá-las? Ao mergulhar em Akumal, você também pode ver barracudas (muito cuidado), caranguejos, garoupas, peixes-anjo e peixes grunhidos, todos desfrutando alegremente da água cristalina.

Para evitar as multidões e pegar as tartarugas durante a alimentação matinal, a melhor hora para fazer snorkel é no início da manhã. A qualquer hora depois das 11:00, você estará cercado por outros mergulhadores ansiosos. Vale lembrar que o acesso à praia custa 100 pesos por pessoa (22 reais aproximadamente) e se você for de carro, o estacionamento sai por 11 reais.

Devido às novas leis da CEA, não há mais operadores turísticos disponíveis para levá-lo para ver as tartarugas em uma excursão guiada, então você terá que fazer isso sozinho. Se você precisa de equipamento para mergulhar, não se preocupe, pode alugá-lo no Akumal Dive Center México, à direita da entrada da praia.

Akumal Dive Center México

Se você possui seu próprio equipamento e é um nadador competente, basta entrar no mar. Ao nadar com as tartarugas marinhas, lembre-se de ter paciência, não se aproxime demais e nunca toque ou agarre as tartarugas. Por causa dos danos causados ​​pelo turismo, você não pode mais nadar até o recife de coral na praia principal.

No entanto, se você quiser apreciar os recifes vibrantes e toda a incrível vida marinha, pode ir até Half Moon Bay, a praia do norte de Akumal e nadar livremente entre os corais. Gostou da dica?

Chegue conectado a Cancun com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca em Cancun com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias no caribe mexicano. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

O que fazer em Akumal?

O que fazer na Riviera Maya

A apenas alguns passos da praça principal, você se encontrará em um mundo de lindas casas de praia, com um cheiro maravilhoso de flores e uma exuberante selva maia. Akumal é um dos lugares mais tranquilos e relaxantes para passear, mas há uma joia escondida que é simplesmente paradisíaca.

Se você sair da praça principal de Akumal, encontrará uma pequena estrada de terra que parece levar à selva. Dê um pequeno passeio por esse caminho e você verá um trecho impressionante de uma costa completamente virgem e uma vista panorâmica do oceano de tirar o fôlego.

Esse espaço perfeito está repleto de piscinas naturais, que se transformam em pequenas jacuzzis relaxantes quando a maré está baixa. À medida que a tarde chega, a cidade adormecida ganha vida com barracas de artesãos locais e mercados movimentados.

Lucy´s Kitchen

Lucy´s Kitchen

Aqui você pode encontrar qualquer coisa, desde tecidos fabricados localmente e prata cintilante, cerâmica artesanal e bolsas de couro finas. Enquanto você curte as belas lojas e absorve a cultura local, por que não se deliciar com um dos famosos sorvetes de Akumal da Lucy’s Kitchen. A maneira perfeita de se refrescar durante uma tarde de compras de bugigangas.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

Onde comer em Akumal?

Restaurante La Buena Vida

Restaurante La Buena Vida

Depois de um dia nadando, tomando sol e fazendo compras até cair, não há nada melhor do que devorar uma refeição deliciosa e uma margarita (ou duas)! Existem muitos restaurantes encantadores em Akumal, incluindo La Cueva del Pescador e Turtle Bay Bakery & Cafe, mas um lugar sempre supera todos eles … La Buena Vida.

Este lugar é o resumo da vida descontraída na praia e combina perfeitamente com a vibração contagiante da baía. O restaurante não só tem um cardápio econômico com opções para todos, mas também oferece as mais incríveis vistas de frente para o mar e seu próprio jardim e piscina de rede.

Se você estiver viajando com a família, este também é o lugar perfeito para distrair as crianças. La Buena Vida tem uma área feita especialmente para os mais pequenos. Eles podem subir a escada e comer em sua própria casa da árvore. O que o torna ainda mais divertido é o sistema de polias de corda, que permite que os alimentos sejam levados até eles quando estiverem prontos, perfeito!

Restaurantes na Riviera Maya

Lol Ha

Outra opção que gosto bastante é o restaurante Lol Há. Além de uma vista privilegiada da praia, você poderá provar deliciosos frutos do mar e a melhor pizza de Akumal (realmente).

Onde ficar em Akumal?

 Las Casitas Akumal

Las Casitas Akumal

Se eu pudesse dar uma sugestão sem querer influenciar, já influenciando, eu diria para você ficar pelo menos 2 noites em Akumal. Há diversas opções de hotéis. Se você quiser ficar pertinho da praia principal de Akumal, o hotel Las Casitas Akumal é a opção perfeita. Outro lugar na praia que você vai adorar é o Secrets Akumal México, um hotel elegante e perfeito para casais que querem curtir uma das praias mais belas do México.

Também muito perto da praia está o Villa Bellamar Akumal, um luxuoso hotel à beira-mar em Akumal, dedicado a receber grupos, organizar casamentos, retiros de ioga, campos de treinamento e mergulhos corporativos. Está localizado na Half Moon Bay.

Resorts All Inclusive na praia de Akumal

Grand Bahia Principe

Se você quer hospedar-se em um Resort All Inclusive em Akumal, o Grand Bahia Principe Akumal oferece uma atmosfera perfeita com tudo incluído. Outra opção é o belo Akumal Bay – Beach & Wellness Resort, um hotel familiar All Inclusive. O hotel brinda lindas suítes com jacuzzi e vista para o mar, aulas de yoga e muito mais.

Como ir de Cancun a Akumal?

ADO Cancun

Se você não tiver um carro, a melhor maneira de ir de Cancun até Akumal é utilizando o ônibus da ADO. No entanto, não há transporte direto a Akumal. Você precisará pegar um ônibus até Playa del Carmen e de lá uma minivan para Akumal.

Chegar a Akumal a partir de Playa del Carmen é muito fácil, basta você ir até a Calle 2 com a avenida 15 e subir em uma minivan que lhe custará aproximadamente 7 reais e demora de 30 a 40 minutos para chegar.

Para maior segurança e localização, sempre coloque a sua rota no Google Maps para saber a hora de descer. Para isso é muito importante contar com um celular conectado à internet.

Conheça Xpu Há

Praia Xpu Há

Para aproveitar o dia e conhecer outra praia linda da Riviera Maya, eu recomendo Xpu Há, que está somente a 10 minutos de Akumal no sentido a Playa del Carmen. A playa de Xpu Há, quando está sem sargaço, é maravilhosa e você encontra diversas opções para comer, tomar algo ou apenas alugar uma espreguiçadeira para curtir a praia. O Xpu Há Beach Club é uma ótima pedida para quem curte um ambiente mais agitado.

Hotéis na praia Xpu Há

Catalonia Royal Tulum

Catalonia Royal Tulum

O hotel Catalonia Royal Tulum e o El Secreto de Xpu Há são excelentes opções nesta praia, que eu considero a mais bela da Riviera Maya. Outra excelente opção próxima a Xpu Há é o Barceló Maya Hotel.

Playa nudista Riviera Maya

Playa Nudista Riviera Maya

Playa Santa Fe

Para o nudismo na Riviera Maya, temos a Playa Naturel e em Tulum, a Playa Azulik. O último é tão remoto que não há comunicação via telefone ou sistema de ar condicionado. Duas outras opções, não muito longe de Azulik, são Costa Coal e Playa Santa Fe. São praias onde as pessoas que gostam de nudismo podem praticar seu hobby sem nenhum problema.

E para quem procura um hotel na Riviera Maya entre todos os destinos e rotas de turismo nudista, o hotel Hidden Beach se destaca. Neste hotel exclusivo, apenas a equipe que atende está vestida e os visitantes, por “apenas” USD 500 por noite, poderão desfrutar dos melhores serviços gastronômicos e hoteleiros da região, em um local onde crianças não são permitidas.

Lagoa Yal-Ku: Dica bônus de Akumal

Lagoa Yal Ku

Pertinho da praia de Akumal há uma lagoa que se conecta com o mar e você não pode deixar de visita-la. A Yal-Ku, um dos segredos mais bem guardados do caribe mexicano é o resultado da foz de um rio subterrâneo que se mistura ao mar, oferece o ambiente perfeito para os amantes do mergulho.

Suas águas salobras transparentes servem de habitat para uma grande variedade de espécies, como peixes-papagaio, sargentos, entre outras. A água é muito agradável, fria, mas agradável e a recomendação é chegar cedo, pois o espaço é limitado e a água é mais cristalina com menos visitantes.

Para chegar até a lagoa, basta passar pelo estacionamento de Akumal e seguir a estrada de terra paralela ao mar, depois de uns 10 minutos você verá placas para chegar até a lagoa.

Espero que estas dicas lhe ajudem a curtir o que a Riviera Maya tem de melhor e se você quiser mais informações, deixe seu comentário aqui ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Reserva agora seu passeio em Cancun em até 12 vezes e sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun