Acapulco: Um paraíso abandonado no México

Compartilhar este artigo

Não tenho dúvida que a maioria dos brasileiros conhece Acapulco pelo episódio do Chaves que foi gravado em um dos hotéis deste famoso destino mexicano.

Acapulco já foi o lugar para ver e ser visto na costa do Pacífico. Era a cidade imortalizada por Elvis e na consciência popular como o destino de férias mais popular do México.

No entanto, agora, a maioria dos turistas estrangeiros evita tudo isso, indo para a colonial Puerto Vallarta, para o luxo de Los Cabos ou para Cancun, o destino mais famoso do México.

Por que aconteceu isso? Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a ascensão e queda de Acapulco, o paraíso abandonado do México.

Quer opções de hotéis em Acapulco?

Reserva seu hotel em Acapulco com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

História de Acapulco

História de Acapulco

Acapulco de Juárez vem da palavra nahuatl Aca-pōl-co (que significa ‘onde os juncos são destruídos / lavados’) com o nome do ex-presidente mexicano Benito Juárez.

Ao longo de sua história, foi habitada por olmecas, maias, nahuas, coixas e astecas, antes de ser ‘descoberta’ pelos espanhóis por volta de 1520.

Tornou-se rapidamente uma importante cidade portuária (e forte), especialmente com o início da Revolução Mexicana na virada do século XIX.

Na década de 1920, Acapulco começou a ganhar reconhecimento internacional, auxiliado por uma visita do Príncipe de Gales e pela construção de uma estrada que a ligava à Cidade do México na década de 1950. E então o boom começou.

O Boom de Acapulco

Elvis Presley

Os historiadores marcam a “Era de Ouro” de Acapulco entre os anos 40 e 70, quando a construção de grandes hotéis estava em pleno andamento e as estrelas de Hollywood encontraram seu destino ideal de férias.

Elvis Presley filmou Fun in Acapulco, Elizabeth Taylor casou-se com Mike Todd e JFK passou a sua lua de mel com Brigitte Bardot. D

Durante esse período, a cidade expandiu seus limites, subindo pelas colinas circundantes e, nos anos 80 e 90, o desenvolvimento de resorts de luxo na região de Diamante estava em andamento.

No século XXI, seu apelo nacional e internacional cresceu e continuou sendo um destino popular.

O brilho de meados do século XX começou a se transformar no inferno dos Spring Breakers (estudantes americanos) no início do século 21, quando Acapulco se tornou o destino das férias preferido pelos gringos.

No entanto, tudo mudou com a presidência de Felipe Calderón, o líder que impiedosamente declarou uma guerra aos cartéis mexicanos que mais tarde devastariam a reputação de Acapulco.

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Fracasso de Acapulco

4 – Fracasso acapulco

Por volta de meados de 2010, Acapulco se transformou em um viveiro de brigas de cartéis e foi amplamente evitado por visitantes nacionais e internacionais.

Isso piorou em 2009, quando Arturo Beltran Leyva – o líder de um dos cartéis mais poderosos do México – foi morto pela polícia.

Foi então que a cidade entrou em declínio real, segundo os moradores, quando o cartel se fragmentou e a violência aleatória explodiu graças aos membros existentes que lutavam pelo poder.

Em 2010, houve supostamente 72 assassinatos por mês apenas em Acapulco, e a violência começou a afetar adversamente a indústria do turismo.

Enquanto a violência de cartéis na maioria das cidades mexicanas tende a afetar apenas os envolvidos com a indústria da droga, em Acapulco, nos últimos anos, os turistas foram pegos no fogo cruzado.

Em 2011, três homens foram baleados fora da zona hoteleira, enquanto outros foram assassinados em plena luz do dia em praias populares.

Em 2012, Acapulco (a cidade com a maior taxa de homicídios do México) recebeu o prêmio da cidade mais perigosa do México e o faz todos os anos desde então.

Parece que a diversão em Acapulco realmente chegou ao fim.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

Acapulco pode recuperar sua reputação?

Zona Hoteleira

Toda a violência sem limites das gangues deixou uma marca permanente na reputação do outrora icônico Acapulco? A cidade mais perigosa do México no estado mais perigoso do México pode se recuperar desse golpe à sua popularidade e segurança?

Alguns moradores continuam preocupados que a presença policial quase constante e pesada no coração das zonas turísticas continue a ser um obstáculo para a reparação da reputação estelar de Acapulco.

No entanto, outros estão convencidos de que Acapulco pode retornar aos gloriosos tempos.

Com o recente sucesso do reality show de Jersey Shore, Acapulco Shore, e os preços de hotéis que atraem turistas sem dinheiro para a região, parece que isso poderia ser encarado como um pontinho na história de Acapulco nos próximos anos.

Atualmente parece que a violência diminuiu e até o famoso torneio de tênis (Aberto Mexicano de Tênis) ou acapulco Open continua sendo realizado no destino sem problemas. Até Rafael Nadal passou por lá sem nenhum problema.

Se você quer visitar este famoso destino, eu recomendo que você procure mais informações antes de fechar um pacote.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Hotel do Chaves em Acapulco

Hotel Chaves Acapulco

Há 41 anos, foi gravado o filme “Férias em Acapulco”, onde todos os personagens do Chaves participam pela última vez de uma gravação do programa.

Os fãs brasileiros do Chaves lembram-se carinhosamente do episódio mais popular, que na dublagem em português se referia a Acapulco como Guarujá.

Mas qual era o hotel que ficou tão famoso no Brasil e ninguém conhece? Será que ainda está funcionando?

No início de 1977, o proprietário da Televisa, Emilio Azcárraga, comprou um hotel de luxo em Acapulco, o Acapulco Continental Hotel, agora chamado Hotel Emporio Acapulco, localizado na Avenida Costera, quase ao lado do Parque Papagayo.

Então, para promovê-lo, ele decidiu que a produção do Chaves gravasse alguns episódios especiais no hotel.

A equipe de produção reservou boa parte do hotel, gravou os episódios e a trilogia foi transmitida em 1977.

Além disso, um episódio de Chapolin Colorado também foi gravado no hotel, com o nome de “Un Chapulín en Acapulco”, foi transmitido por volta de maio de 1977.

Hotel Emporio Acapulco

O hotel onde foi filmado “Chaves em Acapulco” está assim atualmente.

“Holidays in Acapulco” foi a única ocasião em que a série foi gravada em exteriores especiais e teve todo o elenco regular e original da série.

Nas repetições subsequentes da série do Chaves, a transmissão original de 1977 foi perdida e apenas a transmissão de 1978 permaneceu, coincidindo com o final daquela temporada e a inicial de 1979.

Por esse motivo, acredita-se que naqueles três capítulos foram as últimas cenas gravadas de Carlos Villagrán como Quico no programa.

Depois dessa gravação, alguns atores decidiram deixar o show e realizar outros projetos.

Embora o nome deste hotel de luxo nunca foi mencionado no capítulo, o hotel é chamado “Hotel Emporio Acapulco” e graças ao Google Maps você pode conferir.

Se você quer saber mais informações sobre Acapulco ou sobre o México, deixe seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Procurando hospedagem em Cancun?

Confira nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui

Booking.com

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun