Cancun ou Punta Cana: Onde curtir as suas férias

Compartilhar este artigo

Cancun ou Punta Cana, esta é a pergunta que muitos turistas brasileiros fazem antes de planejar as suas férias. Ambos os destinos oferecem uma infinidade de resorts com sistema All Inclusive, excelentes restaurantes, belas praias e muita festa.

Porém, qual destino se encaixa melhor no seu perfil?

Separados por Cuba, a cerca de 1.200 quilômetros de distância, os dois destinos têm belas praias de areia branca, clima tropical durante o ano todo e muitas cadeias de hotéis da mesma marca.

Mas com tantas semelhanças, como eles se comparam? Comparamos esses grandes lugares turísticos em várias categorias, começando com a maneira de sair do aeroporto. Dá uma olhada em nossa experiência e descubra o que o torna um local de férias melhor para você.

Veja as melhores opções de hotéis em Cancun?

Reserva agora seu hotel em Cancun com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do México.

Cancun ou Punta Cana: Como chegar

como chegar a Cancun ou Punta Cana

Cancun está localizada na Península de Yucatán, de frente para o Mar do Caribe, portanto sua posição geográfica facilita para quem mora no Centro-Oeste e na Costa Leste dos Estados Unidos.

Para nós, brasileiros, para chegar a Cancun ou Punta Cana não faz tanta diferença, pois Punta Cana é ligeiramente mais perto.

Muitas companhias aéreas como Latam, Aeromexico, Copa Airlines, American Airlines e Delta fazem voos com escalas, lembrando que não há voos diretos para Cancun.

Para Punta Cana a Gol tem 3 voos diretos por semana, saindo de São Paulo. A Latam voa direto de Brasília. Também é possível ir pela Copa, saindo de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Manaus com conexão na Cidade do Panamá.

Aeroportos de Cancun e Punta Cana

Aeroporto Internacional de Cancun

Aeroporto Internacional de Cancun

O Aeroporto Internacional de Cancun (o segundo mais movimentado do México!) recebeu mais de 20 milhões de passageiros em 2019. Aqueles que chegam do Brasil devem apresentar um passaporte atual.

Não é necessário visto, mas é melhor verificar se há atualizações no site do governo antes de reservar uma viagem. A zona hoteleira de Cancun fica a cerca de 20 minutos de carro do aeroporto e você pode ir de ônibus, um serviço de transporte compartilhado ou um táxi particular que pode custar entre US $ 50 e US $ 60 . Clique aqui e veja como planejar sua viagem a Cancun.

O transporte público em Cancun funciona bem, mas alguns optam por alugar um carro para que possam ter a liberdade de explorar.

Além disso, os visitantes que não falam espanhol não terão problemas, pois os habitantes de Cancun estão acostumados a tratar com viajantes brasileiros, já que milhares de brazucas visitam o destino todos os anos.

Aeroporto Internacional de Punta Cana

Aeroporto Internacional de Punta Cana

Punta Cana está localizada no extremo leste da República Dominicana, ao longo do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico.

Lembre-se de que o Aeroporto Internacional de Punta Cana foi o primeiro aeroporto internacional de propriedade privada do mundo (de propriedade de Frank Rainieri) e recebe cerca de seis milhões de chegadas por ano.

No balcão da alfândega e imigração, cada visitante receberá um cartão turístico de 30 dias em troca de US $ 10. Dito isto, lembre-se de ter dinheiro na chegada.

Alguns resorts da vila de Puntacana, como o Four Points by Sheraton, oferecem serviço de transporte gratuito e ficam perto do aeroporto.

Outros estão dentro de uma corrida de táxi particular. E alguns, como o Excellence Punta Cana, levam quase uma hora para chegar do aeroporto e podem custar mais de US $ 70.

Serviços de transporte compartilhado também são fornecidos, mas as pessoas podem encontrar barreiras de idioma organizando-as no local, se não fizer parte de um pacote turístico.

Chegue conectado ao México com 10% de desconto

Com a Brasil Roaming você já sai do Brasil conectado e desembarca no México com internet ilimitada. Contrata agora e curta muito as suas férias na terra da Tequila. Para garantir seu desconto basta colocar #GUIAMEXICO10 no momento da compra. Aproveite!!!

Cancun ou Punta Cana: Praias

Praias de Cancun

Zona Hoteleria de Cancun

Quando se trata de praias e paisagens, ambos os lugares não decepcionarão. Localizada na esquina de Yucatán, onde o Mar do Caribe encontra o Golfo do México, Cancun possui águas turquesas e claras, do tipo que as pessoas costumam fantasiar quando planejam férias tropicais.

A costa da Zona Hoteleira oferece muita areia branca e águas agradáveis, permitindo esportes aquáticos, banhos de sol, natação e longas caminhadas ao longo da costa.

Como Cancun, Punta Cana, cheia de areia branca, coqueiros, águas cristalinas e recifes de coral exuberantes, oferece amplas oportunidades para caiaque, windsurf, snorkeling e outros esportes não-motorizados, dependendo do complexo incluído.

Se os detritos de algas se acumulam durante a noite (o famoso e irritante sargaço), a maioria dos resorts fazem a limpeza de manhã para manter o ambiente intocado.

Praias de Punta Cana

Punta Cana

No entanto, o litoral varia de acordo com a localização: algumas áreas do mar são mais agitadas que outras, e alguns resorts têm uma faixa mais estreita de areia que podem gerar aglomerações.

Nestas faixas você precisará ter pressa para reservar uma espreguiçadeira de manhã, porém em outros hotéis como o Iberostar Grand Bavaro, você encontrará grandes faixas de areia sem multidões com vários quiosques e muita sombra.

Cultura e atividades

Chichén Itzá

Chichén Itzá

Cancun, que fazia parte da antiga civilização maia, é considerada a porta de entrada para El Mundo Maya (o mundo maia), por isso há muitas opções de excursões que podem ser organizadas com grupos de turistas.

As excursões populares incluem a Isla Mujeres (localizada a 13 km da costa), Cozumel (uma hora de carro e uma viagem de balsa) e o sagrado sítio arqueológico de Chichén Itzá (localizado duas horas a oeste). Há também alguns sítios arqueológicos em Cancun, como El Rey e El Meco.

Para compras em Cancun você encontrará os melhores shopping centers de luxo como La Isla e Luxury Avenue. E se você quiser fica impressionado, duas horas ao sul de Cancun fica a impressionante cidade maia de Tulum, onde templos seculares foram construídos ao longo da costa.

O Mar do Caribe oferece recifes de coral para snorkeling e mergulho, incluindo a Ilha de Cozumel e Cenotes (cavernas inundadas de água doce).

Ilha de Saona Republica Dominicana

Ilha de Saona

Punta Cana não possui um centro histórico ou ruínas antigas; portanto, na maioria das vezes, os visitantes optam por ficar no resort. Muitos estão aqui para aproveitar praias, spas, esportes aquáticos e álcool, e se contentam em não deixar a propriedade.

Resumindo, Punta Cana é um lugar para ficar dentro do hotel, pois não oferece variedades de atividades fora do resort.

Aqueles que desejam se libertar podem visitar Santo Domingo, se inscrever em uma aula de surf, fazer um cruzeiro de catamarã para a ilha de Saona ou organizar excursões a cavalo, em tirolesa e snorkeling. Se você se peregunta qual viagem é mais barata, Cancun ou Punta Cana, a resposta é a segunda, pois Cancun oferece mais atrações para gastar.

Restaurantes e vida noturna

 Zona Hoteleira de Cancun

A maioria dos restaurantes e bares fica na Zona Hoteleira de Cancun.

Cancun e Punta Cana consistem amplamente em ambientes com tudo incluído. Em Cancun, muitos resorts com tudo incluído incluem buffets de café da manhã, almoço e jantar, então a maioria dos restaurantes locais serve almoço a partir das 14:00 e mantém suas portas abertas até a meia-noite para o jantar.

Para quem gosta de se aventurar, você pode encontrar vários tipos de cozinha dentro e fora da Zona Hoteleira, mas existem apenas alguns restaurantes de frente para o mar.

Em vez disso, aqueles que querem desfrutar de suas refeições com uma vista deslumbrante podem jantar nos restaurantes à beira-mar em frente à lagoa Nichupté, que também oferece um belo pôr do sol. Veja aqui a lista completa com os melhores restaurantes em Cancun.

O centro de Cancun fica a uma viagem de táxi e oferece uma variedade de restaurantes mexicanos, frutos do mar frescos e cozinha internacional. E quando se trata de vida noturna, muitos podem imaginar pessoas bebendo cervejas, festas de espuma e concursos de camisetas molhadas, afinal, esse é e tem sido um destino popular para as férias de Spring Break.

Se você quer mais sossego, pode ser aconselhável pular a visita ao destino durante março e abril.

Além disso, as casas noturnas tendem a vender pulseiras de Open Bar, que permitem pagar um preço para entrar e beber a noite toda; Às vezes, a compra de garrafas também é incentivada.

Cancun também oferece passeios a bares, que alcançam várias boates em uma noite. Veja aqui as melhores Baladas em Cancun.

buffet paradisus punta cana

A melhor oferta gastronômica em Punta Cana está dentro dos hotéis. (Paradisus Punta Cana)

Como mencionado anteriormente, Punta Cana é um destino onde a maioria dos visitantes fica no resort com tudo incluído, e isso também se aplica a todas as refeições.

Muitos resorts oferecem diferentes opções de buffet para café da manhã e almoço, e várias opções à la carte para o jantar (as reservas geralmente são necessárias através dos serviços aos hóspedes).

Por favor, note que a qualidade da comida e da bebida varia, portanto verifique as avaliações detalhadas do hotel antes de reservar. Resorts de alta qualidade como o Paradisus Punta Cana oferecem extensos buffets internacionais e provavelmente impressionarão até os viajantes mais exigentes.

Alguns restaurantes à la carte, como o Paradisus Palma Real Golf & Spa Resort, podem ter um código de vestimenta. O romântico restaurante Passion também oferece um menu desenhado por um famoso chef da Espanha. Alguns resorts ainda oferecem uma opção VIP aprimorada com mais opções.

Quanto à vida noturna, você pode tomar coquetéis antes e depois do jantar nos bares ao redor do complexo. O entretenimento na forma de música e dança acontece todas as noites (pense nas performances de Michael Jackson com o violão). As boates, como o Occidental Caribe Hotel, também são comuns.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

História e hotéis

O que fazer em Cancun

Cancun na década de 70.

O crescimento de Cancun começou a explodir no final da década de 1960, quando o governo mexicano percebeu o potencial da cidade e revelou seus planos para o desenvolvimento do turismo.

A zona hoteleira (com mais de 200 hotéis, é onde a maioria das pessoas se hospedam) é uma longa faixa de areia de 22 quilômetros na forma do número sete. Tem uma lagoa de um lado e o mar do outro.

Os preços aqui tendem a ser médios, embora não seja difícil encontrar tudo, desde hospedagens econômicas no centro, como o Mayapán 25, até luxuosos resorts de luxo, como o Le Blanc Spa Resort.

Punta Cana não passava de algumas aldeias de pescadores escassamente povoadas (e sem acesso a estradas) até que cinco investidores americanos viram seu potencial e compraram a terra de 48 quilômetros quadrados em 1969.

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Eles formaram uma parceria com um empresário local, Frank Rainieri, e viajaram para a França para cortejar o Club Med para abrir o primeiro resort de Punta Cana em 1978.

O aeroporto internacional abriu em 1984 e, desde então, Punta Cana introduziu mais de 100 Resorts All Inclusive.

Grand Palladium Bavaro Suites Resort & Spa - All Inclusive

Grand Palladium Bavaro Suites Resort & Spa – All Inclusive

O Grand Palladium Bavaro Suites Resort & Spa – All Inclusive, por exemplo, é apenas um dos quatro complexos de mega resorts com mais de 2.000 quartos. É espaçoso, mas há um ônibus que conecta todas as propriedades. Os preços do complexo aqui também tendem a ser mais baratos do que em Cancun.

Além disso, as propriedades atraem mais diversidade de grupos de viagens fretadas provenientes do Canadá, Rússia, Itália, França, Alemanha e Escandinávia. Isso dá a Punta Cana uma atmosfera internacional diferente de Cancun, que pode parecer mais americana.

Aqueles que procuram um hotel boutique mais íntimo podem ficar no Tortuga Bay, um hotel de 30 quartos projetado por Oscar de la Renta e que oferece um serviço incrível, que inclui tratamento preferencial no Aeroporto Internacional de Punta Cana.

Veja as melhores opções de hotéis em Punta Cana?

Reserva agora seu hotel em Punta Cana com as melhores tarifas com a parceria do Guia México e Booking.com. Você não paga nada mais por isso e ainda nos ajuda a continuar dando dicas incríveis do Caribe.

Cancun ou Punta Cana: qual escolher?

Cancun ou Punta Cana

Vista aérea de Cancun

Agora você já tem mais informações sobre os dois destinos. Vai depender muito do seu perfil e de quanto você vai querer gastar.

Cancun oferece uma grande variedade de passeios e uma oferta hoteleira mais variada, além de melhores restaurantes e uma balada muito mais legal.

Por outro lado, Punta Cana oferece mais tranquilidade e é ideal para quem quer apenas descansar e curtir as instalações dos grandes resorts.

Se você quiser mais dicas de Cancun ou Punta Cana, deixe aqui seu comentário ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Reserve aqui seus passeios em Cancun

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

[kkratings]
Categorias Cancun Cidades

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun