Aluguel de carro em Cancun: Realmente vale a pena?

Compartilhar este artigo

O aluguel de carro em Cancun rende boas discussões entre a galera que já alugou e quem está pesquisando sobre o assunto para planejar sua viagem ao Caribe Mexicano.

Muitos adoraram a experiência, enquanto outros afirmam que sofreram com a polícia local.

Para desvendar todos estes mistérios, vou explicar certinho neste post o que você precisa para alugar um carro em Cancun, os preços e o que você deve fazer quando já estiver com o carango nas mãos.

Então leia este texto até o final e descubra se o aluguel de carro em Cancun se encaixa no seu perfil ou não. Vamos lá?

Aluguel de carro no México

Com a Rental Cars você compara e aluga a melhor alternativa para explorar o que há de melhor no México.

Clique agora e escolha a opção que combina mais com seu orçamento!

Vale a pena alugar um carro em Cancun?

Aluguel de carro em Cancun

Sem dúvida é o que todos se perguntam na hora de começar a planejar sua viagem a Cancun. Para saber se vale a pena ou não alugar um carro em Cancun, primeiro é necessário saber qual será o estilo da sua viagem.

Se você quer apenas curtir o hotel e ficar jogado na piscina desfrutando as vantagens dos Resorts All Inclusive de Cancun, então a resposta é não!

Agora, se você é do tipo viajante explorador (assim como eu) e quer conhecer coisas que outros turistas nem sonham que existe por lá, então alugar um carro é essencial para curtir ao máximo a sua viagem.

Antes de entrar de cabeça no preço de aluguel de carro em Cancun, vamos entender um pouco sobre o que você precisa para alugar um carro em Cancun e quais cuidados você deve tomar para que a experiência seja inesquecível.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem. Com a Seguros Promo você terá as melhores ofertas.

Aluguel de carro em Cancun: Documentos necessários

Como alugar um carro em Cancun

O primeiro passo para alugar um carro em Cancun é saber quais os documentos necessários para não ter dor de cabeça.

No México não é necessário apresentar a Carteira Internacional de Direção (PID), pois a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é aceita por todas as locadoras.

Também é necessário apresentar um passaporte brasileiro vigente.

Calção para o aluguel de carro em Cancun

Dicas para alugar um carro em Cancun

Este é outro ponto que muitos tem dúvidas antes de alugar um carro. O bloqueio caução refere-se a um valor especificado pela locadora, conforme a categoria do veículo e o período de locação, que fica retido em seu cartão de crédito durante a locação.

O valor não é debitado na sua fatura, ou seja, não é cobrado do locatário. Trata-se apenas de uma garantia para a locadora caso haja o descumprimento de algum item do contrato.

Normalmente, as locadoras bloqueiam entre 1.200 a 3.000 dólares no seu cartão de crédito, que será desbloqueado quando você entregar o carro. Por outro lado, há locadoras que bloqueiam entre 140 e 500 dólares.

Para facilitar a sua vida, pesquisei nas principais locadoras de carro de Cancun, e a seguir, vou passar o preço, quantidade do valor do calção e o que inclui.

Preço de aluguel de carro em Cancun

Preço aluguel

A vantagem de se alugar um carro em Cancun definitivamente é o preço (muito barato!). Nos valores a seguir, pesquisei na categoria econômica, que geralmente é ideal para 2 pessoas (principalmente pelo tamanho reduzido do porta malas do carro).

A pesquisa mostra o preço para 7 diárias, retirando no Aeroporto Internacional de Cancun e devolvendo no mesmo local:

Preços nas principais locadoras do aeroporto de Cancun:

  • America Rent a Car – 512,05 reais com um calção de 250 dólares
  • Europcar – 437,31 reais com um calção de 2.500 dólares
  • Hertz Cancun – 599,23 reais com um calção de 143 dólares (3.000 pesos mexicanos)
  • Firefly Cancun – 599,62 reais com um calção de 143 dólares (3.000 pesos mexicanos)
  • Thrifty – 623,05 reais com um calção de 143 dólares (3.000 pesos mexicanos)
  • Alamo Cancun – 630,53 reais com um calção de 700 dólares
  • Dollar Rent a Car – 646,48 reais com um calção de 143 dólares (3.000 pesos mexicanos)
  • Mex Rent a Car – 696,39 reais com um calção de 476 dólares (10.000 pesos mexicanos)
  • Enterprise – 716,76 reais com um calção de 500 dólares
  • U-Save – 733,50 reais com um calção de 380 dólares (8.000 pesos mexicanos)
  • Adocar – 775,69 reais com um calção de 1.150 dólares
  • National – 780,79 reais com um calção de 500 dólares
  • Sixt – 792,31 reais com um calção de 840 dólares

*Os preços incluem seguro contra roubo e proteção contra danos materiais e pessoais contra terceiros, além da quilometragem livre para você ir a qualquer lugar. A pesquisa foi realizada para retirada no aeroporto de Cancun no dia 2 de novembro de 2020 e para devolver no mesmo local no dia 9 de novembro de 2020.

Dicas preciosas para aluguel de carro em Cancun

Como alugar carro no México

Dirigir em um país estrangeiro é sempre um desafio, principalmente para quem o está fazendo pela primeira vez.

Mas não se preocupe, pois, dirigir em Cancun e na Riviera Maya é bem fácil, basta seguir as sinalizações, ter internet disponível para acessar o GPS, e o mais importante, respeitar as leis de trânsito locais.

Para você se sentir seguro, preste atenção nas seguintes dicas para alugar um carro em Cancun e curta seu passeio sem nenhuma dor de cabeça:

1 – Policia mexicana

Muitas pessoas relatam que sofreram abusos da policia local, realmente isso pode acontecer (não só com turistas, os mexicanos também sofrem com este tipo de situação).

Para não passar um perrengue, basta estar atento às placas de trânsito e respeitar os limites de velocidade. Eu sempre respeitei e nunca fui parado por um policial.

Fique atento na Zona Hoteleira de Cancun, pois o limite de velocidade muda de 60 km para 40 km em alguns pontos, e é aí que a policia pode se aproveitar. Por isso, olho nas placas!!!

2 – Combustível no México

O preço da gasolina no México (por lá não existe etanol) é bem similar ao Brasil. Atualmente o litro está aproximadamente 4,78 reais.

Não aceite a opção de combustível oferecida pela locadora (que você já deixa um valor pago), você acabará pagando muito mais. Entregue o carro com o mesmo combustível que estava na hora que lhe entregaram o veículo.

3 – Alugue com antecedência

Se você quer pagar muito mais barato, essa é a principal dica. As locadoras costumam dar bons descontos para os viajantes que reservam com antecedência.

Se você deixar para alugar o carro quando estiver em Cancun, pode ter certeza que pagará quase o dobro.

4 – Cuidado com os sinais dos caminhões nas estradas

No Brasil é muito comum, em estradas mão simples, os tradicionais sinais utilizados pelos caminhoneiros. Mas preste bem atenção, no México é ao contrário.

-Seta esquerda ligada

Se você estiver em uma estrada de mão simples e o caminhão ligar a seta esquerda, significa que você pode ultrapassar (no Brasil significa que outro veículo está vindo no sentido oposto).

-Seta direita ligada

Se o caminhoneiro ligar a seta direita, significa que você não deve ultrapassar (no Brasil significa que o caminho está livre).

5 – Evite estradas a noite

A região de Cancun e toda a Península de Yucatán são relativamente seguras. No entanto, evite dirigir a noite (principalmente em estradas vazias). Esta é uma dica pessoal, pois já dirigi por todo o México e sei que é melhor evitar. Precaução é tudo!

6 – Alugue direto no Aeroporto de Cancun

Essa dica é preciosa. Não espere chegar ao seu hotel para decidir alugar um carro. O ideal é você sair com o carro alugado do aeroporto de Cancun. Isso vai fazer você economizar bastante, pois somente com os taxis, você quase gastará o preço das diárias de uma semana.

7 – GPS oferecido na locadora

Se você tem um smartphone e internet, você não precisa do GPS oferecido pela locadora. Além de caro, é menos eficiente que o Waze ou o Google Maps do seu celular.

8 – Cuidado com os similares ao alugar

Realmente compensa mais você alugar desde o Brasil pagando em reais e sem IOF. Por outro lado, tome cuidado na escolha do carro.

Na última viagem eu escolhi um Jeep Renegade e ao chegar na locadora (Mex Rent a Car) eles me deram um Renault Duster.

Ou seja, não acho o Duster nada similar com a Renegade, porém, não teve jeito, eles não querem nem saber (e nem adiantava chorar, pois eles nem tinham o Jeep disponível). Por isso, cuidado ao escolher o carro, e se te oferecerem o similar, não se frustre.

Com essas dicas ficará muito mais fácil você planejar a sua viagem e decidir qual locadora e qual veículo é o ideal para você.

Se quiser saber mais sobre aluguel de carro em Cancun ou qualquer outro assunto relacionado ao México, deixe seu comentário aqui ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun