O que fazer em Cancun: Quando ir, hotéis, passeios e muito mais

Compartilhar este artigo

O que fazer em Cancun deve ser a sua primeira pergunta antes de começar a planejar a sua viagem ao caribe mexicano. Cancun é o maior destino turístico do México e oferece uma infinidade de atividades para curtir com a família ou com os amigos.

Você pode ver as impressionantes ruínas arqueológicas da Riviera Maya, a beleza de suas praias, a natureza vibrante dos parques e cenotes, assim como curtir uma vida noturna incomparável.

Outro ponto importante é que você poderá desfrutar centenas de excelentes restaurantes, conectar-se com a cultura Maya em Chichén Itzá, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e se encantar com a paisagem inigualável nas ruínas de Tulum.

Não perca este Guia de Viagem para Cancun, o mais completo e atualizado para brasileiros, onde mostrarei como aproveitar a verdadeira aventura em Cancun e na Riviera Maya, sem importar se você quer curtir umas férias em Cancun, passar o réveillon em Cancun ou somente viajar com a sua namorada/o, este guia serve para todos.

Eu quero que você saiba que eu projetei este guia turístico para lhe fornecer todas as informações necessárias para tornar sua viagem a Cancun incrível. Então leia este texto até o final e se torne um experto no caribe mexicano. Vamos lá?

Quanto custa uma passagem para Cancun?

Quanto custa uma passagem para Cancun

Tudo o que é planejado com tempo sai mais barato quando falamos de viagens. Se você está planejando a sua viagem a Cancun, o preço médio da passagem está entre 2 e 3 mil reais, pagando mais próximo a 2 mil se reservar com uns 6 meses de antecedência e próximo aos 3 mil ou mais se a reserva for feita muito perto da data da viagem.

Voos para Cancun

Não há voos diretos para Cancun saindo do Brasil (com exceção da Gol que sai direto de Brasília). As companhias aéreas utilizadas com mais frequência pelos brasileiros são a Aeromexico (via Cidade do México), a Avianca (via Bogotá), a Copa (via Cidade do Panamá) e a Latam (via Lima).

Também é possível voar com a American Airlines, United ou Delta, porém será necessário ter o visto americano para fazer conexão nos Estados Unidos. Fique atento!

Onde fica Cancun?

Cancun mapa

Mapa de Cancun – Zona Hoteleira.

Localizada ao leste do México, Cancun é a vizinha mais conhecida de cidades como Tulum ou Playa del Carmen. Está localizado na ponta da Península de Yucatán, no estado de Quintana Roo, completamente banhada pelas águas do Mar do Caribe.

Há duas áreas turísticas claramente definidas em Cancun: uma localizada no continente (centro da cidade) e outra em uma ilha que ocupa uma faixa de 22 km conhecida como Zona Hoteleira, onde estão os melhores resorts de Cancun. Visto do ar, Cancun se parece a um número sete, e faz fronteira a leste com o Mar do Caribe e a oeste com a bela Lagoa Nichupté.

É incrível a rapidez com que este destino turístico cresceu. Há apenas cinco décadas, quase não havia informação sobre Cancun, já que era praticamente uma ilha deserta e muito poucos sabiam de sua existência. Cancun é o principal destino turístico do Caribe e da América Latina, superando o Brasil, Punta Cana, Porto Rico, as Bahamas ou Buenos Aires, com 10 milhões de turistas que visitam a região todos os anos.

Seguro viagem para o México

Contrata agora o melhor seguro viagem e curta as suas férias sem preocupações. O seguro não é caro e pode te salvar em várias situações, desde internações até extravio de bagagem.

Quando ir a Cancun?

Quando ir a Cancun

Quando ir a Cancun? Cancun é um dos mais belos destinos para curtir umas férias, a combinação perfeita de praias, diversão e cultura, podendo alternar entre dias ao sol e passeios pelos impressionantes complexos de pirâmides.

Mas para saber quando viajar para Cancun ou quando é mais barato viajar a Cancun e aproveitar tudo o que há para ver, o Guia México vai explicar agora a melhor época para viajar para Cancun, para que você possa planejar sua trip e aproveitar esse maravilhoso destino:

  • O clima em Cancun é úmido. No entanto, oferece aos moradores e visitantes temperaturas quentes que variam entre 25 graus em média.
  • Quando o verão começa, muitos turistas, especialmente europeus, planejam viajar para Cancun. No entanto, este não é o melhor momento para fazê-lo, já que de junho a outubro começa a temporada de furacões, com chuvas fortes e frequentes que podem arruinar sua viagem. Por isso Cancun em julho pode não ser muito recomendável.
  • Durante esses meses, ciclones e tempestades tropicais são muito freqüentes na área. Especificamente em setembro e outubro as possibilidades de furacões aumentam, portanto são dois meses em que não é recomendado visitar Cancun.
  • De novembro a maio é a melhor época para viajar para Cancun, porque as chances de chuva diminuem significativamente, dando lugar a dias quentes e tempo bom. Além disso, se você vem da Europa, você pode deixar o inverno frio ou a primavera para entrar em um clima de sol quente e agradável. Por isso, Cancun em Janeiro pode ser uma grata surpresa.
  • Se você escolher uma acomodação à beira-mar em Cancun e planejar sua viagem em uma data apropriada, você aproveitará ao máximo este grande destino mexicano, que oferece muitas opções divertidas para seus visitantes.

Onde ficar em Cancun: Como escolher os melhores hotéis?

Escolher o melhor hotel em Cancun pode não parecer tarefa fácil, mas não se preocupe, pois o Guia México conhece as opções preferidas pelos brasileiros que já visitaram este paraíso e a seguir vamos mostrar uma lista com 14 opções de hotéis All Inclusive em Cancun:

1 – Gran Caribe All Inclusive – Panama Jack Resorts Cancun

o que fazer em cancun

Oferecendo vista para o Mar do Caribe e inúmeras atividades, este resort e spa à beira-mar all inclusive para famílias, dispõe de serviço personalizado, comodidades de primeira classe e uma localização incomparável. Também é muito procurado por casais que querem passar a sua lua de mel em Cancun.

Todos os quartos possuem TV de tela plana com programação via satélite, banheiros com acessórios de mármore e frigobar totalmente abastecido. A maioria das unidades têm varanda ou terraço.

O Panama Jack Resorts Cancun oferece aos hóspedes de todas as idades diversão e satisfação. Com clubes infantil e para adolescentes, minigolfe, 5 opções gastronômicas diferentes, boutiques no local, 3 piscinas e entretenimento diurno e noturno, há algo para todos. É uma excelente opção para quem quer viajar a Cancun com crianças.

No Panama Jack Resorts Cancun, você também pode desfrutar de diversas atividades recreativas, incluindo mergulho com cilindro, mergulho com snorkel e o parque aquático do hotel. Você ainda pode alugar uma bicicleta para explorar os pontos turísticos de Cancun ou participar das excursões com guias. Com tudo isso, fica fácil decidir se você ainda está com dúvidas sobre onde se hospedar em Cancun.

2 – Grand Park Royal Luxury Resort Cancun

Grand Park Royal Luxury Resort Cancun

Este excelente hotel em Cancun está localizado em um trecho de 500 metros de praia privativa no Mar do Caribe. A propriedade dispõe de 2 piscinas ao ar livre, além de 4 restaurantes e lounges.

Todos os quartos do Grand Park Royal Luxury Resort Cancun contam com TV de tela plana via satélite, vista para o mar, varanda, frigobar, mesa e ferro de passar roupa. As villas oferecem serviço de mordomo e serviço de quarto 24 horas.

As opções gastronômicas à sua disposição no local incluem o restaurante El Mirador, que oferece café da manhã e jantar à la carte, com pratos italianos em um ambiente requintado; o restaurante Cocay, com um buffet de cozinha internacional; o La Concha que apresenta pratos de frutos do mar para o almoço e um menu gourmet mexicano para o jantar; e o restaurante El Oriental, onde você pode saborear pratos da cozinha oriental.

O que fazer em Tulum: Guia completo para brasileiros

3 – Fiesta Americana Condesa Cancun All Inclusive

Fiesta Americana Condesa Cancun All Inclusive

O Fiesta Americana Condesa Cancun All Inclusive é outro queridinho dos brasileiros pela sua localização e por todos os serviços que oferece.

Está localizado na região de hotéis em Cancun, perto de uma das praias mais bonitas da cidade, e oferece comodidades agradáveis, além de um spa de luxo com uma bela vista para a Lagoa Nichupte.

O Fiesta Americana Condesa Cancun é um resort familiar, distribuído em 3 edifícios principais, cada um com telhado em forma de cabana. Você pode nadar na piscina ao ar livre, ou passar o dia na praia.

O hotel também conta com uma grande variedade de restaurantes, oferecendo o que há de melhor da cozinha mexicana e internacional.

4 – Park Royal Beach Resort Cancun

Park Royal Beach Resort Cancun

Rodeado por praias de areia branca e as águas cintilantes de Cancun, este resort All Inclusive oferece um serviço excepcional e inúmeras atividades recreativas, numa localização ideal para toda a família.

O Park Royal Cancun conta com o necessário para você ter umas férias relaxantes. Com serviços de spa no local, uma academia de última geração e atividades de lazer sem fim, o hotel tem algo para todos.

O Park Royal foi certificado pelo Departamento de Turismo com a certificação H, que é dada aos hotéis que estão em conformidade com os mais altos padrões de saúde e saneamento.

No Park Royal, você poderá desfrutar de uma variedade de esportes aquáticos, como mergulho com cilindro, windsurf e pesca, a poucos passos do hotel. Nas proximidades, você tem um dos maiores shopping centers da área, além de opções de entretenimento e uma vida noturna vibrante.

5 – Grand Oasis Palm All inclusive

Grand Oasis Palm All inclusive

O Grand Oasis Palm All-inclusive é muito visitado por brasileiros, pois oferece um excelente custo beneficio e está muito bem localizado na Zona Hoteleira de Cancun.

Dispõe de praia privativa e está situado a 5 km do centro de Cancun. O hotel conta com piscina ao ar livre, spa e quadras de squash e tênis. Todos os quartos oferecem vista para o Mar do Caribe.

Este hotel de estilo mexicano tem um clube infantil com aulas de culinária, uma casa noturna e uma área de jogos com Wii e Xbox. Também inclui uma piscina com toboágua.

Os quartos são equipados com ar-condicionado, TV de tela plana a cabo, frigobar e cafeteira. Para sua comodidade, cofres estão disponíveis para aluguel. O banheiro privativo dispõe de secador de cabelo, chuveiro e produtos de banho.

O complexo hoteleiro tem 10 bares e 16 restaurantes especializados, incluindo um restaurante infantil. Você poderá desfrutar de sushi, Tex-Mex e buffets internacionais. Além disso, há degustações de mezcal, tequila e vinho no local. Você encontrará ainda muitas lojas, bares e restaurantes nos arredores.

6 – Hard Rock Cancun

Hard Rock Cancun

O Hard Rock Hotel Cancun fica muito bem localizado, no coração da zona hoteleira. Ele fica próximo a bares, restaurantes e opções de entretenimento, dando a comodidade aos hóspedes de não precisarem se deslocar por grandes distâncias para encontrar o que querem ou precisam.

O Hard Rock Cancun é um hotel de 5 estrelas que oferece um ótimo serviço com diversas comodidades e instalações de luxo.

Uma outra coisa que os hóspedes gostam muito no Hard Rock é a música ao vivo. As noites por lá nunca são paradas e o entretenimento é garantido. Ah! Sem falar no Karaokê, onde a galera se diverte bastante.

7 -Riu Cancun

Hotel Riu Cancun

O Hotel Riu Cancun é uma das opções mais famosas de hospedagem em Cancun, e viajar para lá e sinônimo de ótimas férias à beira do mar do Caribe. O Riu Cancun é um resort da categoria All-Inclusive que oferece serviços 24 horas por dia, e está localizado em uma das mais belas praias de Cancun.

A localização do Hotel Riu Cancun não poderia ser melhor. Ele fica bem na zona hoteleira, próximo ao centro de Cancun e de restaurantes, bares, comércios e das principais baladas em Cancun.

Nos seus arredores também é possível ter acesso a várias praias. A Playa Linda fica a apenas 2 minutos de caminhada e a Playa Tortugas fica a 30 minutos.

8 – Iberostar Cancun

Iberostar Cancun

Localizado a 5 km do shopping center La Isla, o Iberostar Cancun dispõe de área de praia privativa e instalações para esportes aquáticos. Todos os quartos deste resort incluem ar-condicionado, TV de tela plana, DVD player, máquina de café e banheiro privativo com banheira, secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia.

Além disso, você pode jogar tênis e alugar carros no resort. O Iberostar Cancun fica a 8 km da casa noturna Coco Bongo e a 11 km do Palácio do Governo de Cancun. O Aeroporto Internacional de Cancun está a 10 km de distância.

9 – Cancun Bay Resort

Cancun Bay Resort

O Cancun Bay Resort dispõe de piscinas à beira-mar, quadras de tênis e banheira de hidromassagem com bar. Fica localizado próximo a vários restaurantes, lojas e locais de entretenimento de Cancun.

Todos os quartos e suítes do resort contam com varanda ou terraço privativo com vista para a lagoa, jardim ou para o mar. Oferecem também TV a cabo, cofre e banheiro com secador de cabelo.

No Cancun Bay você pode desfrutar de pratos da cozinha mexicana e internacional. O Aeroporto Internacional de Cancun fica a 20 minutos e a área comercial de Cancun a 15 minutos de carro do hotel.

10 – Hyatt Ziva Cancun

Hyatt Ziva Cancun

O Hyatt Ziva Cancun oferece uma variedade de atividades, desde teatros de fantoche a esportes aquáticos, degustações de tequila e uma microcervejaria. Você pode relaxar na cabana de praia, saborear uma margarita e praticar mergulho com snorkel e cilindro, fazer passeios de barco a vela e nadar no Mar do Caribe.

As piscinas com vista ao mar são o local perfeito para você aproveitar o sol e desfrutar do bar no local. Você também poderá curtir o spa à beira-mar com massagem, tratamentos corporais holísticos, hidroterapia e academia.

O Hyatt Ziva Cancun está localizado a 300 metros da casa noturna Coco Bongo, enquanto o Shopping La Isla fica a 3,4 km. O Aeroporto Internacional de Cancún está a 17 km do hotel. Esta é a parte de Cancun que os viajantes mais gostam, de acordo com avaliações independentes.

11 – Krystal Cancun

Krystal Cancun

O Krystal Cancun é um dos campeões de vendas no caribe mexicano!

Este resort conta com sauna, banheira de hidromassagem, piscina à beira-mar, e quartos equipados com frigobar e TV a cabo. O Krystal disponibiliza aluguel de automóveis, business center, lavanderia e balcão de turismo.

O Cancun Krystal possui um restaurante chamado Hacienda El Mortero, que serve pratos típicos da cozinha mexicana, e dispõe de música mariachi ao vivo. O resort também oferece buffets de café da manhã e possui bares no local.

A poucos passos do hotel, você encontra inúmeras lojas e restaurantes. Ao se hospedar no resort, você também terá fácil acesso a uma variedade de atividades recreativas, inclusive navegação a vela, mergulho e pesca.

12 – Paradisus Cancun

Paradisus Cancun

Oferecendo quartos modernos e bem iluminados com terraço e vista do Mar do Caribe ou da Lagoa de Nichupté, este resort à beira-mar fica a 25 minutos de carro do Aeroporto Internacional de Cancun.

Os quartos do Paradisus Cancun All Inclusive Resort & SPA dispõem de janelas amplas, chuveiro com efeito de chuva, TV de tela plana de 32” a cabo, frigobar e ar-condicionado.

Você tem acesso ao Spa YHI, com diversas terapias tradicionais, assim como terapias ayurvédica (indiana), balinesa e tailandesa. Você pode apender a mergulhar e fazer Tai-Chi. Além disso, você pode usufruir da academia, 3 piscinas e vários esportes aquáticos no local. O Paradisus Cancun All Inclusive Resort & SPA oferece 10 restaurantes, como o La Veranda, à beira da piscina, e o elegante Ku-Nah. Há 9 bares no resort.

13 – Flamingo Cancun Resort

Flamingo Cancun Resort

O Hotel Flamingo Cancun é uma excelente opção de hotel para viagens em família e para negócios.

Ele fica bem em frente a uma praia incrível e a apenas 2 km do Centro de Convenções, numa excelente localização. Se você quer ir ao centro de Cancun, o hotel está a 30 minutos. O hotel oferece várias facilidades, além de ser uma opção all inclusive com ótimo custo benefício.

14 – Moon Palace Cancun

Moon Palace Cancun

Experimente o serviço de primeira classe de Moon Palace Cancun All Inclusive

O resort está situado a poucos passos da praia, e os quartos incluem banheira de hidromassagem para 2 pessoas. A propriedade dispõe de um spa com serviço completo e um campo de golfe de 27 buracos projetado por Jack Nicklaus. O Moon Palace Cancun conta com 2 piscinas ao ar livre em estilo lagoa. Também há uma academia moderna e piscina infantil. Você também pode curtir um simulador de ondas.

Para sua comodidade, você pode contar com transfer do saguão para os outros Palace Resorts da região. O Moon Palace também conta com aluguel de carros e agência de viagens no local para ajudar você a explorar a região. Além disso, você encontrará lojas, restaurantes e entretenimento nas proximidades. O resort conta com 15 restaurantes diferentes e 12 bares.

Hotéis 5 estrelas em Cancun: Clique aqui e veja mais opções de resorts

Hotel em Cancun All Inclusive vale a pena?

Hotel em Cancun All Inclusive vale a pena?

Realmente essa é uma das perguntas mais frequentes que recebo no Instagram do Guia México. Cancun é mundialmente conhecido pelos grandes hotéis com buffets intermináveis e bebidas ilimitadas, tudo incluso no valor da diária.

No entanto, a cidade também oferece as opções tradicionais, sem o All Inclusive. Saber se vale a pena ou não depende muito do viajante e para ajudar você a decidir, primeiro você precisa decidir que tipo de viagem você quer.

Se você quer curtir só o hotel e não tem interesse em fazer passeios em Cancun ou Riviera Maya, o All Inclusive pode ser uma boa escolha, ainda que eu acho um desperdício viajar para tão longe e ficar “trancado” no hotel. Mas é uma decisão sua e é super respeitável.

Agora, se você quer curtir os passeios e a natureza exuberante da região, o All Inclusive não é boa opção, pois na diária você também está pagando pelas refeições e bebidas. O ideal aqui – e o que muitos brasileiros estão fazendo – é dividir sua viagem em duas partes: Uma com um hotel mais em conta para você fazer vários passeios e depois outra reserva em um hotel All Inclusive para você descansar e curtir a paz do caribe mexicano.

Praias de Cancun: Quais são as melhores?

o que fazer em cancun

A principal razão que move qualquer pessoa a viajar ao Caribe Mexicano são as praias de Cancun. Catalogados por muitos como uma das melhores do mundo, as praias públicas de Cancun e Quintana Roo são um espetáculo natural que você pode aproveitar durante a sua viagem.

Você tem várias opções de praias em Cancun, porém, as primeiras que você deve visitar são as praias da Zona Hoteleira, como Playa Tortugas, Playa Delfines e Playa Langosta.

Ao longo desta parte da cidade, você verá quilômetros de praia de areia branca e águas azul-turquesa, onde você pode simplesmente deitar-se para tomar sol, tomar um banho ou fazer qualquer uma das muitas atividades aquáticas disponíveis.

O que fazer em Cancun? 

1 – Letreiro de Cancun

O que fazer em Cancun no México

A prova que você precisa mostrar para todos que você teve o privilégio de visitar Cancun, é tirar uma foto neste ponto conhecida como “Cancun Spot”. É um novo lugar e você também encontra o Wi-Fi gratuito para enviar sua foto imediatamente para as redes sociais.

Ele está localizado no quilômetro 19,5 da Boulevard Kukulkán, zona hoteleira e, obviamente, a entrada é gratuita. Aqui também você pode admirar o mirante da Playa Delfines, o único lugar que é possível ver o belo mar azul turquesa sem a intervenção de um resort. Esta é uma das melhores atrações de Cancun.

2 – Sitio Arqueológico El Rey

Sitio Arqueológico El Rey

Cerca de 200 metros do Mirador de Playa Delfines é a entrada para o sítio arqueológico de El Rey. A entrada é gratuita para os mexicanos com identificação oficial aos domingos, e durante a semana a entrada custa cerca de 50 pesos mexicanos (como 3 dólares). É uma zona arqueológica com várias pequenas estruturas distribuídas ao longo de cerca de 700 metros.

No interior há um grande número de iguanas, o que é muito atraente, especialmente para as crianças. Recomendado trazer água, chapéu e sapatos confortáveis. Conta com banheiros, mas não há lojas ou vendedores dentro.

3 – Museo Maya de Cancun e San Miguelito

Museo Maya de Cancun

O Museu Maia de Cancun está localizado no quilômetro 16,5 da Boulevard Kukulkán. Ao mesmo tempo que você visita o museu, você pode fazer um tour pelos vestígios da zona arqueológica de San Miguelito, que fica ao lado deste museu.

Está aberto ao público das 9:00 às 18:00. Para visitar a zona arqueológica sugerimos que chegue cedo, porque quando começa a escurecer o acesso é limitado. A entrada para o museu tem um custo de 57 pesos (aprox. 4 USD) e dá-lhe o direito de visitar ambos os lugares.

4 – Plaza Forum by The Sea & Beach Club

o que fazer em cancun

Se você quiser dar um passeio pelo coração da vida noturna em Cancun, um bom lugar para começar é o Plaza Forum. Aqui você pode encontrar restaurantes, lojas de roupas, lembranças e acessórios para a praia.

Mas a melhor coisa é que nos arredores existem os melhores clubes do caribe, como o The City, Coco Bongo, La Vaquita, o Sr. Frogs, etc. Você também pode aproveitar o belo clube de praia localizado aí. Por 30 dólares você tem acesso à piscina, banheiros e muita festa. Logicamente bebidas e alimentos são cobrados a parte.

5 – Torre Panorâmica

Torre Panorâmica de Cancun

No lugar conhecido como El Embarcadero, existe uma estrutura giratória de aproximadamente 100 metros de altura, conhecida como a Torre Panorâmica de Cancun. Aqui você terá uma excelente vista de parte da zona hoteleira de Cancun.

Ideal para levar um belo postal para casa. O ingresso custa aproximadamente 10 USD e a caminhada nas alturas dura aproximadamente 15 minutos.

6 – Coco Bongo Cancun

Coco Bongo Cancun

Ela é a boate mais famosa da cidade, e quando se fala em baladas no caribe mexicano, a Coco Bongo é certamente o primeiro nome que vem à cabeça.

O grande diferencial da Coco Bongo é que ela não é uma boate comum, mas sim uma boate-espetáculo. Ela tem uma ótima estrutura e conta com uma atmosfera surpreendente e uma decoração do famoso “O Máscara”, filme de 1994 com Jim Carrey.

Onde comer em Cancun

Onde comer em Cancun

Se você é fanático por gastronomia como eu e também acha que dinheiro gasto com boa comida e bebida é um investimento, então você vai adorar explorar as milhares de opções de restaurantes em Cancun. Tanto nos restaurantes da Zona Hoteleira de Cancun, como nos restaurantes do centro da cidade, você encontrará variedade e preços para todos os bolsos.

Se você está se perguntando onde comer em Cancun, veja agora esta lista de restaurantes para todos os bolsos e gostos.

Compras em Cancun

Onde comprar em Cancun

Cancun não é apenas um oásis de relaxamento e mega resorts, mas também um paraíso para os amantes de compras e fashionistas. Devido à proximidade com os Estados Unidos, você pode encontrar produtos de marcas internacionais que são comercializados em impressionantes espaços comerciais, mas também artesanato típico mexicano acessível a todos os gostos e bolsos, vendidos em mercados populares; tudo isso além de lojas duty free localizadas em toda a Zona Hoteleira e no centro de Cancun.

As melhores datas para comprar em Cancun são os meses de julho e janeiro, tempos de grandes descontos.

Passeios em Cancun

Em Cancun e nas redondezas há uma abundância de atrações e fica muito difícil decidir. Porém, separei alguns passeios em Cancun imperdíveis para você ver o melhor que este destino tem a oferecer. Então se você quer saber o que fazer em Cancun, dá uma olhada nessas 5 opções:

1 – Isla Mujeres

Isla Mujeres

A maravilhosa Isla Mujeres está localizada a apenas 6 km de Cancun e para chegar lá você precisa ir de Ferry. É um destino em si e tem uma grande oferta turística. Um must-see é Playa Norte, uma das mais belas praias do Caribe mexicano e do mundo. Se você não sabe como ir a Isla Mujeres desde Cancun, é muito fácil. Basta pegar um ferry na Playa Tortugas ou no terminal marítimo de Puerto Juárez.

O custo ida e volta é de aproximadamente 300 pesos mexicanos para adultos (68 reais aproximadamente) e 250 pesos para crianças (57 reais aproximadamente).

2 – Museu Subacuático de Arte

o que fazer em cancun

Em 2009, 500 esculturas em tamanho real feitas por artistas de diferentes países foram imersas em Punta Nizuc, o resultado é uma paisagem que combina a beleza da arte e da natureza. Existem 3 maneiras de visitá-lo: Um barco com fundo de vidro, snorkeling e claro, mergulho.

3 – Jungle Tour na Lagoa Nichupté

Jungle tour cancun

Entre a zona hoteleira e a cidade de Cancun fica a Lagoa Nichupté. Este pequeno oásis no meio dos empreendimentos turísticos é cheio de vida: manguezais, crocodilos, tartarugas brancas, sapos leopardo, iguanas e uma infinidade de flora e fauna nativa são algumas de suas atrações.

A maneira mais comum de passear é através do Jungle Tour. Se você gosta de aventura, aqui você pode tentar o flyboard.

4 – Chichén Itzá

Chichén Itzá

Nomeada uma das novas 7 maravilhas do mundo e Patrimônio Mundial, Chichén Itzá, é uma parada obrigatória. Chichén Itzá está localizado a 188 km de Cancun e existem várias maneiras de visitá-lo: Entre as muitas atrações de Chichén Itzá está o imponente Castelo Kukulcán, o Cenote Sagrado, o observatório maia e o juego de pelota (uma espécie de futebol que os maias praticavam).

5 – Xcaret

Passeio a Xcaret

Xcaret é o parque temático mais famoso do México, um autêntico paraíso com uma amostra da cultura mexicana e atividades aquáticas de todos. O parque não é barato, mas vale a pena. Confira nosso guia com tudo que você não pode perder em Xcaret para que você possa tirar o máximo proveito da sua visita.

Como ir a Xcaret desde Cancun?

Uma das maneiras mais simples e simples de chegar ao Xcaret sem tantas complicações é reservar um serviço de transporte particular.

Esta é a melhor opção para ir para Xcaret a partir de Cancun, pois você só precisa fornecer os dados do hotel, condomínio ou casa do Airbnb em que está hospedado, e o próprio serviço cuidará de ir para a porta de sua acomodação. Além disso, esta opção permite viajar com segurança, conforto e rapidez.

Se a primeira opção não o convencer, tenho boas notícias para você! O serviço de ônibus ADO tem uma rota para viajar para Xcaret a partir do terminal de Cancun. Essa opção é muito mais barata que a primeira e também a cada 30 minutos um ônibus parte para a Xcaret.

6 – Isla Contoy

Isla Contoy

Este é um passeio imperdível. A Isla Contoy pertence ao estado de Quintana Roo e está localizada a 50 km de Cancun. Com uma superfície de 230 hectares, é o refúgio mais importante de aves do caribe mexicano.

A ilha está no no encontro do Mar do Caribe com as águas do Golfo do México, uma área muito rica em nutrientes que são a base ideal de alimentação para várias espécies marinhas.

O Parque Nacional de Isla Contoy é um dos 67 parques do México e seu arrecife, Ixlaché, é parte da segunda maior barreira de corais do mundo, por isso, é o lugar perfeito para o snorkeling. Para chegar à Isla Contoy é necessário contratar um passeio saindo de Cancun, Puerto Juárez ou Isla Mujeres. A maioria dos passeios inclui almoço e equipamento de snorkel.

7 – Cozumel

o que fazer em Cozumel

Cozumel é a ilha preferida dos amantes do mergulho está localizada a apenas 60 quilômetros da cidade de Cancun, separada por um trajeto de 45 minutos de balsa desde o porto de Playa del Carmen. Muitos turistas vêm a Cozumel em cruzeiros, já que nos últimos anos tornou-se uma das paradas de vários transatlânticos no Caribe.

Este paraíso de águas azul-turquesa e pôr do sol mágico, é a terceira maior ilha do México. Além de suas praias espetaculares, possui em seu interior um parque maravilhoso, selvas e lagoas que são o refúgio de centenas de pássaros e espécies marinhas, atraindo cada vez mais visitantes que amam o ecoturismo.

8 – Parques e Cenotes em Cancun

Parques em Cancun

A região da Península de Yucatán é conhecida por contar com mais de 8 mil cenotes, que são cavernas inundadas que formam deliciosas piscinas naturais.

Além disso, os cenotes eram considerados sagrados pelos Mayas, que diziam que acreditavam que era a entrada para o inframundo. Veja aqui como encontrar os melhores cenotes de Cancun e Riviera Maya.

Você também deve visitar os parques de Cancun e região. São infinitas possibilidades com muita aventura, parques aquáticos, culturais e radicais. Os mais procurados pelos brasileiros são Xel-Há e Xcaret.

No entanto, parques como o Xenses e o Cirque du Soleil Riviera Maya estão cada vez mais ganhando os turistas que visitam a região. Aqui você pode ver mais sobre os melhores passeios em Cancun e Riviera Maya.

9 – Playa del Carmen

O que fazer em Playa del Carmen

Existem boas razões para que a cada ano Playa del Carmen receba mais de dois milhões de visitantes, principalmente americanos e europeus. Agora chegou o momento de os brasileiros descobrirem esta cidade maravilhosa (eu já morei por lá e indico pra todo mundo).

Playa, como é conhecida pelos locais, oferece uma grande variedade de restaurantes, bares e uma vida noturna invejável. Também é conhecida pelos seus clubs de praia, sempre lotados de gente bonita e muita música.

10 – Tulum

O que fazer em Tulum

Tulum é um dos lugares mais incríveis da Riviera Maya e é pouco explorado pelos turistas brasileiros que viajam a Cancun e Playa del Carmen. O motivo é a falta de informação sobre este paraíso, que oferece uma das ruínas maias mais impressionantes, excelentes hotéis pé na areia, restaurante maravilhosos e muitos lugares para serem explorados nas redondezas.

A distância de Cancun a Tulum é de 130 quilômetros. A viagem de carro levará cerca de 1 hora e 40 minutos. Para ir de um lugar para outro, você deve pegar a rodovia federal 307, que liga Cancun a Tulum.

Se você preferir ir de ônibus, a empresa ADO tem saídas de Cancun para Tulum entre as 5:30 e as 22:00. A duração da viagem é de duas horas, mais ou menos. O preço da passagem é de aproximadamente 31 reais. Você pode pegar o ônibus no terminal rodoviário do centro de Cancun.

O que fazer em Cancun a noite?

O que fazer em Cancun a noite

Se o dia é maravilhoso em Cancun, a noite é espetacular! A cidade oferece todos os tipos de baladas e não falta festa no coração da Zona Hoteleira, onde está localizado o famoso Coco Bongo e outras casas noturnas da cidade. Para que não fique nenhuma dúvida, dá uma olhada nas melhores baladas de Cancun e com certeza você encontrará uma que se encaixa com você.

O que fazer em Cancun com chuva?

Se você planejou uma viagem para Cancun e é possível que chova, não se preocupe! Tempestades tropicais no Caribe geralmente vêm e vão rápido, causando apenas algumas chuvas espalhadas aqui e ali.

Pense que, embora esteja chovendo, ainda estará quente e você poderá estar na piscina ou no mar (desde que não haja bandeira vermelha, é claro).

Além disso, os dias nublados são especialmente agradáveis para caminhar ou correr na praia, ou para patinar ou andar de bicicleta na ciclovia. Há muitas coisas que você pode fazer em um dia chuvoso, isso não deve ser uma desculpa para não curtir as suas férias. Para te ajudar se isso acontecer (tomara que não!) eu separei algumas coisinhas que você pode fazer para não arruinar as suas férias.

1 – Fazer Compras

Compras em Cancun

Se você gosta de itens de luxo, dirija-se ao Luxury Avenue ou ao Fashion Harbour em La Isla, onde você encontrará as marcas internacionais mais exclusivas e boutiques de designers. Para comprar cosméticos, perfumes, bolsas ou relógios de marcas finas, visite a Ultrafemme, a Boutique Palace ou o Liverpool Duty Free, com produtos europeus e preços isentos de impostos.

Para comprar roupas, comer alguma coisa ou ir ao cinema, as opções são Plaza Las Américas, Plaza Malecón Las Américas ou Plaza La Roca na área urbana, e o La Isla Shopping Village ou Plaza Kukulcán na Zona Hoteleira.

2 – Curte um dia de SPA

Spa em Cancun

Não há nada melhor do que passar o dia em um dos spas em Cancun para cuidar da sua pele. Você encontrará desde estabelecimentos simples na cidade até os spas mais exclusivos de hotéis de luxo, como ESPA no Nizuc Resort and Spa e Gem Spa no Grand Fiesta Americana Coral Beach.

Neles você poderá desfrutar de instalações esplêndidas com cabines mega equipadas para massagens, envolvimentos e tratamentos, bem como circuitos de hidroterapia com piscinas, jacuzzis, duchas revigorantes, sauna a vapor, sauna e salas de relaxamento com bebidas energéticas. Com certeza você nem vai lembrar que está chovendo.

3 – Visita o Aquário de Cancun

Shopping La Isla

Mergulhe no mundo subaquático sem entrar na água no Interactive Aquarium of Cancun. Observe algumas das espécies marinhas mais espetaculares que habitam os 13 tanques de peixes com ambientes naturais, como medusas, moreias, peixes-palhaço, piranhas, corais e escorpiões. Viva a experiência única de alimentar arraias.Mergulhe no mundo subaquático sem entrar na água no Interactive Aquarium of Cancun.

Observe algumas das espécies marinhas mais espetaculares que habitam os 13 tanques de peixes com ambientes naturais, como medusas, moreias, peixes-palhaço, piranhas, corais e escorpiões. Viva a experiência única de alimentar arraias.

4 – Aproveita para curtir um dia romântico

Quando é mais barato viajar a Cancun

Em um dia chuvoso, você quer ficar na cama com seu parceiro/a, assistir a filmes e desfrutar de todas as comodidades que os hotéis de Cancun têm. Você pode se entregar à paixão, passar momentos românticos e desfrutar da boa companhia.

Muitos hotéis têm jacuzzis dentro do quarto, no terraço ou no banheiro, onde você pode tomar um banho de espuma e relaxar enquanto toma uma bebida. Você não vai nem ter que sair da sala para comer quando pedir o serviço de quarto!

Casamento em Cancun

Casamento em Cancun

Um casamento em Cancun é o sonho de toda mulher e essa famosa parte do Caribe, além da Riviera Maya, são os destinos favoritos de casais que desejam passar o melhor dia de suas vidas junto ao mar azul-turquesa e às areias brancas.

Quanto custa casar em Cancun?

Muita gente pergunta quanto custa casar em Cancun. Isso vai depender muito do que você está procurando, pois os pacotes podem variar muito de preço.

Para você ter uma ideia melhor, se escolher um Elopement Wedding, que é casar em Cancun a dois, os pacotes começam desde 1.000 USD e contam com uma cerimônia básica, decoração, Beach Club privado, música ambiente, troca de votos, fotografia, transporte, certificado de casamento e  champagne para os noivos.

Os pacotes mais completos já possuem um valor mais alto. A partir de 2.000 USD você pode contar com uma decoração incrível, sessão de fotos em cenotes, limousine, jantar romântico para os noivos, maquiagem, cabelo e muitos mimos.

Transportes em Cancun

Como se locomover em Cancun

Cancun conta três empresas de ônibus: Autocar, Turicun e Maya Caribe. Se você quiser se deslocar dentro da Zona Hoteleira, você pode pegar qualquer um deles sem problemas, porque é claro que todos vão levá-lo ao lugar que você quer ir, devido às curtas distâncias nesta parte.

O bilhete custa aproximadamente 9 MXN // 0,45 USD. Se você quiser ir a lugares do centro da cidade você pode pegar, por exemplo, para o mercado 28, o ônibus R-2, que vai deixar você a poucos quarteirões de distância.

Se você vai para a Avenida Tulum, a rua principal do centro de Cancun, você pode pegar o R-1. Você não terá problemas para localizar-se porque tudo está muito bem indicado nos sinais dos ônibus e paradas.

O serviço de transporte em Cancun é muito bom e tem alta frequência. Há também um excelente serviço de táxi, mas é claro que é mais caro. Se você não quiser fazer essa despesa, também pode alugar um carro, que custa aproximadamente US $ 25 por dia.

Para explorar atrações mais distantes como os inúmeros parques ou os belos sítios arqueológicos eu sugiro alugar um carro para fazer tudo ao seu tempo. Se você não quer dirigir, a opção é contratar os serviços de uma agencia de turismo que inclui traslados e alimentos. Lembre-se que as melhores atrações da região ficam longe de Cancun, pois estão todas concentradas na Riviera Maya.

Dicas de Viagem para Cancun

Dicas de viagem para Cancun

Quando é mais barato viajar a Cancun?

Obviamente, a melhor época para viajar a Cancun é fora da alta temporada. Ou seja, o mês de junho e de agosto a novembro estão livres das multidões e dos maiores preços.

O mês mais barato para ir a Cancun é setembro. Contudo, é preciso ser claro quanto a este ponto: o mês de setembro se encontra no centro do período de furacões.

Ficou assustado? Nem precisa. É claro que ao pesquisar sobre quando ir para Cancun, você não espera saber que o mês mais barato coloca os furacões com possibilidade. Mas se atente que é apenas possibilidade. Extremamente remota, segundo dados históricos.

Na verdade, o problema desse período para o turista é o aumento de umidade e ligeira queda na temperatura da água do mar. As chuvas não chegam a atrapalhar toda a viagem, mas são prováveis. Se você pode conviver com isso, não haverá grandes incômodos.

Entretanto, se não é possível convencê-lo, a melhor data para ir a Cancun é aquela lacuna interessante entre o finalzinho do mês de maio e o de junho. Temos aí uma interessante janela para economia.

Passagens aéreas para Cancun

Quanto custa uma passagem aérea para Cancun? O destino tem dois períodos de alta temporada durante o ano. São esses os meses entre dezembro e fevereiro, quando acontece o inverno local. E também os meses entre março e abril, quando as escolas e universidades norte-americanas lotam as praias de Cancun.

Logo, para quem deseja passagens mais baratas e uma cidade mais tranquila, o mais indicado é comprar as passagens para o verão local. Esse período compreende os meses de junho a setembro.

Pacotes para Cancun

Muitos viajantes preferem pacotes para viajar a Cancun, incluindo passagens aéreas, hospedagens e até passeios pelo caribe mexicano. As melhores empresas que oferecem pacotes para Cancun no Brasil são Decolar, Hotel Urbano, Submarino Viagem e a CVC. Se você quiser saber mais sobre pacotes, deixe um comentário aqui e podemos indicar os melhores da temporada.

Preciso de visto para ir a Cancun?

Os brasileiros não precisam de visto para entrar no México e podem permanecer até 180 dias como turistas. Para viajar a Cancun você precisa apenas de um passaporte com validade mínima de seis meses a partir da data de entrada no país.

Que moeda levar a Cancun?

Esta é a dúvida de muitos turistas e nos fóruns de discussões é possível encontrar as mais diversas respostas. No entanto, a melhor moeda para levar a Cancun ainda é o dólar. Compensa mais comprar os dólares no Brasil e trocar em Cancun por pesos mexicanos à medida que for necessitando.

O que você não deve fazer é pagar em dólares, pois os estabelecimentos pagam muito pouco pela moeda e ainda vão devolver o troco em pesos mexicanos.

Como ir do Aeroporto de Cancun para o hotel?

Ainda que muitas pessoas possam achar um pouco confuso sair do aeroporto de Cancun, é algo muito simples, basta você seguir essas dicas.

Depois de pegar a sua bagagem, legiões e vendedores tentarão oferecer transporte ao seu hotel. Não se preocupe com eles! A sugestão é: Contrate um transfer (se o seu hotel já não oferecer essa cortesia).

Caso não opte por esse serviço, na área de bagagens você pode comprar uma passagem do ônibus ADO que te leva até o centro de Cancun. Porém, se o seu hotel fica na Zona Hoteleira, o taxi pode sair bem caro, pois os taxistas locais costumam abusar de turistas estrangeiros. Por isso, o transfer sempre será a melhor, mais barata e mais segura solução.

Dicas de Segurança em Cancun

Eu já morei em Cancun e na Riviera Maya por mais de 2 anos e posso dizer com certeza que as áreas turísticas são bem seguras, pode ir sem medo! No entanto, redobre a atenção se você visitar algumas áreas do centro de Cancun, principalmente à noite (melhor evitar).

Nos últimos anos a situação ficou um pouco pior no centro da cidade por causa das brigas por território entre alguns cartéis de droga. Por isso, evite visitar a região central durante a noite. Se você for durante o dia, não tenha medo, a população local é bem prestativa e sempre lhe ajudarão com qualquer coisa!

Cancun ou Punta Cana?

Essa é outra dúvida que recebo direto. Ainda que ambos os destinos são excelentes, primeiramente você precisa me dizer que tipo de viajante você é antes de decidir viajar a Cancun ou Punta Cana.

O primeiro oferece mais passeios e atividades, pois éuma das regiões mais lindas do México, enquanto o segundo é mais adequado para quem quer curtir somente o hotel e descansar.  Além disso, em Cancun você tem outras cidades como Playa del Carmen, Tulum ou até mesmo Mérida, que oferecem uma infraestrutura invejável para qualquer tipo de viajante.

Se você gostou das dicas de Cancun e quer saber mais sobre o México deixe seu comentário aqui ou escreva direto no Instagram do Guia México.

Procurando hospedagem em Cancun?

Confira nossa lista de sugestões no Booking.com. Reservando um hotel pelo Booking você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso. Clique aqui

Booking.com

Reserve aqui seus passeios em Cancun sem pagar IOF

Vai viajar ao México? Resolva agora a sua viagem com as melhores ofertas!

Apesar de que o Seguro Viagem não é obrigatório para viagens ao México, eu recomendo muito a contratação. Eu mesmo já precisei durante minhas viagens e me ajudou a economizar mais de 1000 dólares por uma internação.

Além disso, pode ser muito útil para te auxiliar em extravios de bagagem e outros imprevistos. Para contratar o melhor seguro viagem, utilize o Seguros Promo. Com o Seguros Promo você conhecerá as melhores opções para a sua viagem ao México. E se você utiliza o cupom GUIAMÉXICO, você ajuda este blog a seguir dando excelentes dicas e ainda ganha 5% de desconto!

Compartilhar este artigo

Rafael Couto

Jornalista, empreendedor e louco por viagens. Morou por 15 anos no México e durante este tempo teve a oportunidade de viajar por praticamente todo o país. Criou o Guia México para mostrar aos brasileiros o que há de melhor na terra da tequila e dos mariachis através das suas próprias experiências. Acompanhe o Guia México nesta aventura!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun

eBook grátis

Passo a passo para umas férias incríveis em Cancun